1) INICIADAS OBRAS DO METRÔ[1]
No decorrer desta semana a população santamarense viu o início das demolições do Largo 13 de Maio. Muitas indagações, muitos espantos e descréditos foram ouvidos. Mas, as obras da faixa do metrô tiveram inicio em ritmo acelerado no tocante as demolições e aterros, sem dar ainda uma idéia de como será o tão desejado e necessário metrô.
O aproveitamento da Avenida Vereador José Diniz[2] e outras artérias para o metrô é a idéia inicial dos técnicos. Mas como será ainda, não nos foi possível tomar informações junto aos órgãos encarregados da obra, dado o volume dos estudos.
ESTAÇÃO VAI TER LOJAS E VITRINES
A estação do “subway” em Santo Amaro será no Largo 13 de Maio e sua área se estenderá à Rua Voluntário Delmiro Sampaio. Ampla, com lojas e vitrines, terá a profundidade de 10 metros abaixo do nível do solo. Um saguão medindo20 metros de largura por 100 metros de comprimento será a última etapa da linha de Santo Amaro. Há, contudo, projeto no sentido do metrô atingir a av. Marginal. Confirmada a hipótese, será construída uma estação conjunta da CPTM[4] e do metrô, que poderá recolher os passageiros de Interlagos, Parelheiros, etc.
CUSTO
De acordo com o projeto, o metropolitano paulista não será dos mais caros. A linha sul não apresenta dificuldades especiais, a única obra importante, no seu curso, é o túnel do Paraíso.
MATERIAL RODANTE
Muito embora ainda não esteja definitivamente assentado, o metrô paulistano deverá usar vagões (8 em cada composição) equivalente a 135 metros.
LINHA SUL VAI SER PRIMEIRA
De acordo com o projeto a primeira linha recomendada é a de santo amaro e o que poderá ser resolvida e iniciada mesmo sem a fixação do tipo do metropolitano, a sua construção esta prevista em um ou dois anos.
Indagações deste missivista:
O que houve com o projeto original?
Para tudo que é elaborado como projeto é necessária verba! O que aconteceu com a verba antiga, e por que a obra parou?
Quem eram as empreiteiras?
Houve desapropriações?
O lobby dos transportes coletivos à época influenciou a não concretização da obra?
Qual a participação política à época neste caso?
Qual o prejuízo para Santo Amaro?
Qual o prejuízo para Santo Amaro?
Mas, hoje devido à “vontade política” e do setor imobiliário abarcada pelas empreiteiras, loteadas por empresários vinculados ao poder, interessados na modernização das grandes capitais visando interesses do “ópio do povo”, o futebol, esta “maravilha” que nos faz esquecer as misérias humanas construídas, vamos disponibilizar alguns “bilhares” (na jogatina) de dólares para fomentar interesses privados; e que venha o trem-bala deixando-nos novamente obsoletos na história!!!
Uma última questão:
Por que vinculam o Hino Nacional aos interesses da nação nos campos de futebol?
É por causa dos investimentos no setor, obrigados por uma federação internacional, que obriga os ditames reguladores do enobrecimento, escondendo as reais necessidades dos povos?
Notas:
[2] Denominação atual da antiga Avenida Conselheiro Rodrigues Alves
1 comentário:
vc manda muito heim tio carlao...sou seu fa
Enviar um comentário