terça-feira, 18 de abril de 2023

AS DUAS PRIMEIRAS ESCOLAS ESTADUAIS DO BAIRRO JARDIM SÃO LUIZ/SP: Colocando os pingos nos “is”!

Foi colocado um painel na entrada da secretaria da escola Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, situada à Rua Geraldo Fraga de Oliveira, dando a entender que o Grupo Escolar Jardim São Luiz passou a denominar-se “Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva”.

 


A ESCOLA LUIZ GONZAGA PINTO E SILVA NÃO FOI O "GRUPO ESCOLAR JARDIM SÃO LUIZ", MAS SIM A ESCOLA EURICO GASPAR DUTRA!!!

A primeira escola do bairro do Jardim São Luiz chamava-se GRUPO ESCOLAR JARDIM SÃO LUIZ que hoje é a Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra e não a Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva que não tem relação alguma com a antiga escola de madeira chamada GRUPO ESCOLAR JARDIM SÃO LUIZ.

O primeiro GRUPO ESCOLAR JARDIM SÃO LUIZ dos anos de 1950, galpões de madeira construídos sobre pilastras de tijolos, foi demolido na década de 1960, sendo reconstruídos outros barracões de madeira que foram feitos depois dos primeiros.


Essa segunda reforma de madeira é que recebeu o nome Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra em lugar da antiga denominação de Grupo Escolar Jardim São Luiz

No início da década de 1960, no governo estadual do professor Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto, foi construída a escola que hoje se chama Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, situada na Rua Geraldo Fraga de Oliveira, no Jardim São Luiz.

Em 1962, o prédio da nova Escola Estadual (Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva) foi concluído e os alunos que estavam no Grupo Escolar Jardim São Luiz, que era de madeira, foram remanejados no meio do ano, passando para essa escola ainda sem nome, para o governo estadual derrubar os antigos galpões e construírem novos, mas ainda de madeira, mas já denominada Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra, que por volta de 1985 foi demolida e construída de alvenaria!

 


OBSERVAÇÃO: Não adianta irem nas secretarias dessas escolas, ou na secretaria da educação da Praça da República, ou nas delegacias de ensino, porque já fiz isso, e eles sabem pouco ou quase nada dessas escolas citadas!!!

 Essas escolas (e outras tantas) não possui o histórico da escola, não é o histórico de alunos, nem do patrono, e sim a “HISTÓRIA DA ESCOLA”!

 

(Veja as fotos "agrupadas" do "grupo" clique nelas para ampliar)

Sem comentários: