terça-feira, 12 de agosto de 2025

Cidade de Cananéia/SP: Homenageada em 12 de Agosto

 Cidade de Cananéia/SP

Em 1531, Portugal enviou mais uma expedição, sob o comando de Martim Afonso de Sousa, que chegou em Marataiama (antigo nome de Cananéia registrado no diário de navegação da expedição; Mara = mar e Tayama = terra).
Devido à falta de documentos consistentes que comprovem a data de 1531, fica estabelecida a controvérsia sobre qual seria a cidade mais antiga do Brasil: Cananéia ou São Vicente
Debates acalorados continuam a acontecer sem a confirmação do que tantos historiadores procuram!
Cananéia, assim é considerada a segunda cidade fundada no Brasil, constando a diferença de fundação como sendo São Vicente em 22 de janeiro de 1532 e Cananéia 12 de agosto do mesmo ano.
A região de Cananéia era o limite sul das terras portuguesas pelo Tratado de Tordesilhas, firmado em 1494, que delimitava o fim das posses lusitanas e tudo o que havia mais a sul eram terras espanholas.
A fundação da cidade está ligada ao bacharel português conhecido por mestre Cosme Fernandes, desterrado por questões políticas e religiosas.
De acordo com o livro dos Degredos, o destino do Bacharel foi a Ilha de Cananéia, na época conhecida por Ilha do Meio, uma mistura de realidade e lenda.
Os índios tupiniquins encantados com a embarcação que trouxe Bacharel chamaram-na de Mutapapaba, que significa coisa maravilhosa.
A índia Caniné, filha do chefe Ariró, apaixonou-se pelo Bacharel unindo-se a ele. A ilha recebeu o nome da índia, chamando-se Caniné, mais tarde Caninéa e finalmente Cananéia. Ainda há a versão pela origem à palavra tupi kanindé ou kaniné, uma espécie de arara da região, alterado tanto para "Cananéia" quanto para "Cananor".
O primeiro nome de Cananéia oficializado foi adotado a partir de 13 de julho de 1600, era Vila de São João Batista de Cananéia.
A localidade desenvolveu reparos às caravelas, sendo utilizado como porto natural, onde se desenvolveu a construção naval.
Por volta de 1770, Cananéia possuía mais de 15 estaleiros e mais de duzentas embarcações produzidas. Entre o final do século XVIII e começo do século XIX tal atividade entrou em ligeira decadência pelo avanço de extração de madeira destinada à exportação, desenvolvendo somente à pesca . Foi elevada à categoria de cidade em 1892, tendo a comarca criada a 20 de setembro deste ano e passando a ter a atual designação em 1905.
Cananéia possui três feriados municipais e oito feriados nacionais, além dos pontos facultativos. Os feriados municipais são: o dia de São João Batista, em 24 de junho; o dia do aniversário de fundação, em 12 de agosto; e o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, em 15 de agosto. Fotos gerais