IMIGRAÇÃO E AS CONSORTES EUROPÉIAS DE DOM PEDRO I
Maria Leopoldina: Primeira esposa de Dom Pedro I era arquiduquesa da Áustria
Pedro de Alcântara aproximou-se dos impérios fortalecidos através do seu casamento em 1817 com Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo, nascida em Viena a 22 de Janeiro de 1797 , falecendo no Rio de Janeiro em 11 de Dezembro de 1826. Era arquiduquesa da Áustria, primeira imperatriz-consorte do Brasil e rainha-consorte de Portugal durante oito dias,em 1826. Pertencia à casa de Habsburgo, que fortaleceu O Império Austro-Hungaro. Cresceu no castelo de Schönbrunn,O Palácio de Schönbrunn, em alemão, Schloss Schönbrunn, conhecido também como o Palácio de Versalhes de Viena, é um dos principais monumentos históricos e culturais da Áustria e ali permaneceu até a data de seu casamento com D. Pedro de Alcântara em 1817.
Seu pai era Francisco II , nascido em Florença, na Itália em1758, sendo coroado Imperador da Áustria em 1792, além de Imperador do Sacro Império Romano Germânico. Em 1806, quando Napoleão pôs fim ao Sacro Império Romano Germânico, passou a ser somente Francisco I da Áustria, acrescida da Hungria e Boêmia.
A mãe de Maria Leopoldina era Maria Teresa da Sicília ou de Bourbon-Nápoles, princesa das Duas Sicílias, de um ramo da Casa de Bourbon, pois era filha do rei Ferdinando I (1751-1825) e de sua esposa Maria Luísa (1745-1792).
Francisco II era sogro de Napoleão, após este se casar com sua filha Maria Luísa, irmã de Maria Leopoldina, em 1810 dando-lhe o neto François Charles Joseph Bonaparte, a quem por direito deveria caber o titulo de Napoleão II. Mesmo assim Francisco I da Áustria aliou-se à Inglaterra e à Rússia contra seu genro, que unidos, derrotaram Napoleão em 1814, recuperando grande parte dos territórios após o Congresso de Viena em 1815.
O nome completo da Arquiduquesa, que viria a ser a primeira imperatriz do Brasil, era Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, como informa o seu biógrafo e grande estudioso de sua vida, Carlos H. Oberacker Jr, na obra "A Imperateriz Leopoldina: Sua Vida e Sua Época.". Vê-se a exclusão do nome Maria!
FRANCISCO II TORNOU-SE SOGRO TANTO DE NAPOLEÃO BONAPARTE IMPERADOR DA FRANÇA COMO DE DOM PEDRO I, IMPERADOR DO BRASIL!
Amélia de Leuchtenberg: Segunda esposa de Dom Pedro I era filha do enteado de Napoleão Bonaparte.
Após a morte de sua primeira esposa, a arquiduquesa austríaca Maria Leopoldina, em dezembro de 1826, D. Pedro I do Brasil mandou buscar na Europa uma segunda esposa. O marquês de Barbacena passou meses procurando uma princesa na Europa.A convenção matrimonial de 30 de maio de 1829 foi ratificada em 30 de junho, em Munique, pela mãe e tutora da noiva, a duquesa de Leuchtenberg. Em 30 de julho daquele ano, foi confirmado, no Brasil, o tratado do casamento de Sua Majestade e Amélia de Leuchtenberg.
Amélia Augusta Eugênia Napoleona de Beauharnais, nascida em Milão a 31 de julho de 1812 falecendo em Lisboa em 26 de janeiro de 1876, era princesa de Leuchtenberg, foi a segunda esposa de D. Pedro I.
Era a quarta filha do general Eugênio de Beauharnais, enteado de Napoleão Bonaparte, 1° duque de Leuchtenberg e sua esposa, a princesa Augusta da Baviera.
Era Eugênio filho da Viscondessa Marie Josephe Rose de Tascher de la Pagerie, ou simplesmente Josefina de Beauharnais e seu primeiro marido, o visconde Alexandre de Beauharnais, que tornou-se depois filho adotivo de Napoleão Bonaparte, que o fez vice-rei da Itália..
A mãe de Amélia, Augusta da Baviera era filha do rei Maximiliano I, José da Baviera e da princesa Augusta Guilhermina de Hesse-Darmstadt. Entre os irmãos de Amélia estavam Josefina de Leuchtenberg, rainha consorte de Óscar I da Suécia, e Augusto de Beauharnais, príncipe consorte de D. Maria II, a brasileira Maria da Glória, rainha de Portugal, filha de Dom Pedro I.
Amélia de Leuchtenberg passou a sua infância e parte de sua juventude em Munique. Ela foi oficialmente apresentada à corte da Baviera no Natal de 1828, aos dezesseis anos.
O GENERAL EUGÊNIO DE BEAUHARNAIS, ERA ENTEADO DE NAPOLEÃO BONAPARTE, E TORNOU-SE SOGRO DE DOM PEDRO I, IMPERADOR DO BRASIL!
IMPERANTES IMPÉRIOS IMPERAM!...
A interpretação fica na conta de quem pesquisar!
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário