O "Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação" e da "Agência Espacial Brasileira" cometeram um erro grosseiro na POSTAGEM OFICIAL em comemoração aos 152 anos do nascimento de Santos Dumont, ocorrido em 20 de julho de 2025!
A apresentação usada nas redes sociais contém um Santos Dumont (que também não parece o inventor) posicionado pilotando o 14-Bis na parte das asas maiores do avião, como se fosse impulsionado com o motor à frente, quando o correto o motor fica na traseira do avião, alçando voo no sentido da "canard", asa menor!
O 14 Bis (depois chamado de Oiseau de Proie=Ave de Rapina)
Inicialmente, o 14-Bis era um aeroplano construído unindo-se ao balão 14.
O avião 14 Bis possuia uma estrutura de madeira e bambu, com grandes asas de superfície curva e uma hélice na parte traseira. O avião era impulsionado por motor em VAntoinette de 8 cilindros em V, com 8 litros de cilindrada e 50 HP de potência a 1.500 RPM, cilindros de 110 mm de diâmetro por 105 mm de curso do pistão, desenvolvido por Levasseur.
Em 12 de novembro de 1906, o 14 Bis já com sua terceira versão do "Oiseau de Proie", Santos Dumont estabeleceu o recorde de distância da época, ocorrido no Parque de Bagatelle, em Paris, onde era palco para diversas experiências de aviação para Santos Dumont.
Neste local há um monumento que faz menção ao voo do 14-Bis, no qual está escrito (traduzido):
"Aqui, em 12 de novembro de 1906, sob o controle do aeroclube da França, Santos-Dumont estabeleceu os primeiros recordes de aviação do mundo. Duração: 21s 1/5, Distância: 220 m."
Após a conquista do voo com o 14-bis em 1906, Santos-Dumont criou uma aeronave como meio de transporte pessoal, acessível e fácil de pilotar. Em suas memórias, ele expressou seu desejo de democratizar os céus: "Não trabalhei para a glória de meu nome, nem para a riqueza. [...] Pus tudo em domínio público. Acho que é o meu dever para com a Humanidade".
Foi idealizada a Demoiselle ou Libellule (libélula, em francês) inspirado na aparência graciosa, leve e frágil da aeronave projetada e desenvolvida entre 1907 e 1909.
Os Demoiselle são considerados os primeiros ultraleves do mundo e representam um marco na história da aviação por seu design inovador, baixo custo e por serem as primeiras aeronaves cujo projeto foram disponibilizados gratuitamente ao público.
A carreira de Santos-Dumont como piloto terminou em 4 de janeiro de 1910, pois no voo inaugural de um novo modelo de avião, Demoiselle (talvez o Nº 22 modificado), um dos estais de arame que sustentavam a asa se rompeu em pleno voo e o avião caiu de uma altura de quase 30 metros. Santos-Dumont sobreviveu com ferimentos leves, mas ele nunca mais pilotou um avião. Acredita-se que este evento, somado ao crescente uso militar da aviação, ao que era contrário, e ao diagnóstico de esclerose múltipla, contribuiu para sua aposentadoria precoce e subsequente depressão.
Vide outros links:
https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Wright_Flyer?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc
https://www.ottorodenburg.nl/Blt/hist/chron/chron_en.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidroavi%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bl%C3%A9riot_A%C3%A9ronautique
https://adslatin.com/conheca-a-historia-do-14-bis/#:~:text=O%20Voo%20Hist%C3%B3rico,recorde%20de%20dist%C3%A2ncia%20da%20%C3%A9poca.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o
https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Canard_(aeronautics)?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santos-Dumont_Demoiselle
https://culturaaeronautica.blogspot.com/2009/12/antoinette-v-8-o-motor-do-14-bis.html?m=1
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/41497/INDEPEND%C3%8ANCIA%20DO%20BRASIL%20-%20O%20Fato%20Hist%C3%B3rico%20de%20Santos%20Dumont%20em%207%20de%20setembro:%20Um%20Marco%20na%20Avia%C3%A7%C3%A3o
https://www.youtube.com/watch?v=a6M6BaZRo2M
Sem comentários:
Enviar um comentário