Comemoração do dia do Padroeiro: Hoje, 21 de junho!
O bairro Jardim São Luiz não possuía paróquia e sim uma capela, e as provisões religiosas vinham do Capão Redondo, pertencente, à época, à Arquidiocese de São Paulo. Nesta época, a administração religiosa do Jardim São Luiz estava subordinada ao Capão Redondo, região localizada nas imediações da Estrada de Itapecerica da Serra.
Em 16 de junho de 1957 a primeira missa campal no Jardim São Luiz foi presidida pelo padre Germano Jutter. Durante a missa, o padre recebeu a imagem de São Luiz Gonzaga. Essa imagem fora emprestada pelo Seminário Verbo Divino, da Chácara Santo Antônio.
A capela provisória recebeu o andor que continha a imagem de São Luiz Gonzaga, ornado para acolher todo o povo do local e dos arrabaldes. Nos festejos participou até uma das mais tradicionais bandas de Santo Amaro, a Corporação Musical de Santo Amaro, com “uma alvorada de fogos de estouro”. Consta em ata lavrada pelos membros de comissão:
“A imagem de São Luiz foi comprada à prestação no valor de um mil e trezentos cruzeiros, sendo quinhentos cruzeiros de entrada e o restante em pequenas prestações mensais de trezentos cruzeiros (acesso ao livro de atas da Igreja São Luiz Gonzaga)”.
Na ata de 10 de dezembro de 1957 consta: “comissão pró construção da Paróquia São Luiz Gonzaga, bairro do Jardim São Luiz em Santo Amaro, Paróquia Capão Redondo, sendo ofertados pela população tijolos para erguer as primeiras paredes”.
As missas na capela provisória eram mensais e os fiéis dependiam de um padre que sempre viria do Capão Redondo.
Providências foram feitas pela Comissão criando a “Campanha para a construção da Igreja de São Luiz Gonzaga”.
]Na ata do dia 21 de agosto de 1958 constava o pedido para se demolir a capela provisória.
Em 1959, a comunidade, a comissão e a Sociedade Paulistana de Terrenos, que loteou o bairro São Luiz, prontificaram-se arrumar a escadaria da igreja para facilitar o acesso dos moradores e paroquianos.
A igreja firmava-se como condição prioritária no desenvolvimento do bairro e os padres Joel Ivo Catapan, do Seminário Verbo Divino, na Chácara Santo Antônio e Fabiano S. Cochel da Paróquia Capão Redondo assumiram a causa apoiados por uma comissão bem estruturada.
Em 1960 o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Paulo Rolim Loureiro, comunicava que a igreja do Jardim São Luiz seria elevada à categoria de paróquia.
A partir de 1964 à frente da Paróquia São Luiz Gonzaga assumiu o padre Edmundo da Mata, que se familiarizou com o bairro em desenvolvimento.
A Paróquia São Luiz Gonzaga, que possui atualmente construção civil de porte, iniciada por comissão de paroquianos no final de década de 70, pertence hoje à Diocese de Campo Limpo, que foi constituída em 1989, sendo seu primeiro bispo Dom Emílio Pignolli e atualmente, o bispo é Dom Luís Antônio Guedes.
O patrono da juventude, São Luiz Gonzaga, comemorado em 21 de junho, teve a data de sua celebração oficializada pela Câmara Municipal de São Paulo, em 10 de junho de 1997, por iniciativa do vereador por São Paulo e médico, doutor Mário Dias.
A partir de 3 de julho de 2022 assumirá as funções sacerdotais da Paróquia São Luiz Gonzaga o padre Luciano Borges Basílio em substituição ao padre Edmundo da Mata, a quem a comunidade em geral sempre teve grande apreço, por tudo que representou como sacerdote e assumindo os interesses do bairro Jardim São Luiz!
Obrigado
padre Edmundo da Mata e parabéns
São Luiz Gonzaga neste 21 de junho!
Sem comentários:
Enviar um comentário