As Glórias de um nome: Karl Czernik
Karl Czernik nasceu na cidade de Colônia, Alemanha em 30 de dezembro de 1923. Era filho de Karl Czernik e Catharina Czernik e com apenas 9 meses de idade, chegou ao Brasil com toda a família, a bordo do Navio Belfideria, desembarcando no porto de Santos em 03 de outubro de 1924, pois seu pai fôra contratado na Alemanha para trabalhar na empresa São Paulo Light and Power Company, em São Paulo.
Karl Czernik nasceu na cidade de Colônia, Alemanha em 30 de dezembro de 1923. Era filho de Karl Czernik e Catharina Czernik e com apenas 9 meses de idade, chegou ao Brasil com toda a família, a bordo do Navio Belfideria, desembarcando no porto de Santos em 03 de outubro de 1924, pois seu pai fôra contratado na Alemanha para trabalhar na empresa São Paulo Light and Power Company, em São Paulo.
Karl
Czernik estudou no Grupo Escolar Paulo Eiró, uma escola fundada em Santo Amaro
em 1910. Mais tarde adquiriu experiência como mecânico de bicicletas em Santo
Amaro, e montou a oficina que seria referência aos adeptos do ciclismo na
região.
Em
1937, incentivado pelo seu irmão e esportista João Czernik, iniciou sua
trajetória no ciclismo nacional ficando em 2º lugar em prova infanto juvenil.
Com
17 anos, inscreveu-se na Federação Paulista de Ciclismo e após associar-se ao
Ciclo Clube de Vila Mariana, começou a participar das corridas ainda na 3ª
categoria de ciclismo. Devido ao seu sucesso, tornou-se conhecido pelo apelido
de "Czernik, O Diabo Loiro".
Em
1941 transferiu-se para o Clube Galileu Sembranti,
sendo elevado à 2ª categoria vencendo a prova Getúlio Vargas.
No
ano seguinte, em 1942, sagrou-se Campeão Paulista da 2ª categoria no campeonato
Paulista Individual de Velocidade representando o mesmo Clube Galileu Sembranti.
Em
1943 devido ao seu alto desempenho ascendeu à 1ª categoria do ciclismo,
passando a competir com os principais ciclistas da época.
Durante
o ano de 1944 participou de várias competições, destacando-se com louvor.
Em
1945 participou de várias competições entre elas a Rio - Juiz de Fora - Rio,
conquistando o 2° lugar e a São Paulo - Pirassununga - São Paulo, conquistando
o 1° lugar, ambas consideradas de alto grau de resistência física.
Em 1946 foi consagrado Campeão Paulista de Ciclismo e considerado o ciclista mais completo do Estado de São Paulo
Em
1947 na Prova
São Paulo - São Roque - São Paulo, foi o primeiro colocado e consagrado
bicampeão paulista
Em 1948 transferiu-se para a Sociedade Ciclística Alda Alegrini. Na Prova Tenente Magalhães Padilha, foi o primeiro colocado e considerado o ciclista mais completo do Estado de São Paulo,
Em 1949 - Prova São
Paulo - Pirapora - São Paulo, foi tricampeão paulista.
Manteve a regularidade
de grande atleta sendo seus números de vitórias algo surpreendente: 41 vitórias
como primeiro colocado; 10 vitórias como segundo colocado; 9 vitórias como
terceiro colocado; 6 vitórias como quarto colocado, 5 vitórias como quinto
colocado e 1 vitória como oitavo colocado. Por motivos técnicos do equipamento teve
que desistir por seis vezes.
Manteve
por algum tempo sua oficina à Rua Tenente Coronel Carlos Silva Araújo, nº 448,
em Santo Amaro, onde se reuniam os adeptos do esporte ciclístico e do Ciclo Clube Karl Czernik.
Sua
trajetória de vitórias terminou tragicamente no dia 16 de agosto de 1949, na
cidade de Campinas, vítima de um mal súbito, enquanto participava da prova
"Volta do Interior".
Depois
suas lembranças ainda foram preservadas e fizeram parte do Ciclo Clube Karl Czernik que juntamente com o Círculo Operário de Santo
Amaro promoveram o a 2ª Prova Ciclística “Paulo Eiró” em 1953 sob a orientação
da Federação Paulista de Ciclismo.
Foram inscritos 46 concorrentes de ponta desse esporte e
com percurso de 33 quilômetros sagrando-se campeão Marcelino Rodrigues, do
Clube Karl Czernik.
Assim o clube campeão foi laureado através do sub-prefeito
de Santo Amaro, Fernando Scalamandré Jr. recebendo as honras o presidente do
clube, senhor João Czernik, irmão de Karl Czernik.
A prova teve grande repercussão
através da Rádio Panamericana com seus locutores Wilson Fitipaldi e Rajja Saad.
Nota: Aguarda-se informações complementares
Referências:
Jornal
Correio Paulistano, 15 de setembro de 1942
Dicionário
de Ruas de São Paulo.
Revista
Interlagos 1953
Revista
Santo Amaro, 1947
Depoimento por ocasião da laureada família de Karl Czernik, com o Troféu
Botina Amarela, e que me foi disponibilizada a biografia através do senhor João
Elias.
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