Os Maninhos Futebol de Salão formou-se bem antes de todo mundo ser chamado de “manos” na atualidade!
Surgiu na quadra de futebol de salão dia 15 de novembro de 1974, no dia dos festejos da Proclamação da República do Brasil, porque o Padre Edmundo da Mata construiu uma quadra do lado da paróquia São Luiz Gonzaga e liberava em feriados e fins de semana para os jovens praticarem esportes.
Nascia deste modo o Maninhos Futebol de Salão que teve sua primeira formação constituída dos seguintes jovens do bairro do Jardim São Luiz:
Amauri, Ivo, Toninho, Esquerdinha, Luís Alberto, Chiquinho da Rua 2.
Outras escalações se seguiram, não sabemos se há uma ordem de chegada deste ou daquele, mas todos fizeram a grandeza do Maninhos:
Pinduca, Artur da Liga, Jaldo, Robertinho da 7, Toninho BullDog e outros componentes se não recordados aqui, [e apenas uma falha de memória do tempo.
O time fortalecia-se e outros integrantes apareciam para edificar o nome do Maninhos Futebol de Salão:
Os Irmãos Tolentino, Zelo, Bel da família Fraga, Edson Japonês da Rua 25, Jorge Pinheiro, Marquinhos, Zé Carlos, goleiro que defendia a Casa Esperança, chegou depois para “fechar o gol dos Maninhos”!
Depois vieram outros meninos formados dessa “várzea esportiva” da zona sul:
Tigueis, Juquinha da 25, Valter Tomatão, Robertinho, Formigão, Eurípides.
As meninas foram no mesmo caminho esportivo e formaram um time de vôlei vencedor com Cleusa, Sandra, Laura e sua irmã Lana, Celia irmã do Boia, as irmãs da família Coutinho da Rua 28.
O time agora era a esquadra que tinha que ser batida em campeonatos assim o Maninhos foi convidado para participar de copas esportivas na região, como a Copa Kaiser, Bola Preta de Santo Amaro, Copa Mimura, e com convites até fora de São Paulo, em Taboão da Serra e Itapecerica.
Consta dessas disputas o Campeonato do Center Ball onde o Maninhos Futebol de Salão, sagrando-se campeão do torneio na década de 1990 onde o artilheiro foi o atacante da agremiação o jovem Luís Antonio!
A primeira festa aconteceu na casa da família Lisboa Santos, onde estavam os irmãos Jaldo, Valdo e a caçula Gicélia Costa, que residiam anteriormente na Rua Capitão Fidélis, em Santo Amaro, antes de residirem definitivamente no Jardim São Luiz.
Não havia uma sede para os encontros semanais e isso era feito no escadão que começava na Rua 2, hoje Rua Satulnino de Oliveira, na casa da Lena e Esquerdinha, onde havia sempre a alegria de rodas de samba.
Depois se formou o time de campo dos sêniores onde estava à frente da estrutura nosso amigo Adilson Tolentino que tinha como padrão o bom relacionamento com outros times da região da zona sul!
...e deste modo o Maninhos, hoje 15 de novembro de 2024, se consagra atingindo seu jubileu de ouro:
50 ANOS DE TRADIÇÃO E AMIZADE!
*Se houver algo a acrescentar, seria bom para ampliar essa crônica do Time Maninhos!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário