quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

“Morrendo e aprendendo" sobre a incompetência de decisão da Secretaria de Cultura de Santo Amaro-São Paulo!


• A reforma da Casa Amarela e as dificuldades para registrar a história em Santo Amaro/SP

Hoje (12 de fevereiro) pela manhã fui à Santo Amaro ver a possibilidade de adentrar no Paço Júlio Guerra, conhecida também como Casa Amarela que está em reforma há algum tempo.
Cheguei ao local por volta das 7:30 horas. A construção está toda emparedada por chapas de aço galvanizada, mas do lado da Rua Paulo Eiró da para se ver parte do trabalho.
Havia um segurança terceirizado no local que foi bem prestativo e diz que para eu entrar precisava pegar uma autorização na Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça, na Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, Santo Amaro. Para lá me dirigi, apresentei-me a outro segurança que me disse que a responsável que poderia fornecer-me a autorização chegaria às 12:00 horas. Agradeci e disse que retornaria nesse horário determinado, o que realmente fiz.
Fui atendido por quem substitui o secretário de cultura e que pela minha pretensão não poderia dar a autorização e que eu teria que aguardar o retorno do titular. Perguntei se ela como responsável pela “pasta da cultura de Santo Amaro” não me poderia fornecer. Ela se limitou a dizer para eu voltar lá depois do carnaval, pois o secretário estava com um projeto de implantação de fotos antigas de Santo Amaro e que seria bom trabalharmos em conjunto. Claro que estou sempre disposto a colaborar, mas meu intuito era, naquele momento, ter o aval para registrar a obra em andamento do Paço Júlio Guerra, e repeti minha intenção de ter a autorização para fotografar o local. Ela viu minha insistência e respondeu-me. Não eu não posso autorizar.
Sei muito bem das precauções de uma obra em andamento, tendo trabalhado na área e não sendo a primeira que iria entrar, e que temos que ter o EPI (equipamento de proteção individual) que o empreiteiro deve ter na obra, para ser usado não só para quem nela trabalha, mas para visitas que porventura apareçam, ou o engenheiro, ou jornalista, ou até do executivo local.
Deixei um contato para o secretário comunicar-me e resolvi ir até a prefeitura para reforçar essa minha intenção. Na recepção, quando se saímos dos tramites correntes da administração a atendente fica perdida e passa para outra pessoa a responsabilidade de informar. Eu disse a essa segunda atendente que gostaria de falar com a secretária(o) do executivo, ela opôs-se a isso e pegou uma tira de papel com o e-mail e escrito: "Envio Protocolo Gabinete", acrescentando à nossa conversa que “tudo agora é pela internet”, ou seja, o munícipe não terá acesso ao responsável pela administração pública de Santo Amaro!
Há uma secretaria de cultura em Santo Amaro que não pode tomar decisões quando o secretário titular está ausente e nem o executivo pode executar a questão...e volte depois do carnaval!

The end!!!






Disponibilizamos fotos de hoje, 12 fev 2020, com zoom tiradas do lado de fora da obra

* EVITAMOS PONTUAR OS NOMES DOS SERVIDORES ATENDENTES!

Vide crônica:
CASA AMARELA: As construções das duas Sedes da Prefeitura de Santo Amaro / SP

Sem comentários: