Fiquei pensando no termo “Nazireu” que tem o sentido de consagrado, da palavra hebraica nazir, e Jesus foi consagrado no Templo.
Esqueci por um momento isso, e depois fiquei pensando o que foi esse momento para Jesus e porque ele era tão despojado de tudo e comecei a procurar sobre a sua vestimenta.
Hoje vejo tanta pompa no modo de mostrar-se de alguns religiosos que fico só imaginando o que Deus diria desse apogeu, pois a roupa de Jesus não era uma “batina”, mas muito superior, era a força de sua consagração a Deus, era o conjunto de um todo, uma “túnica” de Deus em andanças na Terra.
As vestes de Jesus, um pano de linho branco, sem a pompa das vestimentas coloridas usadas pelos sacerdotes do Templo de Israel!!!
As vestes de Jesus eram comuns aos homens do deserto, branca, simples, apenas cobertura normal do corpo, mas de um poder divino!
Não há informação sobre Jesus ter usado uma caftan, dos homens típicos do deserto, mas a Bíblia menciona que ele usava um manto, chamado himation em grego, que era uma versão mais antiga do talit judeu.
O himation quando usado por homens era colocado sobre o ombro esquerdo e enrolado em volta do resto do corpo, exceto no braço direito.
O judeu Jesus cumpria ortodoxamente a Torá. Ele usava diariamente. Um relato interessante que existe na bíblia é o momento em que no meio da multidão, uma mulher tocou em suas vestes. Lc.8:44:
“Chegando por detrás dele, tocou a orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue”.
Ela disse: “Se eu tocar no Tzitzit do Talit de Jesus, ficarei curada”.
Ela não somente disse que seria curada se tocasse nas vestes do hebreu Jesus, mas de fato ela tocou e foi curada. Ela estava tocando simultaneamente na Autoridade de Jesus a quem foi dado todo o poder , que estava literalmente vestido com a Palavra de Deus, pois o Tzitzit representava os mandamentos . E houve liberação de poder , ela agiu pela fé !
Tsitsit serve ao propósito de lembrar ao homem as suas obrigações Divinas (os 613 preceitos da Torá) e protegê-lo de cair vítima dos atos pecaminosos relacionados com os órgãos mencionados. A visão atenta dos tsitsit serve como lembrete que conduz a uma observância consistente da Torá ("e o vereis e lembrareis… e os cumprireis").
Os tsitsit devem, portanto, ser usados em peças de roupa regulares (quadradas, de quatro pontas) e não devem ser restritos ao talit (xale de orações) usado somente na hora das preces.
Era uma vestimenta de grande valor:
Tendo, pois, os soldados crucificados a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte, e a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. (João 19:23)
Era uma vestimenta simples,
mas muito sagrada!!!