sexta-feira, 13 de agosto de 2021

ÍNDICE: SISTEMAS DE TRANSPORTE EM SANTO AMARO PAULISTA

 Locomoção santamarense

No princípio da história humana o transporte de cargas era feito sobre o lombo de animais, permitindo menor duração das jornadas. ao desenvolvimento da roda tornou mais eficiente o transporte através da introdução de veículos atrelados a animais domesticados.

Santo Amaro era grande produtor de carvão a lenha que abastecia São Paulo, anteriormente transportado por carroças e a partir de 1886 através da linha de trens Klauss que percorria 19 quilômetros do centro de Santo Amaro, até a Liberdade (Estação São Joaquim)

Até a Revolução Industrial na segunda metade do século 19 os meios de  transporte (aquático também) era lento e caro e o cavalo era usado para viagens mais longas.

Um grande número de invenções modificou o modo pelo qual se fazia transporte de cargas. A invenção da máquina a vapor contribuiu enormemente para o desenvolvimento do transporte ferroviário substituindo o sistema de tração animal.  

Com o desenvolvimento do motor à combustão interna proporcionou o advento de veículos motorizados entre o final do século 19 e início do 20. As primeiras rodovias foram construídas no século XIX dando mais qualidade as vias de transporte terrestres, tendo como consequência a diminuição dos transportes ferroviários (e hidroviários também). As grandes cidades foram equipadas com o sistema “tramway”, ou seja veículos motorizados que circulavam no perímetro urbano, onde potência era transmitida através da energia elétrica.

No Brasil, o Direito ao Transporte foi elencado nos Direitos Sociais através da Emenda Constitucional n.º 90, de 15 de setembro de 2015.

 

A Primeira Ferrovia de Santo Amaro Paulistana em 1886

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2019/02/a-primeira-ferrovia-de-santo-amaro.html

 

“Santo Amaro Sobre Trilhos: do trem a vapor, ao bonde e ao metrô”

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2015/01/santo-amaro-sobre-trilhos-do-trem-vapor.html

 

QUANDO OS BONDES CHEGARAM A SANTO AMARO: 7 de julho de 1913

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2013/04/quando-os-bondes-chegaram-santo-amaro-5.html

 

METRÔ DE SANTO AMARO APÓS 47 ANOS, ENFIM, COM MUITO CUSTO $ !!!

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2010/10/metro-de-santo-amaro-apos-47-anos-enfim.html

 

METRÔ DE SANTO AMARO NO SÉCULO 20 E O INTERESSE DO FUTEBOL NO SÉCULO 21

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2010/07/metro-de-santo-amaro-e-o-interesse-do_9768.html

 

50 ANOS DA ÚLTIMA VIAGEM DOS BONDES DE SANTO AMARO / SÃO PAULO : 27 de março de 1968

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2018/03/50-anos-da-ultima-viagem-dos-bondes-de.html

 

BONDES DE SANTO AMARO/SP: O “METRÔ” DE NOSSOS ANTEPASSADOS!

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2018/04/bondes-de-santo-amarosp-o-metro-de.html

 

Bondes de São Paulo à Santo Amaro: O Passado no Presente

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2013/04/bondes-de-sao-paulo-santo-amaro-o.html

 

Transporte sobre trilhos em Santo Amaro e a Malha Viária

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2012/04/transporte-sobre-trilhos-em-santo-amaro.html

 

O Belo Antonio de Santo Amaro

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2012/04/o-belo-antonio-de-santo-amaro.html

 

Os Ônibus de Emílio Guerra, a Viação Colúmbia e a Empresa São Luiz Viação Ltda

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2015/10/os-onibus-de-emilio-guerra-viacao.html

 

Os meios de transporte que existiram (e existem) na Região de Santo Amaro - São Paulo

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2019/08/os-meios-de-transporte-que-existiram-e.html


O “BONDE MINAS GERAIS”, PREFIXO 2003, DE SANTO AMARO/SP

https://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2021/08/o-bonde-minas-gerais-prefixo-2003-de.html 

Sem comentários: