terça-feira, 6 de julho de 2021

O AVIÃO ANFÍBIO SEABEE/IDEALIZADORES: REPUBLIC AVIATION CORPORATION (02)

O SEABEE E OS RESPONSÁVEIS PELA SUA PRODUÇAO

PERCIVAL HOPKINS SPENCER

Percival Hopkins Spencer nasceu em 30 de abril de 1897 em Windsor, Connecticut, Estados Unidos. Percival simplificou seu nome para "Spence".

 Foi o terceiro filho do inventor Christopher M. Spencer (1833 - 1922) inventou um dos primeiros rifles de repetição bem-sucedidos em 1860, a máquina automática de parafusos (que produzia parafusos em uma operação) em 1873 e a espingarda de repetição em 1886.

 Spence logo mostrou um grande interesse em “máquinas voadoras” construimdo uma asa-delta para fazer seu primeiro vôo solo em 2 de abril de 1911 aos treze anos de idade de Prospect Hill em Keeney Park.

 Em 15 de maio de 1914, Spence fez seu primeiro vôo em uma aeronave motorizada. Depois construiu um “barco voador” do tipo Curtiss e sobrevoou o rio Connecticut, em Hartford. Este foi o início de uma longa carreira como piloto, inventor e projetista de aeronaves.

 Em 1940/41, Spence projetou o primeiro anfíbio Spencer S-12 Air Car. No final de 1943, a patente de design do Air Car foi vendida para a empresa Republic Aviation Corporation, onde Spence começou a trabalhar como consultor de design e piloto de testes.

 A Republic desenvolveu o Air Car em um anfíbio de quatro lugares, todo de metal, de 1943 a 1945. Chamado RC-3 de "Seabee", o anfíbio tornou-se o candidato da Republic ao mercado de aviões pessoais após a 2ª Guerra Mundial.

 Haviam sido construídos 1060 Seabees quando a produção terminou em outubro de 1947. Esse era um número respeitável em uma época em que muitos fabricantes de aeronaves pequenas produziam poucas unidades. Muito disso se deve ao preço incrivelmente baixo do Seabee , entre $ 5.000 dólares.

Spence faleceu em 16 de janeiro de 1995 no asilo Del Amo, Torrance, Califórnia.

ALFRED ZAVEN BOYAJIAN

Alfred Zaven Boyajian era armênio-americano nascido nasceu em 5 de junho de 1913 em Watertown, Massachusetts, sendo o caçula de quatro filhos.

 Formou-se no Massachusetts Institute of Technology em Engenharia Aeronáutica em 1935.

Tornou-se funcionário da Republic Aviation Corporation, Farmingdale, Long Island, Nova York. Alterou a concepção construtiva de longarinas e vergas de madeira estrutura de metal facilmente produzido e montado por métodos de fabricação automotiva. Embora o Seabee fosse 15 por cento maior do que o protótipo RC-1 convencional, ele tinha um quarto das peças e levou menos horas de trabalho para ser construído.

Boyajian publicou vários artigos científicos e palestras sobre sua abordagem revolucionária à simplificação de estruturas de aeronaves para fabricação de baixo custo usando métodos de fabricação automotiva. Ele recebeu patentes para os métodos de construção Seabee. Além do Seabee, Boyajian também trabalhou como engenheiro estrutural nas aeronaves P-47, F-84, XF-12 e XF-91.

Alfred Z. Boyajian faleceu na Califórnia em 6 de janeiro de 1988.

GEORGE HILDEBRAND

George Hildebrand veio com seus pais de Paris, França, para os EUA em 1915. Seu interesse por carros o levou a todas as feiras de automóveis e estúdios de design, e foi aprendiz em empresas como LeBaron e Rollston, ajudando a projetar os belos corpos dos automóveis Dusenberg e Packard. Mais tarde estudou com o mestre artista automotivo Roland Stickney.

Em 1939, enquanto trabalhava com o lendário chefe de design da Cadillac, William Mitchell, em Detroit, George viu um pequeno anúncio em um jornal de Detroit pedindo "designers automotivos para ingressar na indústria aeronáutica". A empresa aérea estava sediada em Long Island, George se candidatou ao emprego e na véspera de Natal de 1940, começou a trabalhar como engenheiro de projetos na Republic Aviation Corporation.

Sua primeira tarefa foi projetar caixas de proteção para a cabine do piloto com visibilidade aprimorada para os pilotos durante o combate aéreo. Um de seus projetos incluiu o dossel P-47D de peça única "bolha estourada". O próximo projeto foi o novo anfíbio Republic Seabee que a empresa Republic Aviation Corporation estava desenvolvendo para o esperado mercado de aviões pessoais do pós-guerra. George foi o responsável pelo projeto da cabine e considerou o Seabee seu favorito, pois "era o único avião da Republic que permitia ao piloto levar toda a família!".

Após o fim dos projetos civis da Republic, o avião comercial RC-2 Rainbow e o RC-3 Seabee, Republic se concentrou em aeronaves militares e projetou alguns dos maiores caças a jato clássicos já construídos; F-84 Thunderjet, F-84F Thundestreak, RF-84F Thunderflash, XF-91 Thunderceptor, F-105 Thunderchief. Hildebrand é creditado pelo F-105 recebendo o nome de "Thunderchief". George trabalhou em estreita colaboração com seu amigo e lendário designer de aeronaves Alexander Kartveli por muitos anos.

Os projetos de George para os jatos “Thunder” incluíam assentos ejetáveis e sistemas de escape, coberturas, interiores, etc. Vários de seus projetos foram patenteados, incluindo o projeto do dossel em balanço do F-84F e o assento ejetável movido a foguete F-105.

Hildebrand também foi consultado pelo amigo engenheiro da Republic Aviation Corporation, Herbert Lindblad, para projetar o interior do anfíbio C-1 Skimmer que o engenheiro da Grumman David B. Thurston e Herb Lindblad estavam projetando em seu tempo livre. Thurston e Lindblad formaram a Colonial Aircraft Corp. em 1946 para construir e comercializar os anfíbios C-1 / C-2 Skimmer. Eles ainda são produzidos em forma desenvolvida como os anfíbios Lake Renegade.

George se aposentou da Republic em 1972. Ele sempre teve orgulho de ser um "RACer"! George Hildebrand faleceu em 1983.

CARL A. BELLINGER

Ao contrário da maioria dos pilotos de teste de fábrica treinados por militares, Carl Bellinger subiu na categoria de piloto civil depois de obter sua licença particular em 1930. Ele começou sua carreira em 1939 como piloto de teste de produção no P-47 Thunderbolt e voou no XP- experimental Versão 72 dessa aeronave. Ao testar o Republic F-84B Thunderjet, ele estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade de 621 milhas por hora.

Bellinger mudou-se para a Califórnia como Piloto de Teste Experimental Chefe para as operações de teste da Republic em Edwards e, eventualmente, voltou a Farmingdale para servir como Gerente de Teste de Voo. Ele também teve a distinção de ter pilotado a maior e a menor aeronave da Republic Aviation Corporation., o elegante quadrimotor XR-12 Rainbow e também o Seabee. 

Como um dos pilotos de teste do Seabee, o piloto Bellinger testou o Seabee até uma velocidade no ar de 303 km/h (189 mph)

ALFRED MARCHEV

Alfred Marchev nasceu em 25 de agosto de 1896 em Petrikau (Lodz), Rússia (agora Lodz, Polônia), e emigrou da Europa para os EUA em 1919. Seu início de carreira profissional incluiu experiência em aviação na Thomas Morse Aircraft Corp. sua própria empresa de rádio. Mais tarde, ele teve vários empregos de engenharia de produção na Western Electric, Ithaca Gun Works, Ditto Inc. e Signode Steel Strapping Co.

Em março de 1942, Marchev foi "procurado" pelo terceiro presidente da Republic Aviation Corporation, Ralph Damon. Começando como assistente de Damon, as habilidades notáveis de Marchev em gerenciamento e engenharia de produção logo o levaram a gerenciar as fábricas da Republic, em Farmingdale, NY, e em Evansville, Indiana. No auge da guerra, as duas fábricas da República produziam um total de 450 caças P-47 Thunderbolt por mês!

Quando Damon deixou o cargo em setembro de 1943, Marchev assumiu o cargo de quarto presidente da Republic Aviation Corporation.

Como novo presidente da RAC, Marchev logo enfrentou os desafios emergentes da paz! O fim da 2ª Guerra Mundial significaria uma redução dramática nas vendas militares. Marchev logo percebeu que precisava começar a preparar a República para o mercado civil. Esperava-se que dos muitos milhares de pilotos militares voltando para casa, muitos gostariam de ter seus próprios aviões pessoais quando a guerra terminasse. A RAC decidiu concentrar seu tempo de paz em três novas aeronaves; o transporte de hélice de quatro motores XF-12 / RC-2 Rainbow, um anfíbio pessoal monomotor de quatro lugares e o caça a jato XP-84 Thunderjet.

No final de 1943, a Republic adquiriu os direitos de fabricação de um pequeno hidroavião, o Spencer Air Car, projetado e pilotado por Percival H. Spencer pouco antes dos EUA entrarem na guerra. Spencer havia sido anteriormente um dos pilotos de teste de fabricação da Republic para o P-43 e o P-47, mas agora foi contratado por Marchev para ser um consultor de design para o projeto anfíbio em tempos de paz da Republic. O conselho aceitou a direção de Marchev e no início de 1944 um pequeno grupo de engenheiros dedicados iniciou a construção de um protótipo conceitual sob a designação RC-1 ("Republic Commercial One") Thunderbolt Amphibian. O RC-1, registrado NX41816, fez seu primeiro vôo em 30 de novembro de 1944 com Spencer nos controles.

No entanto, o presidente da Republic Aviation, Alfred Marchev, percebeu que se a Republic para ganhar o esperado mercado de aviões deveria ser possível fazer não apenas um, ou dois, ou mesmo três, mas de cinco a dez vezes mais simplificando os projetos e reduzindo o número de peças necessárias.

Marchev encomendou um redesenho completo do Seabee para reduzir drasticamente o custo. Ele queria construir e vender aviões pessoais ao preço de automóveis ...! As metas aparentemente impossíveis que Marchev estabeleceu para seus engenheiros eram: uma aeronave anfíbia de quatro lugares a um preço de venda de $ 3.000 dólares.

Para reduzir os custos do motor instalado, a Republic adquiriu a fabricante do motor. Pela primeira vez, um fabricante de aeronaves olhou seriamente para a indústria automobilística para tirar vantagem do design automotivo e dos métodos de fabricação para reduzir o tempo e os custos de produção.

Em 28 de dezembro de 1946, foi anunciado que o engenheiro-chefe da Republic, Alexander Kartveli, havia sido eleito Diretor. Três dias depois, o presidente Alfred Marchev foi transferido para a presidência do conselho, e seu gerente de vendas de quarenta anos, Mundy I. Peale, foi escolhido para assumir a presidência.

Alfred Marchev morreu de insuficiência cardíaca congestiva em 27 de novembro de 1947, com 51 anos de idade. 

Em 2 de outubro de 1947, a Republic anunciou que o Conselho havia tomado a decisão final de encerrar o projeto Seabee em favor de aeronaves militares, como o novo jato de combate F-84 Thunderjet.

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