Antes do Autódromo de Interlagos
A
Companhia City que loteou regiões de São Paulo, com o conceito inglês de
jardins, já tinha patrocinado em 1936 uma corrida internacional pelas ruas e
avenidas desses seus empreendimentos, tendo como pista principal a Avenida
Brasil para efeito publicitário de seus loteamentos. (Estado de São Paulo de
dia 12 de julho de 1936).
Esse evento foi idealizado pelo Automóvel
Clube do Brasil e o Automóvel Clube Paulista o Grande Prêmio São Paulo São
Paulo, em julho de 1936, perfazendo o trajeto que tinha início na Avenida
Brasil; Rua Canada; Rua Chile; Avenida 9 de Julho; Rua Estados Unidos; Rua
Canada; Avenida Brasil; Rua Atlântica e retorno até a Avenida Brasil,
perfazendo 60 voltas. Na última volta ocorre um acidente com a piloto Elenice
que se choca com Manuel de Teffé, causando a morte de vários espectadores e em
razão deste fato acontece a proibição no Brasil dos circuitos de rua.
O Automóvel Clube do
Brasil e o interesse por um autódromo
Nesta
época Euzébio Matoso, era diretor do Automóvel Clube do Brasil, e preocupado
com a repercussão negativa do acidente sugeriu ao engenheiro inglês radicado no
Brasil, Luís Romero Sanson, presidente da Construtora Auto Estradas S.A., a
construção de um autódromo.
A Construtora Auto Estradas S.A. (AESA) já
havia projetado e construído o Aeroporto de Congonhas e a Estrada que ligava
São Paulo a São Amaro e que mais tarde receberia o nome de Washington Luís,
estava construindo a Cidade Satélite de Interlagos, na região de Santo Amaro e
viu nessa oportunidade atrair compradores construindo um autódromo em São
Paulo.
A Inauguração
do Autódromo de Interlagos
A
inauguração do autódromo ocorreu em 12 de maio de 1940 do que se consolidaria
desde aquele momento, no mais importante palco do automobilismo nacional: o
Autódromo José Carlos Pace (Interlagos).
Na inauguração existia uma pista de terra
batida, para sua primeira disputa do 3º Grande Prêmio São Paulo, que largou às
14h30 para as 25 voltas, totalizando 200 quilômetros de percurso. O evento teve
ainda uma disputa de motocicletas.
Os jornais da época registraram a 15 mil
pessoas compareceram à abertura do primeiro autódromo do Brasil. A corrida foi
vencida pelo piloto Arthur Nascimento Júnior, que completou as 25 voltas da
prova com seu Alfa Romeo 3500 cilindradas em 1h46min44s. Chico Landi, de
Maserati 3000 cilindradas, foi o segundo, e Geraldo Avellar, com um Alfa Romeo
2900 cilindradas, ficou em terceiro.
O piloto vencedor da corrida, Nascimento
Júnior com seu Alfa Romeo fez a melhor volta com o tempo de quatro minutos, 9
segundos e um décimo (4’09”1s) a uma média de 115,029 km/h.
12 de maio
de 1940: data da corrida inaugural do Autódromo de Interlagos. Foi no evento
III Grande Prêmio Cidade de São Paulo, corrida disputada sob muita expectativa.
Trinta carros Grand Prix alinharam para o grid, mas outros dezessete não
atingiram o tempo mínimo estabelecido (5 minutos e trinta segundos!) para
participar da prova.
Depois de 25 voltas, o vencedor foi o piloto Nascimento Júnior (Alfa Romeo 3.500 cc). Ele também fez a melhor volta com o tempo de quatro minutos, 9 segundos e um décimo (4’09”1s) a uma média de 115,029 km/h.
Depois de 25 voltas, o vencedor foi o piloto Nascimento Júnior (Alfa Romeo 3.500 cc). Ele também fez a melhor volta com o tempo de quatro minutos, 9 segundos e um décimo (4’09”1s) a uma média de 115,029 km/h.
Começava deste modo a zaga de um dos mais
importantes circuitos automobilísticos mundiais que faz parte da história de
grandes pilotos nacionais e internacionais, de conhecimento dos adeptos desse
esporte.
Cidade Satélite de Interlagos, Avenida Washington Luís e o Aeroporto de Congonhas.
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2012/07/cidade-satelite-de-interlagos-avenida.html
Automóvel Club de
São Paulo: Um dos Palacetes Prates, São Paulo/SP
Imagens dessa história:
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