Parques Públicos na Orla da Represa de Guarapiranga
Há uma “gentrificação”, enobrecimento da cidade de São Paulo e que agora se expande para o extremo sul do município na orla da Represa de Guarapiranga, em operação desde 1907, época em que no Rio Pinheiros, construiu-se o canal de alimentação que passa pela ponte da Estrada do Guarapiranga, ligando-se com a Represa, sendo referência os fundos do Clube Atlético Indiano, de muita tradição, fundado em 1930. Desta origem segue o que se denominou chamar de Barragem, ou popularmente Paredão, barreira de contenção das águas da Represa. Em 1906, a Light iniciava as obras da conhecida Represa de Santo Amaro, depois denominada Represa de Guarapiranga, com barreira de contenção de 1,5 km de comprimento, 19 metros de altura e armazenagem para 200 milhões de metros cúbicos de água.
Neste início da orla, em 1927, amerissaram intrépidos pilotos da Primeira Travessia do Atlântico, nas pessoas de Francesco De Pinedo, italiano, natural de Nápoles, e João Ribeiro de Barros, brasileiro, natural da cidade de "Jahú", e onde se erigiu o Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico, para perpetuar a história e em homenagem ao fato, e que por longos quase 60 anos permaneceu um marco intocável, sendo que em 1987 o Governo Municipal transferiu o monumento para a Praça Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, local que não possuía nem vínculo com a travessia do Atlântico, nem com a Represa Guarapiranga. Seguindo pelas Avenidas De Pinedo e João de Barros, que também se seqüestrou o Ribeiro, será construído o primeiro parque da orla da Represa Guarapiranga, com nome de "Parque Barragem", que muito bem caberia o nome "Travessia do Atlântico". Esta orla no passado também já possuiu o galhardo nome de "Riviera Paulista". Este parque será inserido na história da Capela do Socorro, e de todos quanto, de alguma maneira, fazem parte desta região de Santo Amaro, São Paulo. Partindo deste ponto até a esquina da Avenida Robert Kennedy, que também, um dia, chamou-se Avenida Atlântica, ligada ao fato da travessia citada, teremos aproximadamente 90 mil metros quadrados previsto investimento na ordem de 1,5 milhões de reais. Seguindo à frente já na Avenida Robert Kennedy, antiga Atlântica, teremos o segundo parque com a denominação "Parque Praia de São Paulo", que terá limites em frente de grandes clubes náuticos e outros afins, como o São Paulo Athletic Clube (SPAC), São Paulo Yatch Clube (SPYC), Yatch Clube de Santo Amaro (YCSA), Marina Atlântica, Golf Center Interlagos, em frente ao clube Centro Associativo Fazenda Estadual, CAFE, n.º 2447, da referida avenida. Um pouco mais à frente temos o Club ADC, Marina Silvestre, Bombeiros Interlagos, com larga experiência em salvamento de submersão, pois próximo à base há o que, costumeiramente, os banhistas de fins de semana chamam de Prainha, que carece de cuidados especiais, pois se trata da Guarapiranga Beach Paulistana. Segue mais à frente o Clube Desportivo Municipal (alterado atualmente para "Comunitário" por autoridades municipais) de Iatismo (CDMI). Tudo isto está demarcado em área física de 18 mil metros quadrados de parque inteiramente arborizado, com orçamento próximo de um milhão de reais.
Nas proximidades deste, um pouco adiante na Avenida Robert Kennedy, teremos o terceiro parque com o nome "Parque Castelo", área de extrema beleza e preservação onde encontramos o Clube de Campo Castelo, sendo seus limites na outra margem com o campo de futebol do Barcelona Capela, e abrangerá 87 mil metros quadrados, também orçados próximo de um milhão de reais.
Após este, teremos o quarto parque previsto para 538 mil metros quadrados, o maior deles, com investimento na ordem de 5,4 milhões de reais, denominado "Parque Nove de Julho", onde se estruturarão quadras diversas, ciclovias, campos de futebol, pistas, enfim, uma série de complementos que deverão ser disponibilizados ao lazer diário da população, pois há um número grande de bairros adjacentes a todos estes empreendimentos que serão idealizados.
O quinto e último é o "Parque São José", com 95 mil metros quadrados, embora tenha dimensões semelhantes aos dois primeiros terá investimento maior, na ordem de 5,7 milhões de reais, pois será constituído de uma infra-estrutura reforçada de equipamentos por estar próximo das confluências das Avenidas Robert Kennedy e Senador Teotônio Vilela, onde há grande contingente populacional, tendo como ponto de referência de localização, atrás da Universidade de Santo Amaro, UNISA, unidade Interlagos, próximo a cidade Dutra, onde do outro lado segue-se em direção ao "Autódromo José Carlos Pace", comumente chamado de Interlagos, em homenagem a um dos grandes pilotos brasileiros, dentre tantos, onde se destacam curvas marcantes como a Curva "S" do Senna, do lendário e inesquecível piloto Ayrton Senna, sem esquecer-se dos irmãos Fittipaldi, que muitas alegrias trouxeram ao esporte automobilístico, juntamente com Nelson Piquet, e outros tantos excelentes pilotos brasileiros!Assim, pela expansão da cidade de São Paulo sobre a periferia do extremo sul de São Paulo, há necessidade de uma infra-estrutura compatível ao local, pois estamos dentro de um manancial necessário ao bem estar humano, e que a população merece, sendo necessária sua "preservação" deste investimento próximo dos quase 15 milhões de reais, vindos dos governos Estadual, Municipal e do Banco Mundial.
Volta também em julho de 2010, ao seu local de origem o "Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico", do escultor italiano Ottone Zorlini, inaugurado em 21 de agosto de 1929, que homenageia o feito dos heróicos aviadores, que foi erigida na Represa do Guarapiranga, um marco e reparação do Governo Municipal, responsável por aprovar a remoção em 1987, onde o administrador sempre tem responsabilidades dos feitos do poder a que se sujeita!
"Desistimos de incriminar as circunstâncias e de com elas nos preocupar quando vemos outrem aceitar as mesmas circunstâncias plácida e alegremente. Quando as coisas não correm na medida dos nossos desejos, muito contribuirá para o nosso contentamento pensarmos nas coisas agradáveis e encantadoras que nos pertencem; na mistura, o melhor eclipsa o pior. Quando os nossos olhos são ofuscados pela claridade excessiva, nós acalmamo-los olhando para a verde relva e para as flores; todavia, mantemos a mente absorta com o que é penoso e forçamo-la a remoer sem trégua os vexames, desviando-a violentamente de pensamentos mais reconfortantes".
(Plutarco, in "Do Contentamento")
Há uma “gentrificação”, enobrecimento da cidade de São Paulo e que agora se expande para o extremo sul do município na orla da Represa de Guarapiranga, em operação desde 1907, época em que no Rio Pinheiros, construiu-se o canal de alimentação que passa pela ponte da Estrada do Guarapiranga, ligando-se com a Represa, sendo referência os fundos do Clube Atlético Indiano, de muita tradição, fundado em 1930. Desta origem segue o que se denominou chamar de Barragem, ou popularmente Paredão, barreira de contenção das águas da Represa. Em 1906, a Light iniciava as obras da conhecida Represa de Santo Amaro, depois denominada Represa de Guarapiranga, com barreira de contenção de 1,5 km de comprimento, 19 metros de altura e armazenagem para 200 milhões de metros cúbicos de água.
Neste início da orla, em 1927, amerissaram intrépidos pilotos da Primeira Travessia do Atlântico, nas pessoas de Francesco De Pinedo, italiano, natural de Nápoles, e João Ribeiro de Barros, brasileiro, natural da cidade de "Jahú", e onde se erigiu o Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico, para perpetuar a história e em homenagem ao fato, e que por longos quase 60 anos permaneceu um marco intocável, sendo que em 1987 o Governo Municipal transferiu o monumento para a Praça Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América, local que não possuía nem vínculo com a travessia do Atlântico, nem com a Represa Guarapiranga. Seguindo pelas Avenidas De Pinedo e João de Barros, que também se seqüestrou o Ribeiro, será construído o primeiro parque da orla da Represa Guarapiranga, com nome de "Parque Barragem", que muito bem caberia o nome "Travessia do Atlântico". Esta orla no passado também já possuiu o galhardo nome de "Riviera Paulista". Este parque será inserido na história da Capela do Socorro, e de todos quanto, de alguma maneira, fazem parte desta região de Santo Amaro, São Paulo. Partindo deste ponto até a esquina da Avenida Robert Kennedy, que também, um dia, chamou-se Avenida Atlântica, ligada ao fato da travessia citada, teremos aproximadamente 90 mil metros quadrados previsto investimento na ordem de 1,5 milhões de reais. Seguindo à frente já na Avenida Robert Kennedy, antiga Atlântica, teremos o segundo parque com a denominação "Parque Praia de São Paulo", que terá limites em frente de grandes clubes náuticos e outros afins, como o São Paulo Athletic Clube (SPAC), São Paulo Yatch Clube (SPYC), Yatch Clube de Santo Amaro (YCSA), Marina Atlântica, Golf Center Interlagos, em frente ao clube Centro Associativo Fazenda Estadual, CAFE, n.º 2447, da referida avenida. Um pouco mais à frente temos o Club ADC, Marina Silvestre, Bombeiros Interlagos, com larga experiência em salvamento de submersão, pois próximo à base há o que, costumeiramente, os banhistas de fins de semana chamam de Prainha, que carece de cuidados especiais, pois se trata da Guarapiranga Beach Paulistana. Segue mais à frente o Clube Desportivo Municipal (alterado atualmente para "Comunitário" por autoridades municipais) de Iatismo (CDMI). Tudo isto está demarcado em área física de 18 mil metros quadrados de parque inteiramente arborizado, com orçamento próximo de um milhão de reais.
Nas proximidades deste, um pouco adiante na Avenida Robert Kennedy, teremos o terceiro parque com o nome "Parque Castelo", área de extrema beleza e preservação onde encontramos o Clube de Campo Castelo, sendo seus limites na outra margem com o campo de futebol do Barcelona Capela, e abrangerá 87 mil metros quadrados, também orçados próximo de um milhão de reais.
Após este, teremos o quarto parque previsto para 538 mil metros quadrados, o maior deles, com investimento na ordem de 5,4 milhões de reais, denominado "Parque Nove de Julho", onde se estruturarão quadras diversas, ciclovias, campos de futebol, pistas, enfim, uma série de complementos que deverão ser disponibilizados ao lazer diário da população, pois há um número grande de bairros adjacentes a todos estes empreendimentos que serão idealizados.
O quinto e último é o "Parque São José", com 95 mil metros quadrados, embora tenha dimensões semelhantes aos dois primeiros terá investimento maior, na ordem de 5,7 milhões de reais, pois será constituído de uma infra-estrutura reforçada de equipamentos por estar próximo das confluências das Avenidas Robert Kennedy e Senador Teotônio Vilela, onde há grande contingente populacional, tendo como ponto de referência de localização, atrás da Universidade de Santo Amaro, UNISA, unidade Interlagos, próximo a cidade Dutra, onde do outro lado segue-se em direção ao "Autódromo José Carlos Pace", comumente chamado de Interlagos, em homenagem a um dos grandes pilotos brasileiros, dentre tantos, onde se destacam curvas marcantes como a Curva "S" do Senna, do lendário e inesquecível piloto Ayrton Senna, sem esquecer-se dos irmãos Fittipaldi, que muitas alegrias trouxeram ao esporte automobilístico, juntamente com Nelson Piquet, e outros tantos excelentes pilotos brasileiros!Assim, pela expansão da cidade de São Paulo sobre a periferia do extremo sul de São Paulo, há necessidade de uma infra-estrutura compatível ao local, pois estamos dentro de um manancial necessário ao bem estar humano, e que a população merece, sendo necessária sua "preservação" deste investimento próximo dos quase 15 milhões de reais, vindos dos governos Estadual, Municipal e do Banco Mundial.
Volta também em julho de 2010, ao seu local de origem o "Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico", do escultor italiano Ottone Zorlini, inaugurado em 21 de agosto de 1929, que homenageia o feito dos heróicos aviadores, que foi erigida na Represa do Guarapiranga, um marco e reparação do Governo Municipal, responsável por aprovar a remoção em 1987, onde o administrador sempre tem responsabilidades dos feitos do poder a que se sujeita!
"Desistimos de incriminar as circunstâncias e de com elas nos preocupar quando vemos outrem aceitar as mesmas circunstâncias plácida e alegremente. Quando as coisas não correm na medida dos nossos desejos, muito contribuirá para o nosso contentamento pensarmos nas coisas agradáveis e encantadoras que nos pertencem; na mistura, o melhor eclipsa o pior. Quando os nossos olhos são ofuscados pela claridade excessiva, nós acalmamo-los olhando para a verde relva e para as flores; todavia, mantemos a mente absorta com o que é penoso e forçamo-la a remoer sem trégua os vexames, desviando-a violentamente de pensamentos mais reconfortantes".
(Plutarco, in "Do Contentamento")
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