terça-feira, 23 de dezembro de 2025

PUCK, O VELEJADOR DA REPRESA GUARAPIRANGA/SP (21-12-2025 falec.)

 PUCK

Hoje nos despedimos do “marinheiro “ Puck, o velejador da Represa de Guarapiranga, SP, que viverá para sempre em nossas lembranças.
Ele amou a Represa de Guarapiranga e nela navegou por 60 anos sempre respeitando a natureza que ele tanto amava!


Puck, ou o senhor Herbert, veio para represa de Guarapiranga em 1960 e nunca mais saiu dela. Foi um de seus maiores admiradores e defensores, desde este tempo em que se dedicou a atividades náuticas.
Sempre estava pronto a ajudar, seu coração e sua humildade estavam sempre dispostos a servir!
Seu inseparável barco, usado para turismo, “Ressaca” singrou por cada pedacinho destes 34 quilômetros quadrados das águas da represa, sabia onde poderia entrar, sabia onde estavam os bancos de areia, sabia dos segredos que ninguém nunca soube, respeitou as forças da natureza, ambos navegadores e embarcação conversavam em silêncio, aquele o qual só os humildes e apaixonados pela natureza compreendem!
A natureza só se deixa dominar por aqueles que a respeitam, suas forças descomunais e são poucos que compreendem essa sua condição! Puck, dominou as forças das águas e seu irmão Gunar dominou as forças dos Céus com seu anfíbio SeaBee, e hoje estão unidos em grande diálogo sobre motores, aéreos e náuticos!

Um dia, o professor universitário Cavalcanti, queria escrever sobre a Zona Sul e suas belezas naturais, fui apresentado ao professor e recorri a sobrinha do Puck, Werena, que conseguiu que pudéssemos conhecer o “útero” da represa Guarapiranga, colocando-nos em contato com seu tio Puck, e assim a represa revelou seus segredos para o professor José Carlos Corrêa Cavalcanti, que delineou parte de seu projeto ao escrever o livro “Conhecendo a Zona Sul de São Paulo”, partindo do Clube Náutico Paulista, onde estava ancorado a embarcação no Riviera Paulista!


Agora Puck foi embora, não navega mais pelas águas da Represa Guarapiranga, em São Paulo, que guardam na profundeza de suas águas, suas memórias para a história, que nos deixou a saudades como recordações!

Sem comentários: