sábado, 4 de setembro de 2021

A Fundição Electroalloy Indústria e Comércio de Aço Ltda, no bairro Jardim São Luiz/SP

Implantação de base, Electroalloy Indústria e Comércio de Aço Ltda

Uma empresa se destacava a partir de 1965, na antiga Avenida São Luiz, no Bairro Jardim São Luiz, hoje a atual Avenida Maria Coelho Aguiar, número 298, proveniente do bairro da Moóca. Com a expansão e a implantação dos primeiros veículos dentro do Plano de Metas do Governo Juscelino Kubitschek na segunda metade da década de 1950 as empresas do ramo de fundidos tiveram primordial participação neste setor para abastecer as indústrias automobilísticas que se implantaram no país, com ênfase a alemã Mercedes Benz e a americana Ford.

A área de abrangência da Empresa Electroalloy era de aproximadamente de 3 mil metros quadrados, que era provido no seu quadro de funcionários operários especializados em peças fundidas , um setor de usinagem com máquinas operatrizes do maior grau de eficiência no setor de usinagem e um quadro administrativo de boa experiência perfazendo quase 400 pessoas deste importante segmento da indústria.

À época estava à frente da gerência administrativa da empresa Isaqueo Fernandes quando também a empresa patrocinava o piloto Keniti Yoshimoto em competições de Autódromo de Interlagos. A empresa  detinha a produção da liga inoxidável Nitronic 50 com direitos adquiridos da marca da Armco Co. dos EUA, produto empregado na produção industrial, em   extração   e processamento  de  óleo  e  gás,  papel  e  celulose,  têxtil,  química  e  naval.    .

A empresa Electroalloy, permaneceu no bairro Jardim São Luiz até a década de 1980, devido estar próxima ao Centro Empresarial de São Paulo que foi edificado na segunda metade da década de 1970, e sendo considerada como atividade insalubre foi autuada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo, CETESP, a empresa mudou-se para a cidade de Nova Odessa, alterando sua razão social. Em seu lugar  surgiu o Hiper Sacolão São Luís que comercializava, verduras, frutas, legumes, carnes, peixes, enfim uma gama enorme de produtos a população do bairro e adjacências. Hoje, nesse mesmo local está instalada a empresa de material reciclável, Los Alamos Comercial – Eireli.

LOCAL DOS ESCRITÓRIOS DA EMPRESA

ANTES
DEPOIS (FOTO DE 04-09-2021-ÚLTIMO RESQUÍCIO DA EMPRESA)



Sem comentários: