quinta-feira, 21 de outubro de 2021

MISSÃO DO JARDIM SÃO LUIZ/SP PARA O BRASIL E EXTERIOR: Irmã Martha Magdalena de Castro

RECORDAÇÃO DE VIDA (crônica original de 17 de agosto de 2015)

Irmã Martha Magdalena de Castro 25 anos de Consagração Religiosa


Irmã Martha Magdalena de Castro nasceu em 12 de Outubro em Dores do Turvo, Minas Gerais, filha de João Carlos de Castro e Auziria Rosa de Paula (in memorian), sendo seus irmãos, Antônio Carlos (in memorian), Dalva Mercês, Rita de Cássia e Maria das Neves.

 Nasceu em uma família profundamente cristã e desde os 14 anos sentiu-se chamada à vida religiosa. Colaborou durante 30 anos como catequista na Paróquia São Luís Gonzaga, Bairro Jardim São Luiz, em São Paulo, onde esteve sempre inserida na comunidade e trabalhando silenciosamente em nome de Nosso Jesus Cristo.

Em 1986 conheceu a irmã Kimico Imada e Irmã Clélia, que tiveram participação efetiva na paróquia São Luís Gonzaga. Irmã Kimico vendo sua dedicação convidou-a para integrar-se como irmã do Instituto Jesus Maria José, sito à Rua São José, 501,Santo Amaro, São Paulo, onde se sentiu acolhida nesta comunidade pelas irmãs Alice Cintra (in memorian) Isaura e a superiora Geral Margarida Rossi a qual até hoje tem um grande carinho e admiração por sua pessoa. Tornou-se vocacionada das irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus.

 Emitiu seus primeiros votos em Franca, São Paulo, em 02 de fevereiro de 1990 e seus votos perpétuos em 20 de janeiro de 1996 em São Paulo na Paróquia São Luís Gonzaga.

 Em 1990 foi para a missão na Bolívia, depois para Iturama de 1994 a 1996 no Triângulo Mineiro, partindo para Portugal em 1996. No ano seguinte foi para Angola, África sendo que neste mesmo ano de 1997 foi para Moçambique, também na África, onde permaneceu até o ano de 2001, ano em que retornou para Portugal onde permaneceu até 2006.

 Colaborou no Lar Escola Santo Antônio Internato de Meninos, onde se sentiu muito feliz e realizada nesta missão tão preferida de Madre Rita Lopes de Almeida, precursora da congregação das Irmãs Jesus Maria José que usava o lema:

“Se preciso fosse percorreria o mundo inteiro para salvar uma só alma”.

De 2007 esteve na cidade de São Simão, perto de Ribeirão Preto, no educandário São José, junto às crianças e adolescentes. No ano de 2008, parte em nova missão desta vez ao Paraguai, mesmo sendo por um período curto foi muito frutífero onde se dedicava as visitas às famílias e a presença junto à comunidade da Igreja, deixando sua marca de caridade, onde sempre é recordada com muito carinho pelo povo local.

 Novamente retornou à Bolívia em 2009 em mais uma missão em comunidades religiosas, onde se dedicava intensamente aos cuidados das irmãs, sempre sendo uma presença alegre e companheira de todas e de grande exemplo de oração e vida fraterna permanecendo até 2015. Há de recordar-se que estando fora do Brasil comemorou seu jubileu de 25 anos de consagração religiosa em 2 de fevereiro de 2015.

Em 15 de Agosto de 2015 foi realizado na Capela do Colégio Jesus Maria José, na Avenida Adolfo Pinheiro, 893, Santo Amaro, São Paulo, missa solene em homenagem a consagração de Irmã Martha Magdalena de Castro, após regressar da Bolívia, pelo pároco Rogério Cataldo Bhering responsável pela Catedral de Santo Amaro.

Irmã Martha trabalhou em Aparecida, São Paulo, na comunidade de formação das noviças.

Felicitações de todos os jardinenses e de outros recantos pela escolha de servir a Nosso Senhor Jesus Cristo, nesta missão missionária que sem dúvida o fardo se torna leve, pois Irmã Martha tem o reconhecimento de grande missionária, vivendo intensamente sua consagração numa vida simples, desprendida, alegre, disponível e de muita doação a Igreja e ao Instituto Jesus Maria José espalhado pelo território brasileiro e por várias partes do mundo.








A COMUNIDADE JARDINENSE PRESENTE AO EVENTO



Sem comentários: