sexta-feira, 29 de agosto de 2025

O Clube Banespa na Chácara São João no Brooklin “Paulista”/SP: Decretado de Utilidade Pública em 29 de agosto de 2025

Clube Banespa, síntese de sua história

Fomos atrás da história do Clube Banespa, que pertencia ao Banco do Estado de São Paulo, (que tinha sua sede no Edifício Altino Arantes, atual Farol Santander, na Praça Antônio Prado, São Paulo) e deparamo-nos com a família Von Hutschler, dona da Chácara São João, que deu origem ao Clube Banespa e o senhor Nicoláo Von Hutschler, que foi diretor gerente da Companhia Antarctica.
Na antiga parada de bonde Petrópolis, na antiga Avenida Rodrigues Alves, atualmente denominada Vereador José Diniz, localizava-se a Chácara São João, propriedade de Walter Nicolaus Herbert Max Joan Von Hutschler, que alugava a área para o Clube do Banco do Estado de São Paulo, BANESPA, pelo valor mensal de 400 mil réis no início da década de 1930.
Em 12 de março de 1930 subscreviam a Ata de Fundação do “Esporte Clube Banespa” empossando sua primeira diretoria, no salão nobre da sede do banco, em São Paulo
Foi eleita uma Diretoria Provisória, com mandato de um ano, empossando: Presidente – Decio Pacheco Silveira, Vice-Presidente – Mário Morandi, 1º Secretário – Roberto Peak Rodrigues, 2º Secretário – Cassio Toledo Leite, 1º Tesoureiro – Francisco Pereira de Andrade, 2º Tesoureiro – José Cunto Leone.
Como o clube não tinha sede própria , alugava o campo do Esporte Clube Estrela, no Canindé, São Paulo, para as atividades esportivas.
O interesse do Banespa pela área era grande, culminando com a transação entre o proprietário da Chácara São João, Walter von Hütschler e os diretores do Banco do Estado de São Paulo, realizada no dia 23 de janeiro de 1936 e a escritura foi passada em 12 de junho de 1937.
Uma área de 60 mil metros quadrados na Avenida Santo Amaro, Brooklin, na zona sul de São Paulo permutada por imóveis do banco no centro da cidade de São Paulo. Iniciava-se deste modo o “Esporte Clube Banespa” com um grande número de associados com equipes de várias modalidades esportivas.
GLÓRIAS. (O Estado de S. Paulo de 03 de abril de 2024 - Fabio Grellet)
“Nas décadas de 1980 e 1990, a equipe profissional de vôlei do Esporte Clube Banespa contou com ídolos como Montanaro, Xandó e Amauri, da geração que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles-1984, e Marcelo Negrão, Tande, Giovane e Maurício Lima, da geração de ouro em Barcelona-1992.
O Banespa foi cinco vezes campeão brasileiro, seis vezes sul-americano e duas vezes vice-campeão mundial. A equipe de futebol de salão também fez sucesso – foi duas vezes campeã brasileira. Atualmente o clube não tem equipes profissionais, mas é sede das escolinhas de futebol dos ex-jogadores Rivellino e Zetti”.
Proprietários da fazenda São João/Walter Von Hutschler
A família Von Hutschler, de origem alemã, aportou no Brasil para trabalhar no ramo cervejeiro, sendo responsável da produção da cerveja Bavaria de Henrique Stupakoff & Companhia, no início da década de 1900. Depois colaboraram na criação da Companhia Antarctica Paulista, fundada em 9 de fevereiro de 1891, na cidade de São Paulo. A Companhia Antarctica foi formada por seu presidente, conde Asdrubal Augusto do Nascimento e seus colaboradores diretos, Adam von Bülow , Nicoláo von Hütschler e Oscar A. do Nascimento.
Nicoláo Von Hutschler, tornou-se diretor gerente da Companhia Antarctica, mas veio a falecer em 11 de março de 1916, e sua esposa Hanny e parte da família retornou para a Alemanha. Fotos do clube e suas glórias (Registro MTb 42767/SP)


















NOTÍCIA VINCULADA NA MÍDIA EM 29 DE AGOSTO DE 2025 SOBRE DECRETO DE UTILIDADE PÚBLICA -

Nota:

Que se preserve seu patrimônio e seu acervo esportivo para que seja sempre lembrado como uma entidade que sempre esteve presente em muitas competições nacionais e internacionais!


Sem comentários: