terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Amadeu da Silveira Saraiva: Um Mecenas dos Esportes Esquecido da História Paulistana

Amadeu da Silveira Saraiva: Laços de família e relações sociais

Amadeu da Silveira Saraiva nasceu em 1889, e provavelmente falecido em 1987, em São Paulo, quase centenário com muita participação na vida social paulistana.
Filho de Severo Alonso Domingues e Virgilia da Silveira Domingues (nascida Alonso em 22 de maio de 1871).
Bisavós Virgínia e Thomas Alberto Alves Saraiva, moraram em Amparo deslocando-se depois para São Paulo. Pode ter participado do conselho fiscal da Moinho Santista.
Amadeu da Silveira Saraiva tinha as irmãs Leonor (casada com Georg Przyrembel arquiteto polonês, 1885-1956)e Carmen da Silveira Saraiva Bettenfeld (casada com Marcel Nicolas Bettenfeld)

A família fixou residência nas proximidades da Praça da República, em um palacete existente demolido pelas obras da gestão municipal Prestes Maia, na implantação na década de 1940, do Anel de Irradiação do Plano de Avenidas, sendo alargada a avenida nesse processo.  A residência foi demolida e conforme depoimento ficava nas proximidades do Edifício São Thomaz, esquina da Avenida São Luís com Avenida Ipiranga. (endereço residencial Rua São Luís, 18).

Esta gleba da Avenida São Luís pertenceu ao Coronel Luís Antonio de Souza, sendo um caminho que se denominava de Beco Comprido. Em 1890 essas terras foram repartidas entre a família do coronel, sendo subdividido em 16 grandes lotes em outro inventário após o falecimento da viúva do coronel, em 1920. Em 1930 este local já possuía 17 Palacetes e a Vila Normanda.

Amadeu da Silveira Saraiva e a Aviação

Em 1917 foi formada a primeira turma de aviadores entre eles estavam os tenentes Raul Ferreira Vianna Bandeira, Tenente Antonio Augusto Schorcht, Tenente Victor de Carvalho e Silva. Em 1919, Orton Willian Hoover foi contratado para treinar pilotos da Força Pública de São Paulo. Veio para o Brasil em setembro de 1919 como representante da Curtiss Airgraft e foi indicado para elaborar a pista de Pouso do Campo de Marte , na região de São Paulo, em Santana. Assim foi fundada a “Escola de Pilotagem Hoover”, que funcionou até 1922. Depois foi para o Rio de Janeiro onde fundou a Escola de Pilotos do Ar, que funcionou até 1924, quando regressou aos Estados Unidos.

Foi amigo de Santos Dumont a partir de 1926, quando resolveu “brevetar” pelo Aero Clube da França. Foi proprietário de um avião Klemm Salmson (dúvida se era motor Daimler). Tornou-se membro da Sociedade Aero Civil de São Paulo.

Endereço da Sociedade Aero Civil de São Paulo
Filiado ao Ae.C.B. (FAI)
Sede: Rua Xavier de Toledo, 9, 1º andar
Telephone 4-5797 – Caixa Postal 150
Campo Aero Civil, Ponte Grande

O Estado de São Paulo, 12 de abril de 1966

O Sr diretor Amadeu da Silveira Saraiva, Diretor Presidente do Museu Aeronáutico de São Paulo, foi agraciado com a “Medalha da Aeronáutica” do Ministério dos Exércitos da França por decreto do dia 21 de março –ultimo.A comunicação a respeito foi feita pelo senhor Joseph Frantz em carta do seguinte teor:

“ Paris, 4 de abril de 1966; “Les Vieilles Tiges”: Sr. Amadeu da Silveira Saraiva, Presidente-Diretor Presidente do Museu Aeronáutico de São Paulo”.
Meu prezado camarada é com a mais viva satisfação que acabei de saber que, em seguida a nossa proposta, a Medalha da Aeronáutica lhe foi atribuída pelo Ministério dos Exércitos (Ministère des Armées) (decreto de 21 de março de 1966 ser publicado no próximo boletim de medalhas e recompensas) estou feliz em poder exprimir-lhe, por tal motivo, minhas mais cordiais felicitações e as das Vieilles Tiges por esta distinção tão merecida.
Aceite meu prezado camarada, os protestos de minha maior consideração.

Nota: A medalha é concedida pela Association Amicale de Pionniers de L’Aviation, com sede em Paris e o comandante foi eleito para o Quadro de “Les Vieilles Tiges” onde consta nomes brasileiros como Alberto Santos=Dumont, Jorge Muller, Edu Chaves, Cícero Marques e Celso Torquato Junqueira.

Tornou-se também presidente da "Associação dos Pilotos Primeiros Brasileiros".

A Comissão de Aero-Clube do Brasil habilitou em 21 de fevereiro de 1923 o piloto João Ribeiro de Barros pelas mãos de Mauricio Lisboa e Amadeu da Silveira Saraiva.

O Estado de São Paulo, de 15 de maio de 1965 publica a Diretoria da Fundação Santos Dumont, sendo sua primeira sede à Avenida Ipiranga, 84, sobreloja, Fone 36-6202.

Presidente in memorian, Henrique Dumont Villares
Presidente Amadeu da Silveira Saraiva
1º Vice-Presidente Jacob Polacow
2º Vice-Presidente Ismael Ribeiro de Barros
1º Tesoureiro João de Moraes Barros
2º Tesoureiro Romeu Corsini
1º Secretário Joaquim Eugenio de Lima Neto
2º Secretário José de Oliveira Orlandi
O Museu da Aeronáutica da Fundação Santos Dumont foi fundado em 1956, na comemoração do voo em Bagatelle, Paris, em 1906.
Pavilhão de História do Ibirapuera, 1965
Diretor: Piloto Aviador Amadeu de Silveira Saraiva
Conselho Supremo: Dr. Arnaldo Dumont Villares (sobrinho de Santos Dumont)
Direção: Dr. José Ribeiro de Barros, irmão de João Ribeiro de Barros

Amadeu da Silveira Saraiva e a Hípica Paulista

A HÍPICA REALIZA DOMINGO UMA CAÇA A RAPOSA (26 de janeiro)

Diário da Noite, 21 de janeiro de 1930 (matéria condensada nesta crônica)

A Sociedade Hípica Paulista organizou para domingo próximo uma caça à raposa, cujo percurso abrangerá os campos de Pinheiros, Butantan e Lapa, numa extensão de 15 quilômetros, com difíceis e interessantes obstáculos naturais a transpor. Para essa corrida, em que tomam partes cavaleiros e amazonas da Hípica, foram convidados os comandantes e oficiais da 2ª Região Militar do Exército e da Força Pública do Estado.

A reunião dos caçadores dar-se-á na sede de campo da Sociedade Hípica às 7 e meia horas e a partida será dada ás 8 horas em ponto de onde partirão incorporados até o Monumento a Bilac, na Avenida Carlos de Campos (nome da Avenida Paulista de 1927 a 1930, sentido Consolação) que será o início da corrida. Servirá de raposa, o cavaleiro da Hípica, Sr. Amadeu da Silveira Saraiva, que acompanhou várias corridas do gênero na Europa, está organizando com grande habilidade o percurso para a caça à raposa que terá o traje clássico da casaca vermelha, usada no Velho Mundo.

Assim subindo a rua Anna Cintra até o ponto da reunião, para a partida da caça, um meio cento de cavaleiros. Imediatamente a chegada de todos o capitão Amadeu da Silveira Saraiva, montando “Sans-Parole”, partiu a galope, levando no braço esquerdo o laço de fita simbólico de “raposa”, correndo vertiginosamente pelo campo do Pacaembu, ora sumindo no mato, ora saltando riacho, de galope sempre, até desaparecer ao longe, por detrás de um morro. Após a Torre do Depósito da Água do Sumaré, foi dada pelo comandante Salgado, a voz de caça livre. 

Logo se dividiram em dois grupos que na vanguarda tinham: Dr. Paulo Goulart; Celso C. Dias; Dona Yolanda Penteado da Silva Telles(depois sra. Matarazzo) e dona Candinha Prates. 

O outro grupo tinha na ponta:Tenente Coronel Salgado; E. Forssell, Dona Dinah de Almeida, Fernando Prestes Neto e Dona Marietta Meirelles. Esse último grupo logra retirar a fita da raposa acuada

Após a caçada os concorrentes seguiram em direção a Vila Pompéia e Lapa, para o Anastácio Country Club, em Pirituba, onde haveria uma partida de golf e onde lhes seria oferecido um “churrasco”.

Amadeu da Silveira Saraiva e a Fazenda Empyreo

Amadeu da Silveira Saraiva foi amigo de Yolanda Penteado, proprietária da Fazenda Empyreo, em Leme, situada entre Via Anhanguera e o Riacho da Fazenda Empyreo, onde havia encontros da sociedade paulistana e por vezes usada como campo de pouso de audazes pilotos aviadores. O local foi cogitado, no final da década de 1950, para a implantação dos “Campos Novos do Empyreo”, local voltado a exposições e para tornar-se a Capital do Folclore Brasileiro, por incentivo de Renato Almeida acompanha de Edson Carneiro, Rossini Tavares de Lima, Oswald Andrade Filho e Lourdes Borges Ribeiro. (Diário da Noite, 06 de março de 1959)
Matéria do Diário da Noite, 21 de janeiro de 1930

Amadeu da Silveira Saraiva  e a Esgrima

Em 10 de outubro de 1929 o esportista  Amadeu da Silveira Saraiva, Aparece na Seção de Esgrima do Portugal Club, com sede no Edifício Martinelli, inscrito pela União Brasileira de Esgrima, que à época tinha como presidente o senhor José Costa defendendo-se com florete, espada e sabre. Havia na mesma competição o Senhor Gastão Saraiva, que não conseguimos ter o vinculo entre ambos pelo sobre nome.
Em 1924, talvez como presidente da Federação Paulista de Esgrima, Amadeu da Silveira Saraiva entra no Campeonato Civil de Esgrima defendendo-se com espada; e no mesmo campeonato há o militar Amadeu defendendo-se com sabre. Em 1925 no Portugal Club está inscrito no mesmo campeonato de defesa com florete e sabre e depois em 1926 aparece somente inscrito na modalidade sabre.

Amadeu da Silveira Saraiva e o Boxe

Amadeu da Silveira Saraiva foi um “paladino do boxe paulistano e incansável do esporte”.

Em 11 de novembro de 1929 Amadeu da Silveira Saraiva presidiu como juiz da 5ª luta entre Manini(66,5 kg) versus Amado (65,5 kg)

Em 24 de novembro de 1929 presidiu como juiz da 4ª luta entre Rodrigues (68,5 kg, foi aluno do treinador Caversazio) versus Amado(66 kg) com vitória deste último por pontos.

No mesmo dia presidiu como juiz da 5ª luta entre Laurino Armando (76,5 kg) versus o polonês Gerbich (76,5 kg), sendo este último vencedor da luta.

Depois deste evento pugilístico Amadeu da Silveira Saraiva em 24 de dezembro de 1929 pediu demissão para dedicar-se a aviação
A Gazeta de 13 de novembro de 1929

Amadeu da Silveira Saraiva e o Clube Atlético Paulistano

Sócio do Clube Atlético Paulistano, Rua Columbia, Nº 1, Jardim América
Notícia do Diário Nacional de 15 de novembro de 1929
Domingo vindouro 17 de novembro de 1929, por ocasião da Taça “Correio da Manhã” o Clube Atlético Paulistano (alvi-rubro) e o atleta Lúcio de Castro vão ser alvo de uma significativo e justa homenagem.
Amadeu Saraiva resolveu oferecer um artístico troféu ao Club Atlético Paulistano e homenagear também Lúcio de Castro. Saraiva resolveu sair pilotando um avião e passar por cima do campo do Jardim América jogando o troféu preso em para quedas ( que custou 350$000 réis).

No troféu constará: “AO GLORIOSO C. A. PAULISTANO SAUDAÇÕES DO AEROCLUBE DE SÃO PAULO)

Lúcio de Castro: Atleta de salto com vara, onde atingiu a altura de 4,095 metros, sendo preparação para as Olimpíadas de Los Angeles de 1932.
No evento do Clube Atlético Paulistano havia platéia de 2500 pessoas que pagaram ingressos a 5$000 réis tendo arrecadação de um pouco mais de 12 contos.
Antonio Prado Junior à época era presidente do Clube Atlético Paulistano, sendo também o prefeito do Distrito Federal (Rio de Janeiro)

Diário Popular de 18 de Março de 1930

Amadeu da Silveira Saraiva era presidente Honorário do Paulista Moto Clube, que foi fundado em 12 de outubro de 1926, com sede social à Rua Libero Badaró, 24, 3º andar. As provas eram realizadas nos terrenos da Companhia City, Alto da Lapa.

No período de 7 a 15 de setembro de 1929 houve a 3ª Conferência Nacional de Educação  e demonstração de Cultura Física do Estado de São Paulo. A comissão patrocinadora era representada por: Dr Fábio de Sá Barreto, secretário do Estado dos Negócios do Interior; Dr. Salles Junior, secretário da Justiça e Segurança Pública; Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo; General Hanstinphilo de Moura, comandante da 2ª região militar; Dr. Mario Bastos Cruz, chefe de polícia e Amadeu da Silveira Saraiva que à época representava como presidente a Federação Paulista de Esgrima. As exposições foram realizadas à Rua (avenida) Ipiranga, 24.

Amadeu da Silveira Saraiva e o Remo

Em 8 de dezembro de 1929 a Federação Paulista da Sociedade de Remo, realizará hoje a primeira disputa do Troféu “Preparação Olímpica” nas piscinas da Atlética na Ponte Grande (A.A. São Paulo). O referido troféu foi ofertado por Amadeu da Silveira Saraiva. A associação Athletica São Paulo, foi fundado em 26 de julho de 1914, com sede na Avenida Tiradentes, 290; fone 4-2224, caixa postal 1435. Os clubes inscritos foram: C.R. Tietê; Clube Esperia, A.A. São Paulo;Clube Natação Estrella; C.R. Ssaldanha da Gama, de Santos.
Pela primeira vez de disputava os páreos para concorrer ao troféu, mas só poderiam disputar os “nacionaes”.

Amadeu da Silveira Saraiva e o Ciclismo

Sobre ciclismo o Diário Nacional, publica em 22 de janeiro de 1929:
Taciano de Oliveira foi um dos fundadores em 1925 da Federação Paulista de Ciclismo, tendo exercido o cargo de secretário geral na gestão de 1925 a 1926. Amadeu Saraiva e Manecão (Américo Neto?) foram baluartes para levantamento do motociclismo e ciclismo. Amadeu Saraiva foi eleito no ano referido acima, porem deixou a Federação tendo que se ausentar até 1929, residindo na Suíça.
Os filiados da Federação nos primórdios foram:
Paulista Moto Clube; Brasil Esporte Clube; Esportiva Paulista, Sociedade Bom Retiro, Perdizes, Velo Clube Ardanuy, São Paulo Moto Clube e Cyclo Paulista.
Em 29 de outubro de 1928 houve uma das primeiras provas ciclísticas onde foram juízes: Taciano de Oliveira, Oscar Silva, Alberto Pucci, M Bingsbell e Guido Caloi.

Amadeu da Silveira Saraiva e nomes da sociedade paulistana de então

Fritz de Souza Queirós
Conde Robert de Billy
Maria de Lourdes da Silva Prado
Cecília Alves de Lima
Yolanda Penteado da Silva Telles
Roberto Alves de Almeida
Bia Coutinho
Christina Suplicy
Wanda de Campos
Maria Helena Queirós
Beatriz de Souza Queirós
Carmen Alves de Lima
Heloisa da Cunha Bueno
Marília Camacho
Lauro Cardoso de Almeida
Horácio Lafer
Guilherme de Almeida
José Assunção
Jaime Teles
Jorge Pacheco e Silva
Netinho da Cunha Bueno
Edgar Batista Pereira Saraiva


Vide mais sobre essa epopeia em:

SONHOS E REALIDADES DA AVIAÇÃO EM SÃO PAULO NO FINAL DE 1920

PIONEIROS DA AVIAÇÃO CIVIL NO CAMPO DE MARTE EM SÃO PAULO

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2011/08/pioneiros-da-aviacao-civil-no-campo-de.html 


 A “Fundação Santos Dumont” e os restos mortais de Bartolomeu Lourenço de Gusmão

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2013/07/a-fundacao-santos-dumont-e-os-restos.html

 

Georg Przyrembel: https://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Przyrembel (acesso em 26 de fevereiro de 2019)


Breve história da Avenida São Luís: http://www.historiaspaulistanas.com.br/index.php/avenida-sao-luis/ (acesso em 26 de fevereiro de 2019)

Avenida São Luis em São Paulo: passado, presente e futuro. Aline Ollertz

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/05.058/3126(acesso em 26 de fevereiro de 2019)

Boué Soeurs RG 7091 A biografia cultural de um vestido, Rita Morais de Andrade. Tese de doutorado PUC-SP. São Paulo. 2008

Depoimento de seu sobrinho neto Roland Pierre Julien

Jornais vários da época, anotados na crônica.


Nota importante:

Crônica sujeita a revisões para melhor entendimento dos fatos e acréscimos que porventura apareçam. No quesito família como foi recolhidas informações em oralidade, pode acontecer algo que precise confirmação mais detalhada. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

O Chafariz do Largo da Misericórdia em São Paulo em granito doado pela Vila de Santo Amaro! Será?

Progresso efêmero do passado de taipa em São Paulo

IGREJA DA MISERICÓRDIA



Na esquina da Rua Direita, em São Paulo, com a fachada voltada para o largo, na direção da Sé, existiu a Igreja da Misericórdia, construída em 1716 e demolida em 1886. No frontispício da igreja colocavam-se todas as proclamas da Câmara de São Paulo, para onde convergiam as pessoas para serem informadas. Pertenceu à Irmandade da Misericórdia, administradora da Santa Casa. No local da igreja demolida foi construído, muito depois, para renda da Misericórdia, o atual Edifício Ouro para São Paulo, em homenagem ao apoio à Revolução Constitucionalista de 1932.

O CHAFARIZ DE THEBAS


O abastecimento de água para 20 mil habitantes de São Paulo no início do século 19 era feito por “aguadeiros” que a vendiam de porta em porta, ou recolhidas pelas bicas e chafarizes espalhados por pontos estratégicos da cidade.
Em 1793 foi construído o chafariz próximo ao átrio da Igreja da Misericórdia a mando do governador da capitania, Capitão Geral de São Paulo, Bernardo José de Lorena.
Essa primeira fonte de água pública de São Paulo, o chafariz da Misericórdia ou de Thebas, foi considerada a melhor obra pública do século 18, em São Paulo.

GRANITO DO CHAFARIZ DOADO POR SANTO AMARO!

Consta ainda como referência, embora de comprovação remota, que a pedra provinha dos arredores de Santo Amaro, conforme citação do historiador Benevenuto Silvério de Arruda Sant’Anna, que era conhecido pelo pseudônimo de Nuto Santana.
Há de se ter em mente que Santo Amaro em seu núcleo histórico da citada Vila, não possui grandes áreas minerarias e se há nisso um cunho de verdade o granito que deu origem ao chafariz em São Paulo, era algo proveniente das periferias que deram na atualidade novos municípios como Itapecerica da Serra, Embu das Artes, antes denominada simplesmente de M’ Boy, ou algum outro local periférico à Vila de Santo Amaro.

A CONSTRUÇÃO DO CHAFARIZ

A construção do primeiro chafariz público de São Paulo ficou a cargo do mestre de obras, alforriado, Joaquim Pinto de Oliveira Thebas, contratado como “jornaleiro” por 600 réis, para edificar em pedra de quatro lados com 4 torneiras uma em cada face , para abastecer o público da cidade de São Paulo. (Thebas assumiu várias outras como a construção da antiga Catedral da Sé em 1755)
O Chafariz era abastecido das águas que afluíam da formação na nascente do ribeirão Anhangabaú, que ficava no antigo Morro do Caaguaçu, onde na atualidade se situa a Avenida Paulista, na região do Paraíso. As águas eram recolhidas em barricas e depois transportadas para as residências locais por cativos que serviam seus senhores ou por homens livres denominados “aguadeiros” que se serviam deste afazer diário ao preço de 40 réis o barril de 20 litros em pipas carregadas por carroças de burros, podendo encarecer dependendo da dificuldade de fornecimento da água.

Reclamação de falta de água no chafariz da Misericórdia publicada em 1876 -
A Província de São Paulo (ATUAL O ESTADO DE SP)

O chafariz tornou-se também uma tradição para a cidade, ponto de encontro de pessoas onde se informavam sobre vários assuntos enquanto se recolhiam a água para transporte ou simplesmente por “servidão pública” se saciar algum sedento de passagem, embora houvesse uma escassez de água que incomodava à época.
A ameaça de demolir o chafariz em 1857, resultou em movimento de protesto e a ordem do governo foi revogada.

O FIM DO CHAFARIZ

Em 1886, já com o prenuncio de mudanças estruturais urbanas na cidade de São Paulo o chafariz da Misericórdia foi transferido para o largo de Santa Cecília, acompanhando o deslocamento antes ocorrido (em 1884) da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. Em 1903 o chafariz seria removido e recolhido para algum depósito da Prefeitura ou simplesmente destruído.

 LARGO DA MISERICÓRDIA EM 1905 
 ATUAL LARGO DA MISERICÓRDIA

A Igreja e o Chafariz da Misericórdia, dois símbolos paulistas que constituíam parte da história de São Paulo, foram destruídos para sempre pelo “dinamismo constante” da cidade!




Ref.

Pontes,José Alfredo Vidigal. São Paulo de Piratininga: de pouso de tropas a metrópole. São Paulo:Editora Terceiro Nome, 2003


Créditos de imagens: Miguelzinho Dutra, Militão Azevedo, Aurélio Becherini, desenhos José Wasth Rodrigues.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Vila e Cidade: Santo Amaro não chegou ao “status” de cidade!!!

Poderíamos declinar sobre vila e cidade, fazer um enorme compêndio, para comparar essas relações de vila e cidade e qual a causa e efeito disso, para os que viviam sobre essa jurisdição. Especificamente vamos apenas comparar os termos e as relações nas questões referentes as suas competências.
FREGUESIA
A palavra freguês é a aglutinação da expressão latina filius ecclesiae, filho da igreja. Servia para designar os moradores locais, que eram, por assim dizer, fregueses da paróquia.
A Freguesia registrava em livros os batismos, casamentos e óbitos, os quais eram os documentos do cidadão naquele tempo, registros oficiais anteriores aos cartórios de registros.
Cada Freguesia tinha um Juiz de Órfãos e Ausentes e o Juiz de Vintena eleitos pelo povo, portanto, tinham também, as freguesias, a função judiciária. As freguesias se dividiam, no Brasil, em quarteirões, os quais tinham seu Inspetor de Quarteirão (tradução errada do francês “quartier” – bairro). No Brasil, um arraial (povoado) era elevado à categoria de Freguesia, pela Diocese quando pudesse manter um vigário à custa dos seus paroquianos e da Diocese (o Vigário - Pároco - Encomendado).
Quando um povoado (arraial) era elevado à categoria de Freguesia pelo governo; neste caso era nomeado um Vigário Colado, custeado pelo governo com uma pensão anual. Cada freguesia podia possuir várias capelas filiais, algumas delas localizadas muito longe da Matriz da Freguesia.
A freguesia, tanto do âmbito religioso quanto político, é uma subdivisão de uma diocese da Igreja Católica e uma subdivisão de um Município.
No tempo do Reino de Portugal e das ordenações do Reino, a Igreja era unida ao Estado, fato que se perpetuou no Brasil Império, portanto, a unidade político-administrativa "freguesia", (com o juiz de paz e o juiz de vintena), correspondia ao território e a jurisdição de uma Igreja Matriz e suas capelas filiais, e, tudo se organizava em volta da Igreja Matriz da Paróquia (freguesia) e de seu vigário, ou pároco.
Com a proclamação da República, houve uma total separação entre a Igreja Católica e o Estado brasileiro, de modo que as Províncias transformaram-se em estados autônomos divididos em municípios também autônomos que, por sua vez, podem (ou não) ter seu território dividido para fins puramente administrativos. A Igreja Católica passou a manter uma estrutura administrativa distinta.
VILA
"Não se usava a palavra "Município" antes da Independência do Brasil, pois este não podia ser empregado antes da Independência, ou seja, em terras não emancipadas,".
A palavra "município passou a ser usada no Brasil, a partir da Proclamação da República em substituição à palavra Vila". A palavra Município deriva do latim munus, eris = Cargo, Função, Ocupação, Ofício Público. O município era obrigado a construir cadeia e casa de câmara á sua custa, sem socorros do cofre provincial.
Vila, originariamente significava que um lugar torna-se livre, dando-lhe um couto que lhe garantia liberdades e direitos. Um couto era um lugar em que não entrava a justiça do Rei; mas regia-se por seus juízes, e tinham outros privilégios.

A vila compreendia uma povoação em que o número de habitantes fosse superior ao número de moradores de uma povoado (arraial) e inferior à povoação encontrada em uma cidade. Uma vila deveria ser composta de juiz, câmara e pelourinho.
VILA E CIDADE
A diferença entre as vilas e as cidades é o seu limite territorial urbanizado “cidade constituía em título honorífico concedido às vilas que exerciam funções importantes em âmbito religioso, político ou militar, correspondendo a uma graduação superior”. Vilas e cidades se configuravam como o núcleo de poder local, cuja principal instituição eram as câmaras.
A elevação de uma vila ao foro de cidade não trazia reais mudanças para a configuração jurídica e administrativa da cidade.
UMA CANETADA DA NOITE PARA O DIA TRANSFORMOU VILAS EM CIDADES
Pelo Decreto-Lei Federal nº 311 de 02 de março de 1938, do governo de Getúlio Vargas, no Brasil todas as sedes de municípios passam a ter a categoria de cidade. Deste modo muitas vilas foram elevadas a categoria de cidades. Esse decreto-lei preconizava que:
"Artigo 3º: A sede do município tem a categoria de cidade e lhe dá o nome.
Atualmente ser uma cidade não dá distinção nem honraria alguma. É corriqueiro entender que Cidade seja sinônimo da palavra Município, por causa deste Decreto-Lei n° 311, de 1938, que fez com que todas as sedes dos municípios passassem a serem cidades, mas ressalte-se que há diferenças distintas entre os termos.
TERMO
O termo corresponde a toda a extensão territorial pertencente a uma vila, incluindo-se nela a sede da Vila e suas cercanias, as quais são tratadas de termos da vila. Dentro dos limites territoriais e jurídicos de uma vila, pode haver vários povoados sujeitos às vilas no plano jurídico. Quando, por sua vez, as vilas auferiam a condição de cidade, passavam a ser denominadas de municípios, compreendendo todo o limite territorial da cidade (centro urbano) e suas regiões adjacentes.
PROVÍNCIA
A Província era a parte de um Reino, Monarquia, ou Estado, que possui a mesma língua e costumes, contornada por extensão de uma jurisdição e dividida em certo numero de Vilas, Aldeias e Cidades.
As capitanias brasileiras tornaram-se províncias em 28 de fevereiro de 1821, um pouco mais de um ano antes da declaração de independência, no dia em que dom João VI jurou obedecer às leis portuguesas. A Constituição de 1824 não alterou nenhuma das divisões entre províncias, o que ocorreu nas décadas posteriores. Com o advento da República, em 1889, as províncias passaram à denominar-se Estados.
Lei nº12, de 20 de fevereiro de 1841, promulgada por Rafael Tobias de Aguiar, Presidente da Província de São Paulo, elevando à "Freguezia de Itapecerica e MBoy", sendo que todo esse distrito fica como parte do "Termo da Villa de Santo Amaro". (segue matéria da época abaixo)

O Cemitério da Vila de Santo Amaro e as Ordens do Imperador: A MORTE FAZ PARTE DA VIDA!!!

Afinal por que houve uma Ordem Régia para construírem-se cemitérios no Império do Brasil?

Os mais pobres, que estavam afastados das freguesias paroquiais, eram enterrados nos sítios, próximo aos “fogos” mesmo, assim iriam conviver nas proximidades dos vivos, que fincavam no terreiro a cruz mortuária, símbolo máximo do cristianismo. Os mais abastados, de recursos que doavam em vida a alguma irmandade religiosa, somas financeiras para “remissão de pecados”, ganhavam os favores das exéquias, de rezas infindáveis além de estarem “protegidos” dentro das próprias igrejas. Logo quando houve a determinação imperial, muitos já eram colocados na periferia da paróquia, ladeando todos os lados, menos o átrio da igreja.  

A de se referir que um deputado do Império em Assembléia Geral, disse ser impossível frequentar as Igrejas do Rio de Janeiro por causa do mau cheiro que exalava dentro do recinto religioso. Nota-se que à época a Corte e toda a comitiva estavam fixadas no Rio de Janeiro! Se tudo isso acontecia no lugar de maior visibilidade do Império, imaginem em Províncias afastadas.

Era uma questão de higienização e os médicos alertavam das enfermidades provenientes destes locais que eram contagiosos pela propagação de doenças infecciosas.

Em 15 de setembro de 1834, a Câmara recebe oficio do Presidente da Província recomendando execução do artigo 66, da lei de 1º de outubro de 1828 sobre o estabelecimento do cemitério fora do recinto do templo (igrejas). Ficou deliberado que em havendo verba, se daria, sem demora, execução ao recomendado.

Em 29 de maio de 1835, a Câmara devia, segundo ofício que recebera, marcar com o vigário o lugar para o cemitério.

Em 11 de julho de 1835 o “fabriqueiro” e o reverendíssimo da Vila de Santo Amaro começaram a fazer propostas para o lugar do cemitério, apresentou-se o risco do mesmo, e marcou-se em qualquer dos lugares baldios junto à capelinha. Pode ser que houve sepultamentos próximos ao contorno da igreja, pois não é de todo descartado, pois isso se fazia regularmente em várias partes em muitas Províncias.

O “fabriqueiro” que contava com os rendimentos da igreja para custear seu funcionamento e obras propôs ainda que a fatura do cemitério se cobrasse certa quantia às Irmandades da Paróquia, rateada pelos irmãos da irmandade. Por esse motivo que as igrejas eram obrigadas por seu compromisso com a irmandade a dar sepultura aos seus membros. Foi estipulado também que se cobrasse a quantia de 400 réis por cada pessoa nascida, não compreendendo aquelas cujas irmandades já tivessem pagado.
Essa discussão, como acarretava um valor monetário para execução, e havia carência de recursos, foi-se protelando até vir uma exigência, um ultimato superior, só se retomando a pauta em 18 de setembro de 1854.

Lendo-se o parecer da comissão relativo ao ofício do vigário da Vila de Santo Amaro, e que dissertava da urgência de se construir um pequeno cemitério e que a Câmara oficialize junto a seus pares a necessidade urgente advinda de competente autoridade.
(no caso essa autoridade é o vigário, representante eclesiástico na Vila de Santo Amaro, sabendo-se que estamos sobre o efeito do Padroado, ou seja, o império e a igreja em comum acordo de interesses, só findado essa relação com o advento da República)
A comissão então sugere que se gaste na construção do cemitério a receita que existe da própria Matriz, ao menos para atender as primeiras despesas.

Em 13 de agosto de 1855, Bento Pires de Oliveira e Francisco Matias de Oliveira encabeçam juntamente com o senhor vigário a convocação da comissão para as obras preliminares necessárias da construção do cemitério. Em conjunto com os gestores municipais escolhesse o terreno de implantação do cemitério, que tem o aval de aprovação em 10 de setembro de 1855.

Consta a data de 09 de maio de 1856 como o início das atividades, que acreditamos ser a composição das estruturas internas. (carece de informações mais precisas)
Em 18 de agosto de 1856 o senhor Adolfo Alves Pinheiro de Paiva (o homenageado na avenida) é nomeado administrador do Cemitério de Santo Amaro.

O primeiro sepultamento que se tem registro foi realizado em 24 de abril de 1857, embora o túmulo mais antigo pertença ao combatente da Guerra da Cisplatina, José Foster, que nasceu dia 27 de setembro de 1800, em Wertemberg na Alemanha e faleceu dia 14 de outubro de 1886 no Brasil.(Q4 L15)

Na atualidade no cemitério de Santo Amaro permanece como entrada principal a edificada à época da construção (na Rua Carlos Gomes) com uma segunda entrada na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, nº 196, onde está a parte administrativa e velórios. São 28.800 metros quadrados composto por 36 quadras e ruas com aproximados 2.800 túmulos.

Ref.

Revista do Arquivo Municipal vol. 43, de 1952

O Cemitério de Santo Amaro e Bento do Portão!
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2013/05/o-cemiterio-de-santo-amaro-e-bento-do.html

domingo, 17 de fevereiro de 2019

A CASA AMARELA DE SANTO AMARO, HOJE PAÇO JULIO GUERRA, EM 1929: 90 ANOS!!!

INAUGURAÇÃO EM 1929 DA NOVA SEDE DO GOVERNO DA VILA DE SANTO AMARO COM PRESENÇA DO SENHOR DOUTOR HERCULANO DE FREITAS

ANTIGA SEDE MUNICIPAL DE SANTO AMARO DEMOLIDA EM 1928
NOVA SEDE MUNICIPAL DE SANTO AMARO INAUGURADA EM 1929

Após ter chefiado durante doze anos o executivo municipal, deixa a Prefeitura no fim do ano de 1928, o senhor Isaías Branco de Araujo, substituído pelo senhor Paulo Goulart. 

Com solenidade teve lugar, em 10 de janeiro de 1929, presentes as autoridades locais e pessoas gradas, a inauguração do magnífico edifício construído à Praça Floriano Peixoto, para sede do governo da cidade.

Às 16 horas efetuou-se a translação do arquivo do velho para o novo prédio, tendo a vereança votado expressiva moção de aplauso ao prefeito municipal Isaías Branco de Araujo, a quem Santo Amaro deve o grande melhoramento. Falou o homenageado, que terminou levantando um viva ao senhor doutor Herculano de Freitas que, como membro do governo estadual, prestigiou a bela iniciativa.

O edifício, em dois andares, é amplo e elegante, preenchendo plenamente os seus fins.

Tomou posse a nova Câmara, para servir até 1930, sendo composta dos senhores João Felipe da Silva, Frederico Hessel Sobrinho, doutor Paulo de Campos Goulart, doutor Francisco Oscar Penteado Stevenson, Tertuliano Branco de Miranda e Isaías Branco de Araujo

Crédito: Álbum de Santo Amaro, p.90

A CASA AMARELA, HOJE PAÇO JULIO GUERRA, FECHADA PARA "REFORMA" HÁ UM ANO, AINDA NÃO INICIADA!!!




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Os dois Teatros São José em São Paulo

Teatros São José: o 1º construído no século 19, o outro no 20



Incêndio do Teatro São José. Reprodução de História dos velhos teatros de São Paulo. Antonio Barreto do Amaral. Coleção Paulistana, 1979
Circo de Cavalinhos na Praça João Mendes, 1910, onde existiu o Teatro São José. Foto Aurélio Becherini.

O primeiro teatro São José, que recebeu esse nome, quando do lançamento da pedra fundamental em 7 de abril de 1858, em homenagem ao presidente da Província de São Paulo, José Antonio Saraiva,  foi construído onde hoje é parte da Praça João Mendes, atrás da Catedral da Sé de São Paulo, tendo realizado seu primeiro espetáculo em 4 de setembro de 1864.

Em de 15 de fevereiro de 1898,  de madrugada o teatro pegou fogo.

O teatro, que ficou por algum tempo somente com a fachada, foi demolido e o terreno foi ocupado por companhias circenses.
Em 1913, quando a Mitra Metropolitana entrou em negociações para a construção da nova Catedral, o terreno foi incorporado ao que já estava sendo planejado para a nova Praça da Sé. 
Rua da Freira, 1912. Local onde existiu o Teatro São José. Foto Aurélio Becherini.
A partir do incêndio, o Largo do Comércio passou a ser chamado de Largo do Teatro, mais tarde de Praça João Mendes.

O segundo Teatro São José foi projetado pelo arquiteto Carlos Eckman, sendo inaugurado no dia 28 de dezembro de 1909, ao lado do Viaduto do Chá.



Interior do Teatro São José
ESTAMPA DO SEGUNDO TEATRO SÃO JOSÉ, ALMANAK LAEMMERT-EDIÇÃO B00083 p.102-VOL II

Trazia um prédio imponente, com um grande salão. Em 1911 em frente Teatro São José, houve a inauguração do Teatro Municipal, que ganhou destaque, assim o segundo Teatro São José ficou obsoleto, sendo demolido em 1924 para a construção do Edifício Alexandre Mackenzie, nova sede da Light & Power, depois Eletropaulo, na esquina da Rua Coronel Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá.




Ref.


História dos Velhos Teatros de São Paulo. Antonio Barreto do Amaral. São Paulo: Coleção Paulística, 1979