terça-feira, 6 de julho de 2021

O CAÇA DA 2ª GUERRA P-47 THUNDERBOLT/SENTA PÚA: REPUBLIC AVIATION CORPORATION (04)

P-47 Thunderbolt

A Força Aérea Americana(USAAF) recusou-se a dar qualquer dinheiro para o desenvolvimento do novo XP-47B, então a Republic Aviation Corporation pagou pela construção do primeiro protótipo, reutilizando a cabine do P-43. Quando o protótipo estava pronto para o teste, pesava mais de 5700 kg, excedendo de 410 kgo limite do Exército para o novo projeto de caça e muito mais do que qualquer caça monomotor já desenvolvido.

Ele também podia transportar apenas 298 galões de combustível, 17 galões a menos do que o necessário, mas o Exército estava geralmente satisfeito com seu desempenho, alcançando velocidades de 412 mph (663 km/h) a 25.800 pés (7.900 m) e ignorou esses problemas.
A entrada dos EUA na guerra em dezembro de 1941 aumentou rapidamente a necessidade do XP-47B. Em junho de 1942, o Exército recebeu seus primeiros P-47Bs. Eles logo fizeram um pedido que exigia que a Republic Aviation quadruplicasse o tamanho de sua fábrica e construísse três novas pistas na fábrica de Farmingdale, em Nova York, o que era inviável e, em novembro de 1942, o Exército autorizou a construção de uma nova fábrica adjacente ao aeroporto de Evansville, Indiana.

Ao longo da guerra, o P-47 passaria por um desenvolvimento constante. A versão final do P-47 seria o P-47N, uma versão de longo alcance com asas e fuselagem mais longas e maior capacidade de combustível. O P-47N foi projetado para escoltar os B-29 em longas missões ao Japão, o que nunca aconteceu. A produção de todas as versões terminou em novembro de 1945. A Republic ficou em 24º lugar entre as corporações dos Estados Unidos em valor de contratos de produção em tempo de guerra.

DADOS TÉCNICOS (P-47D)

Tripulação: 1
Comprimento: 11 m
Envergadura: 12,42 m
Altura: 4,47 m
Área alar: 27,87 m²
Peso vazio: 4.536 kg
Peso cheio: 7.938 kg
Motor: 1× Pratt & Whitney R-2800-59 Double Wasp de 2.535 hp (1.890 kW)
Velocidade máxima: 697 km/h a 9.145 m
Alcance: 1.290 km
Teto operacional: 13.100 m
Armamento: 8× metralhadoras Browning M2 de 12,7 mm, 10x foguetes não-guiados de 127 mm, 1.134 kg de bombas



A Força Aérea Brasileira e o avião de caça P-47 Thunderbolt

Projetado em 1939, seu primeiro voo ocorreu em 1941. Fabricado em maior número que qualquer outro caça americano era oposto ao conceito de "caças pequenos e ágeis". O P-47 mostrou ser um excelente avião de escolta de longas distâncias para os bombardeiros B-24 e B-17 e um ótimo e temido caça-bombardeiro graças ao seu devastador poder de fogo.


A versão "D", utilizada pelo Brasil, teve o maior número fabricado (12.602 unidades) que qualquer caça na história. No total foram fabricados 15.660 P-47.

A grande resistência do P-47 tornou-se lendária: muitos aviões retornaram às suas bases duramente castigados, mas trazendo seu piloto a salvo. Seu peso (mais de 7 toneladas) era igual ao de um bimotor de transporte, o Douglas C-47.

O P-47 não ligava para a economia, seu compromisso era dar segurança a seus pilotos. O poder de fogo de 8 metralhadoras "Ponto 50" era de 7.200 tiros por minuto ainda podendo transportar 6 foguetes e tanque suplementar.

O avião da FAB, Força Aérea Brasileira, e pertencia ao primeiro grupo de caça e foi cedido em comodato à Fundação Santos Dumont representando o B-5 que foi pilotado pelo 2º.Tenente Fernando Rocha em 75 missões.


Seu esquadrão era o famoso "Senta a Púa" (FOTOS MUSEU DA TAM/SÃO CARLOS/SP)

País de origem: EUA
Ano de fabricação: 1943

Especificações
Motor: Pratt & Whitney
Características: Radial, 18 cilindros - 2.000 HP

Dimensões
Comprimento: 11,00 m
Envergadura: 12,40 m

Capacidades
Peso vazio: 4.853 Kg
Peso completo: 8.800 Kg
Lugares: 1

Performance
Velocidade de cruzeiro : 483 Km/h
Velocidade máxima: 690 Km/h

Ao final da guerra, os mais de 15000 exemplares do modelo fabricados totalizavam quase dois milhões de horas de vôo e, somente na Europa, destruíram mais de 11000 aeronaves no ar e no solo.

O modelo P-47 D, mais avançado, era equipado com um motor radial de 18 cilindros, Pratt & Whitney “Dloub Wasp” R-2800, que desenvolvia até 2535 hp, a maior potência disponível à época. Esta característica lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 696 km/h em voo e mais de 800 km/h no mergulho, sua maior qualidade.

Equipado com oito metralhadoras Browning .50 e capaz de carregar 1100 kg em bombas, foguetes e outros armamentos, o P-47 tinha peso máximo de 7947 kg e alcance superior aos 3000 quilômetros quando equipado com tanques alijáveis.

Seu teto de serviço era de 12500 metros. De março de 1943 a agosto de 1945, os P-47 participaram de 546000 missões de combate, destruíram mais de 11000 aeronaves inimigas, 9000 locomotivas e 6000 veículos de transporte e/ou blindados. Menos de 1% dos caças “inquebráveis” foi perdido em combate.

No Oceanos Pacífico, a escolta dos bombardeiros B-29 contraposições japonesas teve um papel preponderante para o êxito destas missões. O ponto forte do P-47 era sua velocidade de mergulho de grande altitude surpreendendo o inimigo de cima com uma só passada antes de, novamente, ganhar altura.

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