Locomoção santamarense
No
princípio da história humana o transporte de cargas era feito sobre o lombo de
animais, permitindo menor duração das jornadas. ao desenvolvimento da roda tornou
mais eficiente o transporte através da introdução de veículos atrelados a
animais domesticados.
Santo Amaro era grande produtor de carvão a lenha que abastecia São Paulo, anteriormente transportado por carroças e a partir de 1886 através da linha de trens Klauss que percorria 19 quilômetros do centro de Santo Amaro, até a Liberdade (Estação São Joaquim)
Até
a Revolução Industrial na segunda metade do século 19 os meios de transporte (aquático também) era lento e caro
e o cavalo era usado para viagens mais longas.
Um
grande número de invenções modificou o modo pelo qual se fazia transporte de
cargas. A invenção da máquina a vapor contribuiu enormemente para o
desenvolvimento do transporte ferroviário substituindo o sistema de tração
animal.
Com
o desenvolvimento do motor à combustão interna proporcionou o advento de veículos
motorizados entre o final do século 19 e início do 20. As primeiras
rodovias foram construídas no século XIX dando mais qualidade as vias de
transporte terrestres, tendo como consequência a diminuição dos transportes
ferroviários (e hidroviários também). As grandes cidades foram equipadas com o
sistema “tramway”, ou seja veículos motorizados que circulavam no perímetro urbano,
onde potência era transmitida através da energia elétrica.
No
Brasil, o Direito ao Transporte foi elencado nos Direitos Sociais através da
Emenda Constitucional n.º 90, de 15 de setembro de 2015.
A Primeira Ferrovia de Santo Amaro Paulistana em
1886
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2019/02/a-primeira-ferrovia-de-santo-amaro.html
“Santo Amaro Sobre Trilhos: do trem a vapor, ao
bonde e ao metrô”
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2015/01/santo-amaro-sobre-trilhos-do-trem-vapor.html
QUANDO OS BONDES CHEGARAM A SANTO AMARO: 7 de julho
de 1913
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2013/04/quando-os-bondes-chegaram-santo-amaro-5.html
METRÔ DE SANTO AMARO APÓS 47 ANOS, ENFIM, COM MUITO
CUSTO $ !!!
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2010/10/metro-de-santo-amaro-apos-47-anos-enfim.html
METRÔ DE SANTO AMARO NO SÉCULO 20 E O INTERESSE DO
FUTEBOL NO SÉCULO 21
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2010/07/metro-de-santo-amaro-e-o-interesse-do_9768.html
50 ANOS DA ÚLTIMA VIAGEM DOS BONDES DE SANTO AMARO
/ SÃO PAULO : 27 de março de 1968
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2018/03/50-anos-da-ultima-viagem-dos-bondes-de.html
BONDES DE SANTO AMARO/SP: O “METRÔ” DE NOSSOS
ANTEPASSADOS!
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2018/04/bondes-de-santo-amarosp-o-metro-de.html
Bondes de São Paulo à Santo Amaro: O Passado no
Presente
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2013/04/bondes-de-sao-paulo-santo-amaro-o.html
Transporte sobre trilhos em Santo Amaro e a Malha
Viária
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2012/04/transporte-sobre-trilhos-em-santo-amaro.html
O Belo Antonio de Santo Amaro
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2012/04/o-belo-antonio-de-santo-amaro.html
Os Ônibus de Emílio Guerra, a Viação Colúmbia e a
Empresa São Luiz Viação Ltda
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2015/10/os-onibus-de-emilio-guerra-viacao.html
Os meios de transporte que existiram (e existem) na
Região de Santo Amaro - São Paulo
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2019/08/os-meios-de-transporte-que-existiram-e.html
O “BONDE MINAS GERAIS”, PREFIXO 2003, DE SANTO
AMARO/SP
https://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2021/08/o-bonde-minas-gerais-prefixo-2003-de.html
Sem comentários:
Enviar um comentário