A Fábrica “Pão Americano Indústria e Comércio S.A.”
Manoel Correa de Souza Filho com espírito empreendedor e depois de anos trabalhando com sua mãe na padaria da família fundou a empresa "Pão Americano Indústria e Comércio S.A.", inaugurada em julho de 1950 com tecnologia importada dos Estados Unidos. Foi a primeira empresa com produção contínua de pães com o sistema automatizado, sem contato manual. Com esse novo processo, surgiu pela primeira vez no Brasil o pão de forma em 1953, que se tornou referência com o nome pão Pullman.
Em 1957, foi aberta uma filial no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, a empresa de São Paulo deixou de ser panificadora e se transformou em indústria.O primeiro endereço foi na Rua Augusta e posteriormente mudou para Avenida Giovani Gronchi, na Vila Andrade, na região do Morumbi, em São Paulo. Com o sucesso conseguido com os pães, a marca expandiu-se para o setor de bolos industrializados e doces. A Pão Americano estava instalada em um imóvel de 23 mil metros quadrados com área construída de 11 mil metros quadrados.
A marca Pullman tornou-se uma marca genérica para pães de forma no país e com o sucesso do produto, a marca expandiu-se para o setor de bolos industrializados e doces.
Em dezembro de 1995, o Grupo Santista[1] (leia-se Bunge Alimentos) adquiriu a Pão Americano que passou a denominar-se “Pullman Alimentos S.A.”. A Moinho Santista associada da Bunge Y Born o maior grupo empresarial de Argentina, fundada em 1884 por Ernesto Bunge y Jorge Born, com ramificações em várias partes do mundo no ramo de alimentos, ingressando no Brasil no setor algodoeiro. A S.A. Moinhos Santista, a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (SANBRA) e a Moinho Fluminense S.A. estavam na composição acionária da empresa LUBECA.
Em junho de 1996, após a conclusão do processo de incorporação da Pullman Alimentos S.A. a razão social é alterada para “Plus Vita”, e a Pullman se torna uma marca da linha de pães e bolos industrializados.
Dona das tradicionais marcas Pullman, Plusvita, Nutrella, Ana Maria, Pingüinos, Crocantíssimo e RAP10. A Bimbo possui seis fábricas no Brasil: duas em São Paulo, na capital e em Mogi das Cruzes; no Rio de Janeiro, em Brasília, em Jaboatão dos Guararapes (PE) e em Gravataí (RS).
Empresa BRICO
O pioneirismo da família de Manoel Correa de Souza Filho após a Pullman ser definitivamente vendida em 1995, e com toda experiencia familiar adquirida no ramo de panificação investiram no ramo de pães congelado. Deste modo empresário Manoel Correa de Souza Neto, criou a Empresa BRICO, em 1996 com produção e focada em pão francês e baguetes, hoje distribuindo em muitos mercados em vários bairros paulistanos.
De Fábrica de Pão a Shopping na Vila Andrade/São Paulo
A fábrica do Pão Pullman estava instalada na Avenida Giovanni Gronchi, na Vila Andrade, onde foi depois o Carrefour. Atualmente no antigo local da Pão Americano Indústria e Comércio S.A. foi construído outro empreendimento denominado MORUMBI TOWN SHOPPING, na Avenida Giovanni Gronchi, 5930.
A administração está a cargo da Gazit Brasil, inaugurada em 2008, é uma das principais operadoras de shopping center em São Paulo, sendo também administradora do Internacional Shopping, Shopping Light, Morumbi Town Shopping, Mais Shopping, Top Center Shopping e Prado Boulevard, além de participar como investidora no Shopping Cidade Jardim e Shopping Eldorado. Gazit Brasil é uma empresa subsidiária da Gazit Globe, que opera, administra e desenvolve Shopping Centers ao redor do mundo. O Morumbi Town Área Bruta de 30.800 metros quadrados , quatro pisos, 103 lojas, 20 quiosques e 1.400 vagas de estacionamento em seis andares.
Ref.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pullman_(p%C3%A3o)
http://www.fundacaomariacarolina.org.br/parceiros/brico-bread/
Grandes Construções nº 76, jan-fev 2017
https://www.bimbobrasil.com.br/
http://guiadoscuriosos.ig.com.br/categorias/3965/1/pao-pullman.html
Centro de Memória da Fundação Bunge
O Estado de São Paulo 25 de junho de 2014
Estadão 7 de novembro de 1990
https://www.abia.org.br/noticias/bimbo-qsr-inaugura-maior-fabrica-de-panificacao-no-brasil
https://www.vemprafabrica.com.br/empresa/bimbo-brasil/
[1] Em 30 de setembro de 1905, um grupo de
empreendedores se reuniu no sobrado nº 2 da Rua 11 de Junho, em Santos, e firmou
um documento: "A Assembleia Geral de constituição da Socyedade Anonyma Moinho Santista
reuniu-se sob a presidência de Thomas Alberto Alves Saraiva". Foi então aprovado
o estatuto da nova companhia, composto um capital de mil contos de réis, fixado
um prazo de 20 anos (prorrogáveis) para o empreendimento, eleita e empossada
a primeira diretoria. A nova sociedade teria três finalidades: a compra e
moagem de trigo e outros cereais; a compra e venda de farinha e farelos; a
fabricação de massas e congêneres. José Puglisi Carboni foi eleito primeiro
presidente por ser o principal acionista, confiou em seu tino para negócios ao
acolher a sugestão de um jovem italiano de nome João Ugliengo, entendido nas
artes moageiras, para que investisse na instalação do moinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário