sexta-feira, 22 de setembro de 2017

PUC de São Paulo: 40 ANOS DE UM MARCO HISTÓRICO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO EM 22 DE SETEMBRO DE 1977

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo foi fundada aos 13 de agosto de 1946 pelo cardeal da cúria metropolitana de São Paulo, dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, nasceu a partir da fusão da Faculdade Paulista de Direito com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento, esta fundada em 1908. Foi reconhecida pelo Decreto-Lei nº 9.632, de 22 de agosto de 1946, recebendo o título de Pontifícia em janeiro de 1947 pelo papa Pio XII.


Durante a época do regime de exceção, o então grão-chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, admitiu professores de universidades públicas que tinham sido cassados pela ditadura, entre eles os professores Florestan Fernandes, Octávio Ianni e Paulo Freire, e tantos mais que passaram a fazer parte do quadro de docentes da universidade.
A universidade era até então considerada "território livre", fora da influência dos militares.

Foi no campus da PUC-SP em 22 de setembro de 1977 que houve a reunião do processo de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), fechada pelo regime militar. Nesta mesma reunião com estudantes de diversas universidades brasileiras, a PUC foi invadida por tropas militares às 21:50 horas comandadas pelo coronel Erasmo Dias, então Secretário de Segurança Pública de São Paulo. Era a então reitora da PUC-SP a professora Nadir Kfouri que defendeu a instituição contra este ato arbitrário.

Foram detidos 854 pessoas e alguns estudantes foram processadas pela Lei de Segurança Nacional vigente à época. 












Em 1978 o inquérito foi arquivado.


Uma indagação:

Quais as atribuições da UNE hoje na representação estudantil brasileira?



“A Fotografia como Concepção Histórica”:PUCSP do Campus da Rua Monte Alegre, 984, Perdizes,SP
















Referências:






Fotos aqui expostas fazem parte do acervo do projeto “A Fotografia como Concepção Histórica” deste missivista do interior da PUC do Campus da Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, SP. As fotos em preto e branco são creditadas à
Comissão da Verdade-PUC de SP

Sem comentários: