Qual o plano diretor para o futuro da cidade?
Não se espantem com os termos citados, mas São Paulo está em “conurbação” com seus vizinhos, outras cidades próximas dos limites de municípios, aproximação de cidades, em que não se sabe onde termina uma e começa a outra.
Além disso está se transformando paulatinamente em locais de alto padrão, deixando nas grandes avenidas um disfarce de manter as antigas construções, num “retrofit” urbano (é o que estão fazendo atualmente na Avenida Santo Amaro, na Vila Nova Conceição e Itaim Bibi) para esconder o que se está fazendo no entorno, arrasam com tudo das antigas vilas paulistanas na expulsão compulsória de quem construiu um bairro pioneiro, numa verdadeira destruição de quarteirões, com máquinas de grandes empreiteiras, num processo de transformação urbana, que recebe o nome pomposo de “gentrificação”, inchando a cidade de São Paulo de prédios de vários andares para residências “estilo pombal”!
O progresso é um processo de transformação constante de participação do cidadão, daquele que vive na cidade. Em São Paulo não há nenhuma participação nessas intervenções, e se há são clãs de doutores.
O órgão municipal aceita nas mesa das negociatas as imposições, mudando constantemente, por barganha, o plano diretor, sem um estudo das demandas, por exemplo, das ruas, que recebem o nome de avenidas, mas são estreitas tanto quanto nossos avos e pais passavam com carroças!
Quando é necessário alargar as referidas ruas com mais espaço para o caso, fazem lajes sobre os rios escoadores das águas que por perderem espaço, não comportando as torrenciais chuvas, inundam a cidade!!!
Simples assim, a natureza é sábia...o homem, por sua vez, nadando contra a maré, paga o preço deste aloprado "pogreço" urbano!!!
(p.s.: Nem sei como não fizeram ainda avenidas sobre os rios estrangulados, Pinheiros, Tamanduateí e Tietê...quem sabe um dia, e pelo andar da carruagem essa proposta deve estar em vias de acontecer brevemente...quem viver verá!)
ABAIXO TERMOS USADOS POR ENTENDIDOS EM URBANIZAÇÃO
1 Conurbação: extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.
2 Gentrificação: é um processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária, aumento do turismo e obras governamentais são responsáveis pelo fenômeno.
3 Retrofit: é um termo utilizado principalmente em engenharia para designar o processo de modernização considerado ultrapassado ou fora de norma. Na engenharia civil, pode-se manter o externo da edificação, alterando-se toda a parte interna.
Sem comentários:
Enviar um comentário