A Casa nº 1 da cidade de São Paulo vizinha ao Beco do Pinto e o Solar da Marquesa de Santos, situada à Rua Roberto Simonsen, hoje sendo a casa número 136-B, sendo ocupada atualmente pela Casa da Imagem é uma referência antiga do local. A Cidade de São Paulo até fins do século 19 era construída de taipa de pilão e a referida casa pertencia ao sertanista Francisco Dias Velho (1622-1687), natural da Capitania de São Vicente, que repassou ao capitão Gaspar Godoy Moreira (1635-1693).
Consta que em 1855 o local foi ocupado pelo colégio Ateneu Paulistano e, depois vendida o santamarense, Major Benedito Antônio da Silva, que fez a construção em alvenaria, com três pavimentos, por volta de 1880.
Quem era o Major Benedito Antônio da Silva
Benedito Antônio da Silva era de tradicional família paulistana, e filho do sargento-mor comandante José da Silva de Carvalho, que foi confirmado por carta real como comandante da Vila de Santo Amaro, homem abastado, grande proprietário de terras.
José da Silva Carvalho foi casado em 1792 em Santo Amaro com Anna Joaquina de Oliveira filha de Thomaz Francisco da Silva e de Joanna de Oliveira Prestes. Contraiu segunda núpcia com Maria Josefa da Anunciação de Oliveira tendo os filhos José Manuel da Silva, barão de Tietê; Maria; Jesuína; Joaquina e Benedito Antonio da Silva.
A família foi de importantes empresários paulistas e construiu fortuna no transporte e comercialização de mercadorias durante o período colonial e imperial. O patriarca José da Silva Carvalho passou a empreiteiro de obras, construindo estradas para a província de São Paulo.
Posteriormente a família esteve entre os fundadores das primeiras ferrovias e bancos na província, muito destes empreendimentos foram em sociedade com a família Silva Prado.
Possuíam uma das maiores fortunas do fim do Brasil Imperial. Esteve entre os fundadores das seguintes companhias Brasileiras:
Banco da Lavoura, Companhia Docas de Santos, Companhia de Águas e Esgotos da Cantareira, Companhia de Águas São Lourenço, a ferrovia da Companhia Rio-Clarense, entre outras. Foi proprietário da histórica Chácara do Capão em São Paulo, terras em que hoje se encontra a Avenida Paulista e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.
O major Benedito Antônio da Silva tornou-se herdeiro de terras em Santo Amaro, no último quarto do século 19, sendo vizinho de Francisco Antônio das Chagas e de dona Maria Angélica de Morais, pais de Paulo Francisco Emílio de Salles,(ou Sales), o poeta Paulo Eiró, ambos citado pelo historiador Edmundo Zenha, no Livro “A Vila de Santo Amaro”:
“Se Paulo Eiró, em 1860, se propusesse um giro pela urbe natal, não necessitaria de muito tempo para completar o passeio. A chácara de seu pai ficava afastada da vila, a pouca distancia porém. A velha casa foi demolida poucos anos faz. O terreno desmembrou-se em diversas parcelas. A propriedade fora adquirida por Chagas em leilão judicial, no inventário de Felícia Maria da Anunciação, que correu pelo 1º Ofício de Órfãos. Levado pelo defeituoso regulamento da Lei 601, de 1850, deu Chagas a registro, na Paróquia, o terreno, quando a isto não estava obrigado.
Ficamos sabendo, então, que a chácara dividia com Benedito Antonio da Silva, herdeiro do Sargento-mor José da Silva Carvalho; com Joaquim Rodrigues Machado; com Inácio de Borba; o Jacu, tropeiro de profissão, e com terras de domínio público, que eram as da chácara do Nardi, mais tarde denominada de chácara do Liberato”.
Quando o Barão do Tietê faleceu em 1877 possuía uma fortuna de 806:047$183 réis em imóveis, mais participação acionária em diversas empresas. Entre os imóveis estavam o Palacete do Tietê, localizado na rua Direita e uma grande fazenda na região do atual município de Diadema.
O major Benedito Antônio da Silva, teria uma fortuna diversas vezes superior a do Barão do Tietê, Apenas a participação em uma de suas empresas passaria de 500:000$000 réis, no ano de sua morte deixou somente em imóveis 1.500:000$000 réis.
REFERÊNCIAS:
https://www.geni.com/people/Ana-Joaquina-de-Oliveira-e-Silva/4630945742230029895
https://www.geni.com/people/Benedito-Antonio-da-Silva/6000000031024278568
https://www.sescsp.org.br/editorial/mais-de-cem/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Manuel_da_Silva
https://www.geni.com/people/Jos%C3%A9-Manuel-da-Silva-bar%C3%A3o-de-Tiet%C3%AA/4628483425120071737
https://www.geni.com/people/Maria-Josefa-da-Anuncia%C3%A7%C3%A3o-de-Oliveira/6000000031024325591



