sábado, 22 de junho de 2019

DIA MUNDIAL DO FUSCA VW: 22 DE JUNHO


O BESOURO-FUSCA MUITO ALÉM DE PORSCHE

O "Dia Mundial do Fusca", 22 de junho, celebra a data de assinatura do contrato entre Ferdinand Porsche e a Associação Alemã da Indústria Automotiva, no ano de 1934.


Ainda em 1931 a Zündapp, fabricante de motos, decidiu se arriscar na ideia do carro popular alemão. Eles encomendaram ao escritório (Konstruktionbüro) Porsche a construção de um protótipo de carro popular. Porsche construiu três (na verdade a mecânica foi fornecida pela Zündapp, e as carrocerias pela Reutter), que foram batizados de “Tipo 12”, mas as condições econômicas não levaram à frente o projeto.
O projeto concreto de um carro popular alemão, refrigerado a ar, de 4 cilindros, de tamanho médio foi baseado no Tatra 97 (T97), fabricado na Checoslováquia e construído por Tatra em Kopřivnice, Morávia, de 1936 a 1939.
O Design do Besouro de 1936







Em 18 de janeiro de 1936, Erwin Komenda esboçou o primeiro projeto de "carro popular". Komenda trabalhou em vários projetos inovadores e recebeu o cargo de designer-chefe do departamento de testes e desenvolvimento da Daimler-Benz AG, de 1929 a 1931.
Deixou este trabalho na Daimler-Benz procurando novos desafios para ingressar no escritório de design da Ferdinand Porsche, para ocupar o cargo de chefe do departamento de design de carrocerias, que dirigiu até 1966.
Entre muitos projetos da Porsche ele desenvolveu o corpo do Besouro VW (Beetle),que no Brasil foi apelidado de Fusca. Com mais de 21,5 milhões de cópias, o VW Beetle tornou-se o automóvel mais vendido do século XX.
O famoso logotipo Volkswagen, é de autoria de Franz Xaver Reimpseb que também desenvolveu o sistema de refrigeração por ventoinha que é utilizado no VolksWagen a ar.

ref. Wikipédia



Sem comentários: