Viver e reviver
Deparamo-nos com mais um momento
da “historiografia arqueológica” que tanto empolga os "paulistanos
santamarenses" e que dá orgulho da Vila de Santo Amaro ser uma das pioneiras
na implantação dos trens a vapor em São Paulo, seguido depois pelos Tramway,
mas conhecidos por bonde, em referência aos bilhetes de acesso deste tipo de transporte
coletivo e atingindo seu ápice finalmente com a chegada da linha 5, Lilás do
metrô, ainda sendo implantado na região. Mais de um século separa cada um
destes momentos históricos de máquinas com propulsão motriz sobre trilhos.
O TREM A VAPOR
Um lugar longínquo em uma
cidadezinha interiorana, de trato caipira, encravada ao sul da capital paulista
separava os moradores “botinas amarelas” em quase vinte quilômetros de
distância, ligada por uma estrada de ferro construída por um visionário nascido
em Bremenhaven, Alemanha, imigrante vindo para o Brasil em 1862,
naturalizando-se brasileiro, acreditando em sua nova pátria.
Georg Albrecht Hermann Kuhlmann,
engenheiro formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, trabalhou para o
Império em planejamento urbano. Em 1879 veio para São Paulo, contratado para
superar o modelo de urbanismo de cidade do interior existente até então,
reformulando conceitos novos de uma cidade moderna. São Paulo possuía uma
população à época de 30 mil habitantes, sendo quadruplicada no final do século.
Deste modo São Paulo precisava sair de sua condição das construções do
improviso da taipa de pilão, sopapos de barro nas paredes ou adobe.
O engenheiro Alberto Kuhlmann
construiu a Ferrovia de Santo Amaro, inaugurada em 14 de março de 1886, que após
percorrer 19,1 quilômetros, chegou a Santo Amaro a primeira composição
ferroviária da “Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro” dos trens
a vapor da empresa alemã Krauss, as locomotivas BN2, financiadas exclusivamente
com recursos privados de investidores santamarenses na ordem de 300.000 réis,
sem intermediários e usados primordialmente para o transporte de cargas, em uma
época em que Santo Amaro supria a capital de São Paulo com aproximadamente 25
toneladas de produtos agrícolas por ano, seguindo o plano de estrutura de
abastecimento da cidade de São Paulo, obedecendo a um plano diretor de expansão
da cidade em franco crescimento.
O BONDE
Foi criada a empresa The São
Paulo Tramway, Light & Power Co. Ltd. em 1899 para iniciar barragens e
sistemas com controle de capital estrangeiro sobre a energia elétrica em São
Paulo. A primeira Hidrelétrica de São Paulo foi a Usina de Parnaíba, Rio Tietê
inaugurada em 23 de setembro de 1901 (depois denominada Usina Hidrelétrica
Edgard de Souza ou Barragem Edgard de Souza).
O primeiro bonde elétrico de São
Paulo em 7 de maio de 1900, sendo depois ampliada as linhas de bondes para toda
a Cidade de São Paulo, chegando em Santo Amaro em 07 de julho de 1913, região
estava ainda com administração própria (fato este desde 1832 a 1935).
A Estação da Ferrovia de Santo
Amaro dos trens a vapor tinha parada obrigatória onde hoje se situa a “Escola
Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Linneu Prestes”, e que mais
tarde foi também utilizada pelos bondes elétricos da Linha 101, com extensão de
31,0 km, inaugurada em 07 de julho de 1913 sobre a administração da "The
São Paulo Railway Light and Power Company Ltd.", empresa de capital
canadense que havia adquirido a “Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo
Amaro”, sendo que as locomotivas a vapor foram desativadas definitivamente em
1914.
Em 8 de julho de 1913 o Correio Paulistano, nº 17.946 (fundado em 1854)
anunciava (a circulação foi vinculado anterior a esta data, em 5 de
julho):
Linha Elétrica de Santo Amaro
AO PÚBLICO
No dia 7 do corrente será iniciado o serviço de bondes elétricos para
Santo Amaro e vice-versa, partindo às 3 horas da tarde, do largo da Sé, o 1º
carro de passageiros. A começar do 8 do corrente, os primeiros bondes partirão,
junto do Largo da Sé, saindo de Santo Amaro às 8 horas da manhã.
As últimas viagens serão: do Largo da Sé às 10:30 h. da noite e de
Santo Amaro às 11:15 h. da noite.
Do dia 8 em diante os carros da linha a vapor não transportarão mais
passageiros.
S. Paulo, 5 de julho de 1913
A partir de então o bonde servia
o Itinerário desde o Largo (Praça) da Sé, Rua Marechal Deodoro, Praça João
Mendes, Rua Liberdade, Domingos de Morais, Jabaquara, Avenida Conselheiro
Rodrigues Alves, atingindo a Avenida Adolfo Pinheiro (não existiam a Avenida Ibirapuera com seu traçado atual e nem a Avenida
Vereador Jose Diniz, ambas ainda tinham a denominação de Avenida Conselheiro
Rodrigues Alves que seguia seu contorno desde a Vila Mariana até Santo Amaro no
encontro com a Avenida Adolfo Pinheiro), seguindo para a várzea de Santo
Amaro, com ponto final no Largo São Sebastião, atualmente denominado Largo
Bonneville, onde era feito o balão de retorno. Em 23 de dezembro de 1920, foi
inaugurado o trecho de 1600 m de extensão à Represa de Guarapiranga, que
pretendia ligar o Largo Treze de Maio à Capela do Socorro, atravessando o Rio
Pinheiros, pela ponte que a oralidade popular chamava-a de Jerônimo.
O METRÔ
Por que não houve de imediato a
substituição da linha de bondes de maior extensão que ligava Santo Amaro até o
centro de São Paulo, chegando até a Praça da Sé por uma linha de metrô?
À época Santo Amaro talvez não fosse à
prioridade de crescimento da capital, hoje é a opção de crescimento imobiliário
(ocorrido pela desativação industrial) para a cidade crescente initerruptamente
e deste modo é necessário um sistema de transporte intensivo como a linha 5
Lilás do metrô e unindo-se a esta a ferrovia da CPTM que liga Osasco ao Grajaú!
Atualmente temos em Santo Amaro uma expansão no sistema de transporte que é tardio, mas se fazia necessário desde muito tempo, pois Santo Amaro estava nos planos da implantação da primeira linha de metrô de São Paulo, suprindo o fim do transporte que era feito por bondes, sendo que foi a última linha desativada na cidade de São Paulo, em 27 de março de 1968, finalizando deste modo o ciclo dos bondes na Capital paulista.
Em 24 de abril de 1968 foi criada
oficialmente a Companhia Metropolitana, responsável por expansão de metrôs,
para sanar o final do sistema eletrificado que existia em São Paulo pelos
bondes, sendo que Santo Amaro seria conforme o plano diretor de então, a
primeira linha de metrô a ser implantada em São Paulo. Mas não vingou por
interferências políticas escusas e Santo Amaro foi relegada a um segundo plano,
sendo suprida em sua imensa área física de 640 km2 pelo transporte
coletivo deficitário dos ônibus que assumia o transporte coletivo de massa no
expansionismo industrial de cidade de São Paulo. (há de referir-se que a
inauguração da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, CMTC, ocorreu em
1947)
INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO ADOLFO PINHEIRO
Após mais de 50 anos Santo Amaro entrou nos planos de expansão do metrô, com a linha Lilás, número 5, ligando a periferia, Capão Redondo - Largo Treze de Maio, Estação Adolfo Pinheiro, linha em operação desde o ano de 2002, que recebe ampliação, no início do século 21, até a Chácara Klabin.
Esta é mais uma história
fascinante que nos levará um dia qualquer a outra viagem ao tempo por outro
sistema de transporte coletivo ainda não idealizado pela engenharia, mas que
sem dúvida será implantado também em Santo Amaro, em uma cidade a cada dia sempre
dinâmica e renovada!
NOTA:
Deixamos aqui registrado todo o
empenho de pessoas que de certa forma contribuíram para que a historiografia
das ferrovias e bondes (railway e tramway) tivessem registros minuciosos, além
das pesquisas de cunho cientifico e muita abnegação para que perpetuassem fatos
e fotos do que agora estamos expondo. Em especial ao saudoso Waldemar Correia
Stiel, e mais Ralph Mennucci Giesbrecht, Werner Wana, CarlHeinz Hahmann,
Willian Janssen, e tantos outros que muito contribuem para a compreensão deste
momento ao longo do tempo e espaço.
Referências:
Correio Paulistano, nº 17.946, 8
de julho de 1913
BOLETIM HISTÓRICO: Eletricidade
de São Paulo (vários)
O Estado de São Paulo-Especial, H 9. 25 de Janeiro de 2015 (Convite Para Ver o Fim de Uma Era)
VIDE:
METRÔ DE SANTO AMARO APÓS 47
ANOS, ENFIM, COM MUITO CUSTO $ !!! http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/10/metro-de-santo-amaro-apos-47-anos-enfim.html
METRÔ DE
SANTO AMARO NO SÉCULO 20 E O INTERESSE DO FUTEBOL NO SÉCULO 21 http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/07/metro-de-santo-amaro-e-o-interesse-do_9768.html