O grande desafio do Extremo Sul de São
Paulo: Responsabilidade Ambiental
A construção da Auto-Estrada S/A, depois denominada Washington Luís em
1928, com 16 Km, ligava a cidade de São Paulo à cidade de Santo Amaro atingido
a região do Socorro através do complemento da Avenida Interlagos.
A Cidade Dutra tem como data
oficial o início das obras em 25 de janeiro de 1949, com implantação do grande
empreendimento residencial prevista para 1500 casas sendo o loteamento
planejado e construído com incentivo da empresa Auto-Estrada S/A, do
empreendedor Louis Romero Sanson e com financiamento do Caixa de Aposentadoria e Pensões de Serviços Públicos em São Paulo,
para uso habitacional de servidores, sendo seu então presidente Dr. Joaquim
Fernandes Moreira. Os
moradores faziam parte da caixa mutuaria da CAPSP, e funcionários da Light,
Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Companhia de Gás,
Departamento de Águas e Esgotos, VASP e da própria Caixa. Foi dotado desse nome
em homenagem ao Marechal Eurico Gaspar Dutra, que fora Ministro da Guerra do Governo de Getúlio Vargas e que exercia a presidência do Brasil à época da criação do empreendimento.
Possuía infra-estrutura básica com algumas ruas pavimentadas, e alguma iluminação
pública, sendo água bombeada de nascentes que formavam o Lago do Autódromo.
O sistema de transporte coletivo possuía deficiência em pontualidade,
com poucos ônibus e era feito pela Empresa Marsilac Ltda e depois pela Primor se
encarregou dessa área sempre com deficiência costumeiro da setor.
Em 1º de julho de 1950 dar-se-ia a inauguração da “Cidade Previdenciária Presidente Dutra” encontrava-se completamente
isolada, mas representou uma experiência pioneira na região. Logo foram
estabelecidas linhas de ônibus para atender ao novo bairro que passou a exercer
função polarizadora no desenvolvimento de seus arredores.
Em 12 de outubro de 1950 houve por bem da população para reivindicar
melhorias, além de participação social e cultural, fundar a Sociedade Amigos de
Interlagos, SAI, ocorrendo a primeira reunião à Rua Pagão, hoje Oswaldo Caetano
Tosi, em homenagem ao seu primeiro presidente.
A estrutura administrativa além do mencionado presidente era constituída pelo vice, José Faria Barbosa; secretário Francisco Sales Cleto, seguido de Antonio Mandarino e Felício Sanicandro; com os tesoureiros Nicolau Angelo Martin e Virgílio do Nascimento, tendo um Conselho com os seguintes membros João Aquila; Floriano Embo, Paulo Horcel Sobrinho; João Teixeira de Paula; Francisco de Pasqual; Manuel Gonzales Portela; Germinal de Paula; Vitor Pires, Mario Poggi; Ernesto Pereira Amarante; José França; Atílio Ruggiero; Jacinto da Silva; Silvio Guimarães, Elias Abrão e muitos outros colaboradores.
A estrutura administrativa além do mencionado presidente era constituída pelo vice, José Faria Barbosa; secretário Francisco Sales Cleto, seguido de Antonio Mandarino e Felício Sanicandro; com os tesoureiros Nicolau Angelo Martin e Virgílio do Nascimento, tendo um Conselho com os seguintes membros João Aquila; Floriano Embo, Paulo Horcel Sobrinho; João Teixeira de Paula; Francisco de Pasqual; Manuel Gonzales Portela; Germinal de Paula; Vitor Pires, Mario Poggi; Ernesto Pereira Amarante; José França; Atílio Ruggiero; Jacinto da Silva; Silvio Guimarães, Elias Abrão e muitos outros colaboradores.
Depois foi edificada a sede na Rua Mangaratiba, 316, que assim se
tornava integrante das Sociedades Amigos de Bairros, Vilas e Cidades do Estado
de São Paulo. Pela Lei Municipal 11.066, de 04 de setembro de 1991, foi
instituído o “Dia do Bairro Cidade Dutra”.
O JORNALISMO PIONEIRO
O primeiro jornal da Dutra chamou-se Obelisco e foi fundado por Yolando
Gomes Sant’Anna, sendo seus colaboradores João Teixeira de Paula e Geraldo
Trindade de Morais e seu primeiro número saiu em junho de 1953.
Em agosto de 1955 foi idealizado o segundo jornal denominado “O Cidade Dutra”,
sendo seu diretor Walter Bayerlein, com o redator Paulo Horcel Sobrinho e
secretário Vicente de Paula Pires.
Depois em novembro de 1964 saia também "O Interlagos" fundado por João Teixeira
de Paula.
MARCOS IMPORTANTES
Alguns marcos ficam registrados ligados pela Avenida Teotônio Vilela
Praça Dona Carmela Dutra, Praça Escolar
Paróquia São Joaquim, na Rua Maria Adelina França Whitaker, 450
Nossa Senhora da Esperança, Rua
Nossa Senhora de Nazaré, 101.
EQUIPAMENTOS LÚDICOS E CULTURAIS
Como referência lúdica há de
citar o Acadêmicos da Cidade Dutra, o Parque Castelo, o CDC Barcelona, a Sala
Chico Buarque de Holanda, CEU Cidade Dutra, enfim uma gama de locais de
referência incluindo a Organização Santamarense de Ensino e Cultura, OSEC, que
atualmente responde pelo ensino superior como UNISA, além de hospital e
maternidade de referência para a população, na Rua Guaiúba , 312 fundado em 1954.
Como referência lúdica há de
citar o Acadêmicos da Cidade Dutra, o Parque Castelo, o CDC Barcelona, a Sala
Chico Buarque de Holanda, CEU Cidade Dutra, enfim uma gama de locais de
referência incluindo a Organização Santamarense de Ensino e Cultura, OSEC, que
atualmente responde pelo ensino superior como UNISA, além de hospital e
maternidade de referência para a população, na Rua Guaiúba , 312 fundado em 1954.
Outros bairros continuavam a se formar como resultado de iniciativas
imobiliárias, através de loteamento de
glebas quase sempre sem preocupações urbanísticas ou outros critérios além da
obtenção de lucros. Característica comum a todos foi o fato de que a linha
de ônibus surgiu em decorrência do núcleo já loteado e ocupado. Por outro lado,
as estradas percorridas pelos ônibus funcionaram como eixos, gerando pequenas
aglomerações em torno dos pontos de parada ou no terminal da linha. Nestes
locais instalaram-se estabelecimentos comerciais e de serviços, geralmente
modestos, para atender às necessidades locais e expandiram-se transformando o
espaço urbano.
Muito
há que contar e acrescer à crônica, que está aberta para novas referências
históricas com novas considerações que possam advir da população que “fez a
Cidade Dutra”.
Outros textos complementares disponíveis:
RIO GRANDE DE
JURUBATUBA, A “ILHA” DO BORORÉ E A REPRESA BILLINGS
Cidade Satélite de
Interlagos, Avenida Washington Luís e o Aeroporto de Congonhas.
EXTREMO SUL DA
CIDADE DE SANTO AMARO: SOCORRO!
Referências:
Revista Brasil Novo Milênio,
julho/agosto de 2006
A TRIBUNA, 4 de
outubro de 1975, p. 9
VALDIR MARTINS, INTERLAGOS: Desafios de
um Projeto de ‘Cidade-Jardim’- CAPÍTULO IV Interlagos: do idealizado loteamento
estilo ‘Cidade-Jardim’ ao bairro
Meu Bairro, Minha Cidade: Cidade Dutra http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/capela_do_socorro/historico/index.php?p=916
Carmela Teles Leite
Dutra: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carmela_Dutra
Zoneamento
da cidade de São Paulo:
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