segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Fundição de Val d'Osne e a Aurora de Santo Amaro, SP

A arte degradada na Praça Coronel Lisboa, Santo Amaro, São Paulo

A invenção do gás de iluminação e, mais tarde, o nascimento da eletricidade orientaram a inspiração artística para as tochas e candelabros. Tais peças assinadas por Mathurin Moreau, um dos maiores artistas da fundição da França são admiráveis:  Aurora e Crepúsculo



Fontes d’Art. Album nº 2. Société Anonyme des Hauts-Forneaux et Fonderies du Val d'Osne.

Os corpos de ambas são de estilo belíssimo, ligeiramente encobertos por um véu, o braço erguido valorizando o busto perfeito. Há poucos exemplares, talvez meia dúzia de peças encontradas em diferentes lugares, são obras-primas de graça, representando a delicadeza feminina.
Um destes lugares, onde há uma dessas peças, Aurora, é na Praça Coronel Lisboa, Santo Amaro, São Paulo, mas que se encontra em estado deplorável! 

O ferro fundido é de grande acabamento e a figura representa a suavidade da "pele" muito lisa, um grau difícil de extrair em peças fundidas, que geralmente apresentam um grau elevado de aspereza. Na década de 1990, as obras Aurora e Crepúsculo, de Mathurin Moreau, foram adquiridas por 250 mil Francos, anterior ao euro, algo próximo nos dias atuais de 150 mil dólares.
Talvez não fosse uma grande soma, talvez valessem um pouco mais considerando a valorização monetária, mas em se tratando de uma peça em ferro fundido “que vale somente a massa do quanto pesa” é algo extraordinário!
As "tocheiras" com a coloração de um tom cinza enegrecido da própria peça de como ela sai do molde de fundição, representam outra forma de exibir a magnificência da mulher e atender ao gosto e apreciação pública. O exotismo colonial estava em voga no início do século 20, e as tocheiras representavam o fulgor da iluminação da Aurora.
Em Santo Amaro, São Paulo, existe uma peça representando a "Aurora" da famosa Fundição de Val d'Osne; França, obra esta que analisada seu estado de conservação,  pode-se crer que  não vale nada, está destruída e prenchida de concreto nos glúteos, e o braço que ostentava a graça de alguma tocha ou condelabro, foi arrancado!!!
Ornamentar custa para manter a manutenção, mas vale muito seu valor representativo de um momento histórico!

Descaso custa muito mais!!!
Arte, ora arte!!!

Sem comentários: