segunda-feira, 3 de julho de 2023

Padre Frederico Datller, o padre austríaco da Paróquia São Luiz Gonzaga, Jardim São Luiz/SP

Padre Frederico Datller nasceu em Heindenreichstein, Áustria, em 18 de março de 1914. Entrou para a Congregação do Verbo Divino em 1931, tende sido ordenado sacerdote em 29 de outubro de 1939.

Embarcou no Almirante Alexandrino, para o Brasil em 1940, ano quando formou-se em Teologia na Universidade Gregoriana, em Roma.

A Segunda Guerra Mundial já estava em seu início com a Invasão da Polonia em setembro de 1939, pela Alemanha. Houve então a convocação ao alistamento no Exército alemão, mas Frederico Datller  havia partido para a Áustria, onde celebrou missa em Heindenreichstein, sua terra natal, na festa de São Pedro e São Paulo, em 29 de junho de 1940, onde estava a Casa Central da Congregação Verbo Divino, fica na Áustria, chama-se São Gabriel. Logo a Alemanha iria entrar na Áustria anexando seu território as pretensões bélicas.

Em 12 de setembro de 1940 Frederico Datller embarcou com um amigo e quatro irmãs beneditinas de Berlim para Moscou indo de trem depois para Mandjura e de lá para Coréia e depois Japão. Em 25 de janeiro de 1941, embarcou em Yokohama no navio Buenos Aires Maru, para o Brasil, desembarcando em 10 de março no Rio de Janeiro depois de 42 dias viagem.

Começava assim o trabalho religioso primeiramente em Iguape, São Paulo, e depois foi para Constantina, Rio Grande do Sul. Depois fixou-se em São Paulo tornando-se professor pela Congregação a partir de 1945.

Em 27 novembro de 1952 formou-se no bacharelado pela Pontifícia Comissão Bíblica sediada no Vaticano e no ano seguinte recebia a licenciatura. Em junho de 1953 votou ao Brasil, pelo navio Giulio Cesare.

Em 1954 exerceu a atividade de sua formação com professor de Exegese, (análise, interpretação ou explicação detalhada de uma obra, um texto, uma palavra ou expressão) em Santo Amaro, na Chácara Santo Antônio, em sua Congregação Verbo Divino, situada na rua de mesmo nome, onde se concentra a unidade estudantil Pueri Domus, desde 1973.

A Congregação Israelita Paulista e alguns amigos ligados a igreja, colaboraram com a viagem tão aguardada para Israel, afinal para quem pretendia decifrar os caminhos cristãos precisava olhar a geografia e a história “in loco” da Terra Santa. Tornou-se um viajante contumaz na  busca de conhecimento universal.

Padre Frederico teve participação efetivo junto aos vicentinos do Jardim São Luiz, que exerciam boa influência no campo da filantropia, trabalho social de relevância comunitária.


 Era uma sumidade de conhecimento teológico, histórico e geográfico. Foi celebrante por bom tempo nas missas da Paróquia São Luiz Gonzaga, no Jardim São Luiz, colaborando com o padre Edmundo nas missas dominicais matutinas, vindo sempre religiosamente sem faltar com seu compromisso costumeiro. 

Escreveu 19 livros em sua maioria estudos de cunho bíblico e em sua aposentadoria foi acolhido na Casa do Beato José Freinadmetz.

Seu passamento terreno ocorreu em 11 de julho de 1996, a quem o povo jardinense tinha grande estima.

 

 

Ref.

Missionários do Verbo Divino

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mission%C3%A1rios_do_Verbo_Divino

José (Giuseppe) Freinademetz

https://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Freinademetz

Sociedade do Verbo Divino (latim: Societas Verbi Divini)

https://en.wikipedia.org/wiki/Society_of_the_Divine_Word

http://cljconstantina.blogspot.com/2013/08/paroquia-sao-jose-de-constantina.html

https://pueridomus.com.br/pt/quem-somos/

Sem comentários: