Milagre de Orvieto – Bolsena – Itália – 1263
A catedral de Orvieto, na Itália, guarda um dos milagres eucarísticos mais importantes na história da Igreja e que motivou o papa Urbano IV a instituir a solenidade de Corpus Christi.
Em meados do século 13, o padre Pedro de Praga duvidava sobre a presença de Cristo na Eucaristia e realizou uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé.
Ao
regressar, enquanto celebrava a missa em Bolsena, na cripta de Santa Cristina,
a Sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal com o sangue.
A notícia chegou rapidamente ao papa Urbano IV, que estava muito perto de Orvieto e mandou que o corporal fosse levado até ele. A venerada relíquia foi levada em procissão e diz-se que o pontífice, ao ver o milagre, ajoelhou-se diante do corporal e, em seguida, o mostrou à população.
Em 11 de agosto de 1264 o Papa publicou a bula “Transiturus”, onde prescreveu que fosse celebrada a solenidade de Corpus Christi em toda a Igreja na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade, (oitava de Pentecostes) em honra ao Corpo de Cristo.
A relíquia do milagre de Bolsena se encontra na Catedral de Orvieto, em uma capela construída em honra a este milagre. Todos os anos o corporal sai em procissão na época da Festa de Corpus Christi.
A
reverência de “Corpus Christi” é a celebração solene que a Igreja comemora o
Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo
Sacramento sai em procissão às ruas.
Sem comentários:
Enviar um comentário