O BESOURO-FUSCA MUITO ALÉM DE PORSCHE
O "Dia Mundial do Fusca", 22 de junho, celebra a data
de assinatura do contrato entre Ferdinand Porsche e a Associação Alemã da
Indústria Automotiva, no ano de 1934.
Ainda em 1931 a Zündapp, fabricante de motos, decidiu se arriscar na ideia do carro popular alemão. Eles encomendaram ao escritório (Konstruktionbüro) Porsche a construção de um protótipo de carro popular. Porsche construiu três (na verdade a mecânica foi fornecida pela Zündapp, e as carrocerias pela Reutter), que foram batizados de “Tipo 12”, mas as condições econômicas não levaram à frente o projeto.
O projeto concreto de um carro
popular alemão, refrigerado a ar, de 4 cilindros, de tamanho médio foi baseado
no Tatra 97 (T97), fabricado na Checoslováquia e construído por Tatra em
Kopřivnice, Morávia, de 1936 a 1939.
O Design do Besouro de 1936
Em 18 de janeiro de 1936, Erwin
Komenda esboçou o primeiro projeto de "carro popular". Komenda
trabalhou em vários projetos inovadores e recebeu o cargo de designer-chefe do
departamento de testes e desenvolvimento da Daimler-Benz AG, de 1929 a 1931.
Deixou este trabalho na
Daimler-Benz procurando novos desafios para ingressar no escritório de design
da Ferdinand Porsche, para ocupar o cargo de chefe do departamento de design de
carrocerias, que dirigiu até 1966.
Entre muitos projetos da Porsche
ele desenvolveu o corpo do Besouro VW (Beetle),que no Brasil foi apelidado de
Fusca. Com mais de 21,5 milhões de cópias, o VW Beetle tornou-se o automóvel
mais vendido do século XX.
O famoso logotipo Volkswagen, é
de autoria de Franz Xaver Reimpseb que também desenvolveu o sistema de
refrigeração por ventoinha que é utilizado no VolksWagen a ar.
ref. Wikipédia
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