Quem sabia que o Jardim São Luiz foi o início sacerdotal de um padre que mais tarde tornar-se-ia o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Joel Ivo Catapan?
Joel Ivo Catapan nasceu no Estado do Paraná em 17 de junho de 1927 na cidade de Teixeira Soares.
O município de Teixeira Soares foi se formando em volta da estação ferroviária inaugurada a 1º de janeiro de 1900, e foi-se desenvolvendo como um arraial, que se tornou município, vivendo de serrarias, erva-mate, pecuária e a agricultura. A igreja foi construída com fundos oferecidos pelo próprio Teixeira Soares, engenheiro diretor e acionista da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. O município recebeu o nome de Teixeira Soares, em homenagem ao engenheiro mineiro Dr. João Teixeira Soares. Foi criado através da Lei Estadual nº 1696, de 26 de março de 1917, e instalado em 14 de julho do mesmo ano, desmembrado de Palmeira.
Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1953, pertencendo aos Missionários do Verbo Divino (Societas Verbi Divini, S.V.D.), Congregação do Verbo Divino, conhecida também por Verbitas, congregação religiosa católica.
Foi incumbido de formar a Paróquia de São Luiz Gonzaga, no Jardim São Luiz, São Paulo, para onde veio em 1960, ano em que a capela foi elevada a paróquia, até a chegada do novo padre Edmundo da Mata!
Recebeu a ordenação episcopal no dia 25 de janeiro de 1975, em São Paulo, das mãos de dom Paulo Evaristo Arns, OFM, dom Benedito de Ulhôa Vieira e dom José Thurler.
Dom Joel Catapan, SVD, foi empossado em 04 de março de 1975 escolhendo como lema para sua pastoral “Que tenham vida” (Ut vitam habeant).Em sua formação constava o doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, fez especialização em Cristologia, ciência que estuda a missão de Jesus Cristo como filho de Deus e salvador do mundo.
Foi coordenador da Pastoral da Juventude e da Comissão de Pastoral do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da comissão episcopal do Regional responsável pelo exame e aprovação de textos litúrgicos.
Ao ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Joel assumiu a Região Episcopal de Santana, na Zona Norte de São Paulo.
Tomou-se coordenador da Pastoral da Juventude e da Comissão de Pastoral Vocacional do Regional Sul 1 da CNBB; foi membro da Comissão Episcopal para exame e aprovação de textos litúrgicos. Esteve à frente do Instituto de Pastoral Vocacional, (IPV) organizado em São Paulo no ano de 1989, de onde foi apelidado de “O Bispo das Vocações”, sendo o IPV oficializado em 1993.
Teve seu passamento terreno em
1º de maio de 1999, acontecido em São Paulo e sepultado em Ponta Grossa, no
Paraná.
(Uma imagem vale mais que mil palavras, por esse motivo foi idealizado o projeto-identidade denominado "A Fotografia como Concepção Histórica")