Primeiras
Intervenções na Catedral
A Catedral de Santo Amaro oficializada como tal desde 1989
por decreto do Vaticano que a desmembrou da Arquidiocese de São Paulo, está em fase de
detalhes de acabamento que demandam prévios estudos que devem ser respeitados
em todo o contexto da arte de restauro.
O edifício em conjunto com o denominado
Eixo Histórico de Santo Amaro foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio
Histórico Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo-CONPRESP, no ano de 2002.
Numa primeira etapa logicamente houve estudo do estado detalhado da construção
que teve uma grande intervenção de construção em 1924, quando uma comissão foi constituída
para dar a forma do atual frontispício, nave e presbitério da atual Catedral.
Jornal
“Polyanthéa”, em 01 de novembro de 1924, as obras da Matriz de Santo Amaro: Número Consagrado as
Festas da Inauguração da Nova Matriz, dando por
completado os esforços de uma comissão que “representa o maior monumento de
nossa terra, estão concentrados os sentimentos mais íntimos e puros da
população”.
Uma
análise detalhada das condições do prédio, no primeiro decênio do século 21, dava o diagnóstico de uma estrutura frágil e deteriorada
por infestação de insetos nocivos em todo o madeiramento comprometendo o
telhado que poderia inclusive desabar.
As primeiras prospecções na Catedral feitas
por engenharia civil, diagnosticavam a urgência da troca do telhado e todo o
seu vigamento comprometido. Isso foi providenciado com as técnicas da atualidade
sendo as antigas estruturas trocadas por vigas de aço carbono e nova cobertura.
A reforma
coube a participação efetiva da Associação dos Amigos da Catedral, presidida
pelo bispo Dom Fernando Antonio Figueiredo, arrecadando verba necessária para
esta etapa de restauração, doada por empresários da região, fato concretizado a
partir de 2009.
Deste
modo, depois de árduo trabalho, chegou ao atual estágio que é o restauro da
arte pictórica da Catedral de Santo Amaro. O recurso maior que promoveu todo
incentivo da restauração da Catedral de Santo Amaro é proveniente da
Lei 8.313/91 conhecida por Lei Rouanet[1].
Logo foi providenciada
a restauração do forro da nave e molduras da Matriz que
antes teve o processo de “escaneamento”, além de ser fotografado, tudo em alta
resolução, para copiar as obras pintadas no forro antigo.
Novo
estágio em 2015: Restauro Artístico e Decorativo
Houve uma primeira etapa de decapagem (escarificação)
para remover antigas camadas existentes em toda a superfície. Houve fissuras em
certos pontos que necessitaram de uma intervenção mais delicada e até penetração
em camadas pictóricas na arte mural para extrair uma salinidade proveniente da
estrutura da camada do reboco.
O desafio maior em uma obra de restauro,
preservando as características mais fiéis possíveis do original, sem
modificação do objeto estudado, conservando-o o mais próximo possível da arte
mural elaborada pelo autor com os recursos do momento atual com a mínima
intervenção possível.
Por vezes antes de quaisquer início de
trabalho requer-se uma preparação de superfície que se inicia com um pincel seco e macio extraindo
toda as impurezas fixadas na obra resultado de seu tempo de exposição, sendo, às
vezes necessárias intervenções por meio de solventes para extrair resíduos incrustados(sujidade)
na obra e isto demanda tempo de preparação antes do intervenção no painel mural.
As técnicas de pintura foram sendo
elaboradas e reveladas à população de Santo
Amaro pelo esforço paciente e continuo de grandes profissionais, tendo
participação efetiva da restauradora, a artista
plástica Ana Lúcia da Silva Santos, que com destreza dos grandes mestres do
restauro deixa a obra “aparecer” para ser contemplado pelo público, além de
outras interferências de outros profissionais exímios mestres da arquitetura.
A artista plástica Ana
Lúcia da Silva Santos que é a responsável pelas obras da Catedral é uma paulistana
genuína que ousou enfrentar o desafio de revelar o que antes se manteve escondido
por longos anos. Estas obras pictóricas internas da Catedral estavam, há muito,
encobertas por um manto de uma pintura opaca em todo o interior das naves
laterais e central e do presbitério que hoje podem ser observadas para deleite
e orgulho santamarense.
Tendo cursado a Fundação
Armando Alvares Penteado,FAAP, trabalha
com arte por mais de uma década, ministrando essa experiência e seus conhecimentos
acadêmicos em escolas de São Paulo tanto na obra artística quanto a decorativa.
A textura tem todo um
preparo inicial de conservação para bens culturais usando verniz de proteção para
o esmalte com a textura necessária usada na têmpera da obra definindo a
exatidão das cores que mostra os traços do artista e ainda reflete todo o
contexto histórico temporal.
Anteriormente trabalhou
em vários projetos da empresa “Croma, Arquitetura e Restauro Ltda”, e dentre
tantos projetos há de destacarem-se os serviços de conservação e restauro de
pinturas murais, artísticas e/ou decorativas em:
Mosteiro da Luz, sito à
Avenida Tiradentes, 678,SP
Teatro Paulo Eiró, sito
à Avenida Adolfo Pinheiro, 765, Bairro de Santo Amaro, SP
Capela do Colégio São
José, sito à Rua Dom Bosco, 466, Cidade de Batatais, SP
Faculdade de Medicina
da Univ. São Paulo, Museu. Av. Dr. Arnaldo, 455,SP
Edifício Martinelli,
Sindicato dos Bancários, 1º, 2º subsolo. R.São Bento, 405, SP
Catedral do Carmo,
Cidade de Santo André, SP
Palacete Conde de
Sarzedas, sito à Rua Conde de Sarzedas, 325, Bairro Liberdade, SP-MUSEU DA JUSTIÇA, São Paulo.
Paróquia Imaculado
Coração de Maria, sito à Rua Jaquaribe, 735, Santa Cecília, SP
Em cada uma destas obras há uma especificidade
que se devem levar em consideração as técnicas empregadas por cada artista em determinado
tempo e espaço, sendo estudada cada intervenção que requer do restaurador
conhecimentos diversificados no momento contemporâneo e ser medido com precisão
“pari-passu” em cada intervenção que se propõe realizar.
Este é o grande desafio do restauro da
Catedral de Santo Amaro, sobre os auspícios de
árduo trabalho que está sendo elaborado pela artista plástica Ana Lúcia da Silva Santos para que se recupere este
marco mais importante da região com orientação do pároco Rogério Cataldo
Bhering que muito tem contribuído para reavivar a Matriz do Largo 13 de Maio.
Espera-se a crítica da crônica para construir o histórico mais próximo da fidelidade deste marco histórico de Santo Amaro/SP.
[1]
Lei Rouanet: Autoriza
que seja abatido do Imposto de Renda devido por Pessoas Jurídicas e Físicas
100% dos valores investidos no patrocínio à produção de obras limitado a 4% do
Imposto de Renda devido por Pessoa Jurídica e a 6% do Imposto de Renda devido
por Pessoa Física.
1 comentário:
Parabéns Carlos, pela revelação das mudanças em Santo Amaro, um jornalismo informal que mais parece formal por detalhes ricos e preciso que acontece na nossa catedral que é o símbolo maior de nosso bairro, onde você mostra o milagre e o santo e sua artista que conduz essa pintura técnica e cristã.
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