A FAMILIA
O Jovem José Wilson de Souza, paulistano da gema, nasceu em 24 de setembro de 1976, no bairro Jardm Ângela. Seus pais, Francisco Nene de Souza e Maria Marlene Ferreira de Souza, residentes na zona sul de São Paulo, onde mantinham um comércio familiar na região.
José Wilson, ou Lulinha, mesmo com seu afazeres tinha sempre ativa vida ativa religiosa, sendo assim foi encaminhado por vocação a partir de 1998.
Incentivado diretamente por padre James Crowe, o padre Jaime irlandês, que serviu como pároco na cidade de Embu das Artes, onde o jovem Lulinha, como era chamado, servia por um período de discernimento em 1999 na Paróquia Santos Mártires, onde participou do Fórum em Defesa da Vida e pela Superação da Violência, que faz parte da Forania M’ Boi Mirim, da diocese Campo Limpo, edificada em 1989, tendo sido seu primeiro bispo Dom Emílio Pignoli.
O CAMINHO DO SEMINÁRIO ATÉ A ORDENAÇÃO
Frequentou o “Seminário Propedêutico São Pedro e São Paulo” a parti de 8 de janeiro de 1999, onde teve contato com os estudos introdutórios de pastorais cristãs.
Seus estudos foram ampliados do ano de 2000 a 2006 no campus da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na Avenida Nazaré, no bairro do Ipiranga, atualmente vinculada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciando-se em Filosofia e Teologia.
Frequentou em seu estágio religioso em outras paróquias a saber: Sagrado Coração de Jesus e Paróquia São Luiz Gonzaga, no distrito Jardim São Luiz, São João Maria Vianney, no município de Taboão da Serra e Jesus o Bom Pastor, no bairro Parque do Lago. No bairro Jardim São Luiz, esteve um trabalho de repercussão perante a comunidade e os jovens que repercutiu por muito tempo com diácono constantemente presente.
Sua ordenação presbiteral ocorreu em 24 de junho de 2007, por imposição das mãos sagradas pelo então bispo Dom Emilio Pignoli, celebração realizada no antigo Ginásio de Esportes da Cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo, hoje inexistente, pois em seu lugar há outra estrutura.
Depois de sua ordenação foi recebido com entusiasmo na Paróquia São Luiz Gonzaga, onde celebrou a primeira missa em 8 de julho de 2007, tendo a presença de sua mãe e como concelebrante o padre Edmundo da Mata, neste tão importante momento do padre José Wilson, carinhosamente lembrado sempre como padre Lulinha e por um tempo serviu a Comunidade Nossa Senhora da Penha, fundada em 2008, por padre Décio!
Em 2013 frequentou o Centro Universitário Salesiano de São Paulo no Campus Pio XI, cursando pós-graduação, na área de Pastoral Juvenil católica.
Em 2013 frequentou o Centro Universitário Salesiano de São Paulo no Campus Pio XI, cursando pós-graduação, na área de Pastoral Juvenil católica.
Sua atividade atual está vinculada ao Seminário Diocesano de Campo Limpo de Nossa Senhora Aparecida, situado à Rua Ágata, 163, Parque Monte Alegre, Taboão da Serra, onde exerce o ofício de vice-reitor, colaborando nas atividades formativas do seminário.
Tem formação em ciências contábeis que o ajuda muito na parte administrativa de sua atuação na paroquia sobre sua responsabilidade.
Foi enviado em missão religiosa onde esteve presente em audiência como o reverendíssimo Papa Francisco, no Vaticano.
“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância.” (Jo 10,10)
OS DESAFIOS ATUAIS DA DIOCESE CAMPO LIMPO A NOVA HERMENÊUTICA DA COMUNICAÇÃO
Hoje o padre Wilson, como todo o clero, se reporta ao atual bispo 3º bispo diocesano de Campo Limpo, Dom Valdir José de Castro, nomeado em 14 de setembro de 2022, pela Santa Sé, pelo Papa Francisco, que diante de si tem o desafio de implantar nova visão religiosa na área de atuação da Diocese, como presidente da comissão episcopal para a comunicação da CNBB, sendo graduado em jornalismo e doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade de São Paulo, além de vice-diretor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, um especialista em semiótica, área que analisa todas as formas de linguagem: verbal, visual, sonora!
Sacerdote José Wilson de Souza estando diante desses desafios de novos tempos, faz parte deste momento histórico da Diocese Campo Limpo, formada a partir do ano de 1989, com sua consolidação nestes próximos anos!
Referência:
Depoimento do Padre José Wilson de Souza























Sem comentários:
Enviar um comentário