quinta-feira, 3 de julho de 2014

A função do sobrenome: Fattore

Patronímico das famílias italianas

Há dúvidas se existe um brasão da família FATTORE (lli), pois já houve alguns problemas com heráldicas (brasões e escudos) que não possuíam registros oficiais de famílias. Não se inventa historiografia, mas ela é construída em fatos que remete a alguma condição verídica de existência.

Os FATTORE (lli), pelo que tudo indica, eram pessoas ligadas ao cultivo da terra, trabalhadores de "derramar suor da testa", ou seja, não tinham relações com a nobreza. Poderiam ter capacidade de direcionar serviços, e por isso gerenciavam alguma função de trabalho, encarregando-se da administração das “terras comuns” do feudo, que pertenciam ao rei.  Houve levantamento do nome Fattore há algum tempo, precisava confirmar fatos, mas sem ascensão de nobreza que merecesse um "brasão" de préstimos ao soberano de algum reino.

Os emigrantes, Antonio Rocco, 1910.

Pode ser um bom momento de estudarmos melhor essa descendência numerosa espalhada pelo Brasil, originários principalmente do nordeste da Itália, mais precisamente Vêneto, sabendo que trabalhavam em fazendas (fattoria) e tinham alguma responsabilidade no gerenciamento do trabalho da fazenda, disto resultando os FATTORE (lli)

Definição de Fattore: aquele que coordena determinada função

O gerente é responsável pela equipe de trabalhadores que são atribuídos a execução material de um trabalho específico.
Origem da ocupação de administrador
A capacidade dos homens em construir edifícios datam dos tempos antigos. O grau de perfeição dos edifícios da Assíria e Egito, bem como o primeiro quartel e os primeiros monumentos megalíticos são bem conhecidos. A capacidade destes artesãos antigos primeiros na fabricação de blocos de alvenaria, de resistência comprovada, sem qualquer junta de argamassa foi algo notável.

Os gregos e os romanos fizeram autênticas obras-primas, que são preservadas até hoje. Os godos deram para construir a simetria e força admirável, mas perderam a aparência de simplicidade que tinham as construções dos romanos; por outro lado, obteve uma maior variedade e elegância.
Significado do "capataz" (lat. capitacium): Fattore

Pessoa que tem por função monitorar um número de operadores sendo responsável pelo cultivo e administração das propriedades do campo. Nas casas da moeda é o responsável pela recepção, marcação do metal fundido e tarefas pesadas.


Ele é quem governa e é responsável de um certo número de trabalhadores. Pessoa responsável pelo preparo do solo e a gestão de campo. No âmbito da legislação trabalhista, a posição do gerente, responde por um grau intermediário entre o que rege as normas de trabalho e o subalterno. Suas funções são para controle e distribuição de trabalho e a imposição de medidas disciplinares para evitar violações de operação; não pertencem em modo direto pela produção, para o trabalho de uma empresa. Ainda assim, esta representação especial do empregador não priva o gerente de seu caráter de trabalhadores subordinados à empresa. Entre os chamados trabalho manual e intelectual, existem áreas intermediárias, tais como os chamados “trabalho qualificado”, que deve ser incluído o gerente, sem negar a qualidade de trabalhador ou os benefícios da legislação social. Mesmo exercício de competências delegadas, a prestação continua sendo subordinada. 

DEFINIÇÕES

Italiano: Fattore: administrador de um grupo de trabalhadores braçais. Procurador, administrador, feitor ou criador de uma fazenda. 




Francês: Contremaître, chef d’équipe, (generale) facteur: é aquele que é responsável por um sítio (rancho) ou fazenda.

Espanhol: capataz, (fem.) capataza(ou el capataz; la capataz) caporal; mayoral
supervisor; encargado. Pessoa que se encarrega da lavoura (labranza) no campo e da administração das fazendas (haciendas). 

Alemão - erzeuger, schaffner, gutsverwalter, schöpfer, urheber, faktor, umstand, meier, moment, vorarbeiter, aufseher, werkmeister, polier, rottenführer, bahnmeister

Inglês -bailiff,farmer;maker,creator;factor,foreman, foreperson, captain,gaffer, ganger, overman, overseer; taskmaster; keeper




Compete aos interessados na matéria fazer a crítica da crônica, pela salutar compreensão de uma historiografia que urge ser completada para entendimento das gerações futuras. 

Sem comentários: