quinta-feira, 3 de março de 2011

SANTO AMARO, COBIÇA DE INTERESSES POLÍTICOS!

PESQUISAS SAINDO DA CATEDRA: SANTO AMARO(SP)

Pesquisar a região de Santo Amaro depende de imaginação e transpiração. Temos dois projetos em andamento referentes a historiografia local; um mais antigo que ousamos denominar “A Fotografia Como Concepção Histórica” e o outro mais recente que ousadamente denominamos “Revelando Santo Amaro”. É um trabalho árduo, como toda pesquisa de historiografia, que se amplia para a arqueologia, pois houve colaboração com o setor do metrô, linha 5, lilás, que ligará o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro(SP), até a Chácara Klabin, para indicar locais onde a história foi soterrada pelo “progresso” anterior. Existe uma urdidura onde a pluralidade disciplinar completa-se com a somatória de vários campos de pesquisa. Há um acervo amplo de fotos de Guilherme Gaensly, colaborando com “The São Paulo Tramway, Light and Power, Company Limited” a empresa que monopolizou o sistema de transporte e iluminação elétrica em São Paulo.

Santo Amaro foi município independente de São Paulo até 1935, quando foram anexados os seus 640 quilometros quadrados, pois o local possuía “o maior centro industrial”, as represas de geração de energia estavam mais perto do porto de Santos para escoamento por ferrovias a produção paulista, além de ser o local para construção do Aeroporto da cidade, enfim, Santo Amaro foi cobiçado pelos interesses políticos de então, e, além disso, foi "Companhia Isolada do Exército de Santo Amaro",à força avançada da Revolução de 1932 para deter e proteger a Serra do Mar das forças de Getúlio Vargas, motivo este que foi o “estopim da anexação” após o término do conflito, daquilo que sempre o poder quis possuir, as riquezas da região, para manipular seus interesses, completado pela intervenção federal de Armando Salles Oliveira.

Santo Amaro tem uma historiografia “escondida nas caixas de sapatos de muitas famílias santamarenses”, não uso a palavra resgate, pois não há um penhor, um valor financeiro nisso tudo, mas um valor autêntico de preservação de raízes. O Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico foi o ápice, o marco, deste trabalho, depois de muito esforço de poucos abnegados que conseguiram retornar o referido monumento que estava no Jardim América para a Capela do Socorro, ausente desde 1985, foi reinaugurado e formalizado pelo poder em 19 de dezembro de 2010. Santo Amaro, com todo respeito à capital paulista, não era somente o Largo da Bola, até o final do século 19, ou depois o Largo 13 de Maio; Santo Amaro é a outra metade dos 1500 quilometros quadrados da Megalópole São Paulo do século 21!!!

As academias em suas teses de mestrado e doutorado deveriam incentivar e interessar-se por este nicho histórico ao invés de formarem doutores apenas “em pesquisas de bibliotecas”!!!

1 comentário:

Fábio Alexandrelli disse...

Boa Tarde,Carlos
Os Políticos sempre tentando levar vantagens.Super Abraço e Parabéns pelo Trabalho.Eu tô por aqui:http://loucurasdoalex.web49.f1.k8.com.br/