domingo, 23 de fevereiro de 2020

Entidades localizadas no Jardim São Luiz/São Paulo

(Ex) Internato Casa dos Meninos (Foto 01)



O Internato Casa dos Meninos foi fundado em 1962, no Itaim Bibi. mantendo meninos internos que ficavam na entidade e aos fins de semana alguns se deslocavam para suas residências e retornavam nas segundas feiras. O prédio localiza-se à Rua Yoshimara Minamoto, 656, Jardim Brasília, quando á época essa rua recebia o nome de Vasco da Gama.
A responsabilidade da manutenção estava a cargo de Ademar e sua esposa, que mantinha toda demanda local com aposentos e cozinha bem asseados. Algumas festas foram promovidas no local para angariar fundos necessários para manter a entidade e até a parte lúdica recebia respaldo do Play Center, em São Paulo.
Com o tempo a função de internato foi modificada e a Casa dos Meninos não foi mais usada com esta finalidade. Em dezembro de 2001 através de contato com a Bayer foi promovido uma grande reforma local. Hoje a entidade está no mesmo local com seu prédio próprio com outras funções de entidades sociais e tornou-se ponto de cultura.

Rotary Club de Santo Amaro - C.R.E.S.C.E.R. (Foto 02)


O Centro Rotário, Educacional, Social, Cultural e Recreativo de Santo Amaro-C.R.E.S.C.E.R. foi fundado em 14 de janeiro de 1986 na Rua Aribugú, número 311, no bairro Jardim São Luiz, pelo Rotary Club de Santo Amaro.

Tem como finalidade prestar serviços à Comunidade através do Programa Social de Educação para o Trabalho, devidamente registrado no Conselho Municipal dos Diretos das Crianças e Adolescentes, C.M.D.C.A., com formação educacional de crianças, adolescentes e adultos através de programas de trabalho educativo ou profissionalizante na capacitação com cursos de informática, relações humanas e Técnicas profissionais (comerciais e administrativas), oficinas de linguagem, matemática, inglês e oficina de saúde
Os jovens ingressam na entidade a partir de 14 anos de idade e são da comunidade local onde estudam nas escolas regulares.


Antiga Capela

Em 19 de abril de 1959, foi criada a Associação do Lar Maria Albertina[1] no bairro Cidade Jardim, com a missão de abrigar meninas em situação de risco. A administração da casa coube as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, presentes no Brasil desde 1938, que seguindo a inspiração de São Francisco de Assis, promovendo educação, assistência Social e evangelização.

Em 1963 adquiriu-se uma área de 17.000 metros quadrados à Rua Nova do Tuparoquera, número 520, no bairro Jardim São Luiz, sendo transferida em 1969, prestando serviços de solidariedade à comunidade local e bairros vizinhos. Em 04 de outubro de 2004, passou a ser creche com a denominação Centro de Educação Infantil Lar Maria Albertina.
Antiga capela no Lar Maria Albertina (Foto 01): A entidade possui em suas dependências a capela de São Francisco de Assis erigida no lugar da antiga de madeira e foi inaugurada com a presença do bispo diocesano, Dom Luís Antônio Guedes, em 24 de março de 2017.

Entrada da fundação


Existe no bairro Jardim São Luiz a Fundação Julita, à Rua Nova do Tuparoquera, número, 249 a fundação Julita criada por iniciativa de Antônio Manuel Alves de Lima[1]. Após a morte de sua esposa Julita Prado Alves de Lima e a pedido dela transformou a chácara de propriedade da família em uma fundação criada em 06 de dezembro de1951.
A ideia inicial foi construir casas nas quais cada família de migrantes da zona rural morasse, plantasse e vendesse os produtos sob forma cooperada.
Esta entidade atua em serviços à população através da assistência nas áreas da saúde, educação e orientação profissional. Hoje, a fundação atende pessoas de todas as faixas etárias moradores do Jardim São Luiz e bairros próximos da zona sul de São Paulo.



[1] Antônio Manuel Alves de Lima nasceu em 27 de julho de 1873 na cidade de Tietê, São Paulo. Grande parte da sua vida esteve ligada ao desenvolvimento da agricultura do Estado de São Paulo. Foi pioneiro ao criar a fazenda de café em Tietê e casas de café no Brasil e na Argentina. Tornou-se Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. 



[1] Maria Albertina era filha do casal Cecília e Werner Sack, faleceu com apenas 5 anos de idade. Do luto e generosidade de seus pais, nasceu a Associação do Lar Maria Albertina mantida por benfeitores. http://www.larmariaalbertina.org.br/sobre-o-lar/historia/
[2] Antônio Manuel Alves de Lima nasceu em 27 de julho de 1873 na cidade de Tietê, São Paulo. Grande parte da sua vida esteve ligada ao desenvolvimento da agricultura do Estado de São Paulo. Foi pioneiro ao criar a fazenda de café em Tietê e casas de café no Brasil e na Argentina. Tornou-se Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo.

Sem comentários: