terça-feira, 30 de junho de 2009

PARQUES PÚBLICOS NA ORLA DA REPRESA GUARAPIRANGA

Parques Públicos Na Orla da Represa Guarapiranga


Resolvemos neste último fim de semana formar um raciocínio sobre o que está havendo na região do Extremo Sul de São Paulo, mais precisamente na orla da Represa Guarapiranga, pois há por parte de determinados setores um reconhecimento urgente de preservação dos mananciais.
Saímos como ponto de partida da estação CPTM Santo Amaro, confluência com a linha cinco, do metrô Capão Redondo. Neste ponto encontra-se o marco zero do Rio Pinheiros de onde foi construído o canal de alimentação que passa pela ponte da Estrada do Guarapiranga, ligando-se com a Represa, sendo referência, os fundos do Clube Atlético Indiano, de muita tradição, fundado em 1930. Desta origem segue o que se denominou chamar de Barragem, ou popularmente Paredão, ou seja, uma barreira de contenção das águas da Represa, prevenção da Capela do Socorro.

Neste início da orla, em 1927 amerissaram intrépidos pilotos da Primeira Travessia do Atlântico, nas pessoas Francesco De Pinedo, italiano, natural de Nápoles e João Ribeiro de Barros, brasileiro, natural da cidade de “Jahú”, e onde se erigiu um Monumento, para perpetuar a história e em homenagem ao fato, e que por longos quase 60 anos permaneceu um marco intocável. Foi “seqüestrado” em 1987 pelo Governo Municipal, e transferido para a Praça Nossa Senhora do Brasil, próximo ao “Parque Adolpho Bloch”, homem de grande importância histórica ao país pelo que representou no campo midiático, localizado na região dos Jardins. Esta Praça faz parte de um complexo histórico representado pela Igreja Nossa Senhora do Brasil, de grande beleza arquitetônica, mas o “Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico” não representa vínculo algum neste espaço, que nada tem haver com o momento histórico e com a Represa Guarapiranga.

Seguindo pelas Avenidas De Pinedo e João de Barros, que também se seqüestrou o Ribeiro, será construído o primeiro parque da orla da Represa Guarapiranga, com nome de “Parque Barragem”, que muito bem caberia Travessia do Atlântico. Esta orla no passado também já possuiu o galhardo nome de “Riviera Paulista”. Este parque será inserido na história da Capela do Socorro, e de todos que de alguma maneira fazem parte desta região de Santo Amaro, São Paulo. Partindo deste ponto até a esquina da Avenida Robert Kennedy, que também, um dia, chamou-se Avenida Atlântica, ligada ao fato da travessia citada, teremos aproximadamente 90 mil metros quadrados previsto investimento na ordem de 1,5 milhões de reais.

Seguindo à frente já na Avenida Robert Kennedy teremos o segundo parque com a denominação “Parque Praia de São Paulo”, que terá limites em frente de grandes clubes náuticos e outros afins, como o São Paulo Athletic Clube (SPAC), São Paulo Yatch Clube(SPYC), Yatch Clube de Santo Amaro (YCSA), Marina Atlântica, Golf Center Interlagos, em frente ao clube Centro Associativo Fazenda Estadual, CAFE, na altura do n.º 2447 da Avenida Robert Kennedy, atualmente desativado. Um pouco mais à frente temos o Club ADC, Marina Silvestre, Bombeiros Interlagos, com larga experiência em salvamento de submersão, pois próximo à base há o que, costumeiramente, os banhistas de fins de semana chamam de Prainha, que carece de cuidados especiais, a Guarapiranga Beach Paulistana. Segue mais a frente o Clube Desportivo Municipal (alterado atualmente para “Comunitário” por autoridades municipais) de Iatismo (CDMI). Tudo isto está demarcado em área física de 18 mil metros quadrados de parque inteiramente arborizado, com orçamento próximo de um milhão de reais.

Nas proximidades deste, um pouco adiante na Avenida Robert Kennedy, teremos o terceiro parque com o nome “Parque Castelo”, área de extrema beleza e preservação onde encontramos o Clube de Campo Castelo, sendo seus limites na outra margem com o campo de futebol do Barcelona Capela, e abrangerá 87 mil metros quadrados, também orçados próximo de um milhão de reais.

Após este, teremos o quarto parque previsto para 538 mil metros quadrado, o maior deles, com investimento na ordem de 5,4 milhões de reais, denominado “Parque Nove de Julho”,onde se estruturarão quadras diversas, ciclovias, campos de futebol, pistas, enfim, uma série de complementos que deverão ser disponibilizados ao lazer diário da população, pois há um número grande de bairros adjacentes a todos estes empreendimentos que serão idealizados.

O quinto e último é o “Parque São José”, com 95 mil metros quadrados, embora tenha dimensões semelhantes aos dois primeiros terá investimento maior, na ordem de 5,7 milhões de reais, pois será constituído de uma infra-estrutura reforçada de equipamentos por estar próximo das confluências das Avenidas Robert Kennedy e Senador Teotônio Vilela, onde há grande contingente populacional, tendo como ponto de referência de localização, atrás da Universidade de Santo Amaro, UNISA, unidade Interlagos, próximo a cidade Dutra, onde do outro lado segue-se em direção ao “Autódromo José Carlos Pace”, comumente chamado de Interlagos, em homenagem a um dos grandes pilotos brasileiros, entre tantos, onde se destacam curvas marcantes como a Curva "S" do Senna, do lendário e inesquecível piloto Ayrton Senna, sem esquecer-se dos irmãos Fittipaldi, que muitas alegrias trouxeram ao esporte automobilístico, juntamente com Nelson Piquet, e outros tantos excelentes pilotos brasileiros!

Assim pela expansão da cidade de São Paulo sobre a Periferia do Extremo Sul de São Paulo, há necessidade de uma infra-estrutura compatível ao local, pois estamos dentro de um manancial necessário ao bem estar da vida humana, e que a população merece, sendo necessária sua “preservação” deste investimento próximo dos quase 15 milhões de reais vindos dos governos Estadual, Municipal e do Banco Mundial.

Há de se resgatar, também, o Monumento Seqüestrado que faz parte desta história, dos Heróis da Primeira Travessia do Atlântico, a obra denominada “Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico”, homenageando o feito dos heróicos aviadores, que foi erigida na Represa do Guarapiranga, um marco para engrandecer mais ainda os novos parques municipais. Quem sabe as alegrias dos fins de semana sejam ainda completadas com hidroaviões, da família Çukurs, proprietária do lendário Seabee, que muito encantou sobrevoando as águas represadas e na superfície barcos deslizando nas águas límpidas da Guarapiranga. Sonhar faz parte do show da vida!

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