terça-feira, 15 de julho de 2025

A Merenda Escolar e a Bolsa Educação de Quem Nunca Teve!

....novos tempos!!! 

O sustento era somente o de casa, voltava da escola com a barriga a roncar, batendo no rosto o vento, um uniforme de linho, azul-marinho, mas só pra lembrar, não havia tanta esmola de dar algo sem labutar, e era em casa que se tinha o sustento, o melhor alimento:
Ovos do galinheiro, omeletes com cebolinha, salsinha, coentro, tudo dentro da panela, mandioca, pimentão, cenoura, couve, milho, pois pouco era o dinheiro, e tudo tirado do chão, se dava pro filho sem muita prosa e de quebra uma suco de limão rosa...uma delícia azeda, amora de montão!
Arroz e feijão, que bem se entenda, tinha que comprar a granel na "venda" do seu João, marcado na caderneta de papel, e nada era lançado fora, ou desperdiçado.
Não havia, como hoje, muita regalia, e até acho essa coisa engraçada, ter muita coisa enlatada, salgadinhos com gosto de nada, só de sal, que pode fazer mal, o doce era de mamão verde, abóbora...um dia ganhei um chocolate que virou pirulito, não comi, chupei para durar mais, dormi e sonhei com essa pura ilusão!
O pai tinha "trabalho e renda" não tinha bolsa disso e daquilo, o dinheiro dava e a mãe se virava, a música a noite era de grilo ou de um rádio cheio de chiado, que pouco se entendia o que era falado!
O terreno da casa não foi invadido não, foi pago suado, tim tim por tim, dizia os velhos pra mim! Nosso teto era de madeira, um barracão de primeira, um poço no terreiro, água igual de mina, daquelas descida de colina, um colosso, seu moço!
O banheiro de latrina era do lado de fora, perigoso e mal cheiroso, não tão bonito como agora e a cozinha tinha um fogão a lenha e o piso um vermelhão, uma santa ao lado, Nossa Senhora da Penha, ou seria a da Senhora da Conceição, é que me confundo com tanta santa no mundo!
"Alumiava" a noite a luz de candeeiro e a volta da mesa o rapaz e o velho, que por respeito falava primeiro, trocando um monte de trololó, ninguém ficava só!
...fome nunca passamos, pois trabalho era a solução e não tivemos nunca depressão e hoje aqui "escrivinho" tanta recordação, que na verdade isso tudo é saudade, de um tempo "bão", que não volta mais não!!!

Sem comentários: