domingo, 24 de novembro de 2019

Automóvel Club de São Paulo: Um dos Palacetes Prates, São Paulo/SP

Nossos avós viram São Paulo de um jeito, nós de outro...como verão os que virão?

Durante vários anos o Automóvel Clube funcionou num dos palacetes gêmeos do Conde Eduardo da Silva Prates. Era o que ficava mais próximo ao viaduto do Chá. Essa construção foi demolida no início dos anos 50 para dar lugar ao edifício Conde Prates.
Estava situado na Rua Líbero Badaró nº 46 em terreno de 16x30 metros, para edificar um prédio de três andares, com todo o luxo e conforto possíveis: salão de leitura, salão de dança, salão de recepção, restaurante, salão de chá para famílias, sala para bilhar, sala de jogos, barbeiro. O Automóvel Club de São Paulo contava inicialmente 230 sócios. O prédio foi demolido no início dos anos 50.

Eduardo da Silva Prates, primeiro conde de Prates (São Paulo, 8 de novembro de 1860 - São Paulo, 22 de março de 1928) foi um negociante (empresário) brasileiro, dedicado aos ramos imobiliário, bancário e férreo. Filho do Dr. Fidêncio Nepomuceno Prates e de Dona Inocência da Silva Prates, filha do Barão de Antonina. Sentindo muito cedo pendores e inclinação pela vida comercial, devotou-se do ramo dos negócios ao qual emprestou o seu espírito dinâmico e a sua invulgar capacidade de trabalho. Desposando a senhora Antônia dos Santos Silva, de velha estirpe paulista, depois Condessa de Prates, filha do Barão de Itapetininga e da Baronesa de Tatuí, família das mais nobres e honrosas tradições brasileiras, o Conde alargou o seu campo de atividades, tornando-se adiantado agricultor e diligente pecuarista.














Edifício Conde de Prates (atual)
O prédio foi projetado pelo arquiteto italiano radicado em São Paulo, Giancarlo Palanti e suas obras foram executadas pela Construtora Alfredo Mathias Ltda. Inaugurado em 1955, oferecia 80 vagas para automóveis e elevadores e foi anunciado pela construtora e incorporadora Segurança Imobiliária no dia 23 de novembro de 1948. O edifício Conde Prates era um dos mais altos do centro de São Paulo ao ser inaugurado, em 1955.
Endereço = Rua Líbero Badaró esquina com Viaduto do Chá
Arquiteto = Giancarlo Palanti
Projeto = de 1952
Construtora= Alfredo Matias Ltda.
Locação = Edifício para Escritórios
Pavimentos = 33 andares, com 3 pavimentos
Altura = 112 metros
Construção = 1952
Inauguração= 1955

Ref.:

Matéria jornalística O Estado de S. Paulo - 23 de novembro de 1948 e 30 de julho de 1950

Sem comentários: