quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SÃO PAULO: TOMBO DE UMA CIDADE SEM ROSTO

A cidade e seus símbolos... degradados e degredados

Definição de tombo:
1) Ato de cair para o lado;
2) Inventário autêntico dos bens de raiz com as suas demarcações e confrontações.


OS DOIS TOMBOS PRESENTES NA INDIFERENÇA:

PARQUE DOM PEDRO II-SP Em frente ao que já foi o Palacete Nacim Schoueri, que em 1930 comportava 54 apartamentos e 15 lojas sortidas dos mais variados produtos, hoje em "fase terminal" de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, CONDEPHAAT, jaz um corpo tombado sem amparo de um Conselho!!!

ESCORÇO:

Havia de recorrer na buscar incessante de uma cidade sem rosto, uma cidade que não existe mais, que pouco tem de história preservada, que nada tem de contato com o “ontem”, pois tudo nela demanda expansionismo; e, o que não se destroem hoje, amanhã, sem dúvida, não existirá mais o que simbolizou uma época.
Evidente que as tendências de vanguarda devem buscar a inovação, mas esta condição não é soberana para apagar da história o tradicional de um conceito do que um dia também foi modernidade. No conceito de urbano há de se encontrar o modelo em manter preservada a historia daquilo edificado que tornou possível o presente. Os elementos antigos e modernos devem conservar a dialética para enxergar-se no tempo e espaço todo um conceito desta modernidade almejada, sem competições destruidoras.

A óptica da observação existencialista é mais lenta do que a capacidade das máquinas progressivas, onde tudo em São Paulo vira escombros. As imagens congeladas em “A Fotografia Como Concepção Histórica” será a tese de doutorado do futuro, nada do resquício histórico será preservado, pois “tudo que é sólido desmancha no ar” e a memória é nosso sexto sentido!!!A Casa das Retortas, situada na Rua das Figueiras, 77, Parque Dom Pedro II, foi inaugurada oficialmente em 28 de agosto de 1872, quando recebeu a autorização do Império, via decreto nº 5071, e pertencia a companhia inglesa "The San Paulo Gas Company", fundada em Londres em 1869, hoje Companhia de Gás de São Paulo, Comgás(desde 14 de abril de 1999 controlada pelo Grupo BG e pela Shell) introduziu a iluminação pública que através de usina fornecia gás destinado ao iluminação abastecimento da cidade de São Paulo a partir do carvão mineral, a hulha proveniente da Inglaterra.
Estava situada próxima às margens do rio Tamanduateí, com água em abundância para resfriamentos de equipamentos e às estradas de ferro, a casa que abrigaria o Gasômetro. A área era parte da Chácara da Figueira, propriedade da Marquesa de Santos. Com a demanda e consumo sendo sempre crescente, foi necessário aumentar o Gasômetro, sendo edificada nova usina em 1889, atual Casa das Retortas (a construção original foi demolida na década de 1910). Em 1967 as instalações da então Companhia Paulista de Serviços de Gás foram declaradas de utilidade pública pela Prefeitura. O edifício sofreu então adaptações e restauros, sendo mantidas características da década de 20. Abrigou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA. Está sendo restaurada para incorporar o Museu da História de São Paulo.

Nota: A primeira partida de futebol realizada no Brasil foi entre funcionários das empresas San Paulo Gas Company(Companhia de Gás de São Paulo) e The São Paulo Railway Company(Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e se realizou em 14 de abril de 1895. Entre as ruas da Figueira e Gasômetro, por iniciativa de Charles Miller.

*http://www.arquivoestado.sp.gov.br/imprensa/ver_clipping.php?id=144
**SILVA, João Luiz Máximo da. Cozinha modelo: O Impacto do Gás e da Eletricidade na Casa Paulistana(1870-1930).São Paulo: EDUSP,2008

*A Província de São Paulo: Das estalagens de taipa de pilão ao primeiros hotéis de alvenaria, como o Hotel Palm de propriedade de Carlos Abraão Bresser, alemão naturalizado, construído em 1853, no Largo do Capim, em frente a Igreja São Francisco, aparecem as edificações planejadas, como o Grande Hotel, que começou a operar em 1878, na Rua São Bento, 49(acima), que era na época considerado o melhor hotel do Brasil.

*NOTA: De Capitânia e Província até ao Estado da Maior Cidade Americana do Sul: O Município de São Paulo.

Em 1821 a Capitânia era formada pelos estados do Paraná e São Paulo transforma-se em Província. A Assembléia Legislativa da Província de São Paulo foi instalada no dia 2 de fevereiro de 1835 junto ao Palácio do Governo no Pátio do Colégio, sendocomposta por 36 membros, sendo Nicolau de Campos Vergueiro seu primeiro presidente. Em 1853 o Paraná alcança sua autonomia. Na época havia na Província de São Paulo 326 mil habitantes. São Paulo era a quarta Província em importância superada pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Em 1879, sua sede foi transferida para o Largo de São Gonçalo, próximo à atual Praça João Mendes. Proclamada a República, em 15 de novembro de 1889, a Assembléia foi extinta, pelo Decreto n.º 7, de 20 de novembro de 1889, expedido pelo Governo Provisório. Promulgada em 24 de fevereiro de 1891, a Constituição Federal conferia aos Estados-membros autonomia para organizar o Poder Legislativo. O Congresso do Estado de São Paulo foi instalado em 8 de junho de 1891 e a Constituição Política do Estado foi promulgada em 14 de julho de 1891 e determinava que o Poder Legislativo paulista seria exercido pelo Congresso, composto pelo Senado e Câmara dos Deputados estaduais.
Colégio Des Oiseaux, ficava na esquina das ruas Caio Prado e Augusta, demolido na década de 60, para ser um terreno baldio....
Rua Líbero Badaró, nº 346: A “Casa Sampaio Moreira” foi construída em 1924 com 13 andares e 50 metros de altura, sendo o prédio mais alto da cidade, até ser superado pelo Edifício Martinelli. Foi projetado pelo arquiteto Cristiano das Neves, sendo o comerciante português José de Sampaio Moreira o investidor do projeto da “fortuna” de 1.900 contos de réis. A cobertura do prédio possui uma abóbada vazada e pergolado sustentado por colunas gregas. Teve uso como prédio de escritórios até 2008, sendo desapropriado pela Prefeitura para instalação da “Secretaria Municipal de Cultura” prevista para 2012.

SOMENTE UMA FACHADA HISTÓRICA: CINE CAIRO, na (ex) Rua Formosa, 401-SP-Restos do Vale, uma praça dentro da Praça Central
Casarão de 1911 da família do barão de Bocaina, na esquina da Alameda Santos com a Rua Padre João Manoel, região da Paulista.
AVENIDA PAULISTA, Nº 1919-Construida em 1905 pelo Engº Antonio Frnandes Pinto e pertencente a família Franco de Mello
BRIGADEIRO LUIZ ANTONIO, Nº 2576- 'tá lá um corpo estendido no chão!

A cidade pertence aos carros, a casa característica não existe mais, pois estacionamento é muito mais lucrativo, até o momento da próxima trasformação!(PROXIMIDADES DA ALAMEDA JAÚ)
SÃO PAULO: AVENIDA BRIGADEIRO LUÍS ANTONIO X RUA SANTA "MAGDALENA"
RUA SANTO AMARO PÇ DA BANDEIRA-CIDADE DE SÃO PAULO
RUA ASDRUBAL DO NASCIMENTO CENTRO SP

Bela Vista-BIXIGA (SÃO PAULO)
Rua Santo Antonio, nº 538, em julho de 2010
Rua Santo Antonio, Nº 538, em outubro de 2010
LUZ PARA TODOS! GENTRIFICAÇÃO DO ESPAÇO
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA LUZ COM OBRAS DO METRÔ A ESQUERDA

1 comentário:

Anónimo disse...

Um detalhe: a casa menor da Rua Asdrúbal do Nascimento está ameaçando desabar sobre a maior?