O EDIFICADOR EM PLENITUDE PELA GLÓRIA DIVINA
Hiram
Abiff, (ou Hirão Abiú ou Hirão-Abi) o construtor fenício da cidade de Tiro, era
um homem muito habilidoso, capaz de trabalhar com metais, madeiras, pedras e
versado no ramo da construção, incumbido de ser o Mestre construtor do Templo
de Salomão, que se prepara para uma grande obra:
"Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele? (O rei) Hiram de Tiro, manda-me, pois, agora um homem hábil para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em púrpura, em carmesim e em azul; e que saiba lavrar ao buril, juntamente com os peritos que estão comigo em Judá e em Jerusalém, os quais Davi, meu pai, preparou. Manda-me também madeiras de cedro, de cipreste, e sândalo do Líbano; porque bem sei eu que os teus servos sabem cortar madeira no Líbano; e eis que os meus servos estarão com os teus servos. E isso para prepararem muita madeira; porque a casa que estou para fazer há de ser grande e maravilhosa."
E Hiram, rei de Tiro, (homônimo de Hiram o construtor) respondeu por escrito a Salomão:
"Porque o Senhor tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei. Disse mais Hiram: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino. Agora, pois, envio um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hiram Abiff. Filho de uma mulher das filhas de Dan, e cujo pai foi homem de Tiro; este sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em púrpura, em azul, e em linho fino, e em carmesim, e é hábil para toda a obra do buril, e para toda a espécie de invenções, qualquer coisa que se lhe propuser, juntamente com os teus peritos, e os peritos de Davi, meu senhor, teu pai."
{2 Crônicas 2:5-181 (Reis 7:13,14)}
Hiram, o rei de Tiro, o rei Salomão e Hiram Abiff eram todos mestres de grande sabedoria e guardavam os segredos e conhecimentos.
Hiram
Abiff teria guardado segredos da edificação nos pilares ocos do templo,
despertando a cobiça de trabalhadores menos preparados para uma grande obra,
que conspiram contra o Mestre, para obter o segredo de edificar e sair da
condição de trabalhadores braçais.
Hiram Abiff foi abordado três vezes para revelar o segredo por ser Mestre no projeto do Templo, senão perderia sua vida.
Por duas
vezes Hiram Abiff recusou-se a transmitir a sabedoria a neófitos despreparados
que não haviam atingido o estágio necessário da sabedoria de edificar.
Os conspiradores armaram uma emboscada para Hiram Abiff que se recusou revelar seus segredos, podendo até usurpadores roubarem os instrumentos usados para edificar mesmo não sabendo usá-los. Por essa recusa Hiram Abiff foi ferido. "Perco minha vida, mas não revelo os segredos", e deste modo ceifaram-lhe a vida. Os assassinos Jubela, Jubelo e Jubelum fugiram abandonando o corpo que é encontrado por outros pedreiros do Templo.
No dia seguinte, Salomão envia um grupo para investigar e descobrir a respeito do Mestre. Seu corpo é encontrado embaixo de um pé de acácias.
Hiram o
arquiteto existiu; a história dos Hebreus o refere; e ele foi assassinado por
três construtores do templo de Salomão, as quais tinham cobiça.
Não se
rouba conhecimento...quem tem ouvidos, que ouça!
Sem comentários:
Enviar um comentário