sábado, 11 de março de 2023

NEPOTISMO e NEPO-BABIES: Farinha do mesmo saco e angu da mesma panela

O “NEPOTISMO e agora os NEPO-BABIES” é um angu da mesma panela, dos “babies” que tem pais exercendo um poder tanto na política quanto no meio artístico.

Nepotismo se originou a partir do latim “nepos”, que significa literalmente “neto ou descendente".

Nepotismo é o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, sendo a prática de favorecer parentes ou amigos próximos em questões de emprego, política ou negócios.

O Nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes.

O nepotismo nas câmaras municipais, estaduais ou federais brasileiras é disfarçadamente bem aplicado, ou seja:

Um político “X” tem direito a assessores em seus gabinetes e para proteger o sistema “contrata” o parente de seu parceiro político “Y” e este “contrata” para seu gabinete os parente de “X”, e tudo ocorre sem ninguém ser inquerido deste uso do “nepotismo lícito”!

Agora surgiu o termo Nepo-Babies, que se refere aos filhos ou familiares de artistas que acabaram tendo um acesso privilegiado no meio artístico: os Nepo-Babies (ou Nepo-Baby), são os filhos “encaixados” no meio artístico protegidos pela fama de seu pai ou mãe, ou de ambos!

Pode também ser aplicado o termo Nepo-Babies para políticos que “encaixam” seus filhos, os seus babies, ou parente próximos na política, com grande influência de seus mentores, no caso seus pais sanguíneos ou adotados politicamente.

O termo “Nepo-Babies” é utilizado em referência aos filhos que se beneficiaram das conexões familiares para conseguir oportunidades tanto no entretenimento quanto em outros campos, acentuadamente na política ordinária do Brasil, sendo que não possuem a qualificação necessária para exercer quaisquer funções, tanto artísticas quanto política, mas são protegidos pelo sistema beneficiário destes cargos!

Ambos termos são "farinha do mesmo saco"!!!

Sem comentários: