quinta-feira, 2 de setembro de 2021

A Fábrica de Bicicletas Monark S. A. em Chácara Santo Antônio, região de Santo Amaro.

MONARK, DA SUÉCIA PARA O BRASIL

Esta crônica constituí os tramites de como foi construída a planta de produção da empresa Bicicletas Monark e seus primeiros colaboradores da implantação da empresa em São Paulo. Não nos atemos nos modelos dos produtos produzidos, pois para isso há excelentes matérias sobre esse assunto.

A origem da Monark vem da pequena Aldeia de Hunnestad, perto de Varberg, no sul do Condado de Halland, na Suécia. Lá, um jovem de 25 anos, Birger Svensson, em 1908, começou através de uma pequena loja, onde a Monark originou-se, montando e vendendo bicicletas. Conforme o tempo foi passando a demanda foi crescendo e evoluiu para uma empresa de fabricação de peças para fabricação de bicicletas. 

Matriz da Monark. Crédito: ref. na imagem

Antes da Segunda Guerra Mundial, havia planos para a exportação para a Noruega, Finlândia e os países bálticos. Muitos destes planos foram alterados com a destruição de cidades inteiras e a dificuldade de reconstrução da Europa devido ao conflito bélico ocorrido pela Segunda Guerra Mundial.

Deste modo a matriz sueca da Monark optou por implantar  uma fábrica no Brasil em 1948 e outra planta na Colômbia em 1951.


PRESIDENTE DA MONARK STIG ANRING: JORNAL DO BROOKLIN 27 OUT A 02 NOV 1973

Assim nasceram a Fábrica de Bicicletas Monark S. A.[1] em São Paulo, no Brasil com gerência do sueco Stig Einar Anring e a Monark Columbia S. A., sendo o gerente de operações o engenheiro Ake Holmberg.

O Grupo Monark foi um dos primeiros participantes europeus no desenvolvimento industrial do Brasil com uma fábrica de montagem em instalações fabris alugadas no bairro Bela Vista, de peças de bicicletas importadas da Suécia, modelo conhecido como CKDCompletely Knock-Down ou Complete Knock-Down[2], conjuntos de partes criadas geralmente pela fábrica matriz ou pelo seu centro de produção para exportação e posterior montagem nos países receptores destes kits, geralmente fábricas menores ou com produção reduzida.


ANÚNCIO MONARK NO LARGO 13 DE MAIO, EM SANTO AMARO, SÃO PAULO

 Em 1952 foi construída sua própria fábrica também em São Paulo, à Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, 782 e Rua Antônio de Oliveira no bairro da Chácara Santo Antônio, região de Santo Amaro. 


PLANTA INDUSTRIAL EM SÃO PAULO


MONARK: ANTES E HOJE!!!

O início da produção na América do Sul também afetou as operações em Varberg, na Suécia, pois aumentou a produção para abastecer as novas fábricas com equipamentos e peças inteiras ou semifabricadas. A compra de tubos era feita pelo departamento da Suécia. As primeiras peças foram fabricadas já acabadas e embaladas para não sofrer danos durante o longo transporte marítimo. Algumas máquinas, equipamentos e produtos semiacabados passaram a ser exportados para o Brasil, desembarcados no porto de Santos e transportadas por rodovia para iniciar a montagem na fábrica de São Paulo.

 IMPLANTAÇÃO DAS ATIVIDADES FABRIS

O “staff”[3] da empresa era todo sueco para implantar o projeto inicial, com nomes que fizeram parte dessa história como Erik Gustafsson, Folke Carlsson, Jonh Erik “Jonne” Andersson transferidos para o departamento de exportação.

O investimento inicial para construção da fábrica foi financiado principalmente com empréstimos suecos. A produção anual em 1952 era de 35.000 bicicletas, aumentando para 60.000 no ano seguinte.

Nas instalações da fábrica em São Paulo, havia treze grandes galpões de produção conectados, adaptados para todos os conjuntos de montagem, organizados de forma que a produção fosse desenvolvida com planejamento eficiente. A soldagem do quadro era feita em correias transportadoras, sendo os quadros lixados e preparados para pintura pelo processo  eletrostático, sendo as peças pintadas por spray.  

 DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS: MOTOCICLETAS

A Monark sueca desde 1927 possuía uma linha de motocicletas de 250 a ou 600 cilindradas, inclusive durante a Segunda Guerra, na década de 1940 e depois optou para produzir motos, com motores de próximo de 100 cilindradas. No Brasil optou por um modelo prático e de custo acessível, pois as motocicletas eram importadas e evidentemente caras.  A primeira motocicleta fabricada no Brasil foi montada em 1951, pela Monark, com motor inglês BSA de 125 cilindradas. Depois a fábrica lançou modelos maiores e um ciclomotor, nomeada por Monareta, equipado com motor NSU alemão. A Monark depois firmou compromisso com a empresa fabricante das motocicletas JAWA[4] ganhando os direitos de distribuição, com modelo comercializado na década de 1950, com baixa cilindrada foram produzidas no Brasil, mercado à época ainda incipiente nesse ramo.

GRANDE PRODUÇÃO INTERNA

Deste modo a cidade de São Paulo na década de 1950 assumia para si a condição de industrial, e a Monark absorvia uma diversificada mão de obra que se deslocava do interior com trabalhadores imigrantes vindos de toda parte do mundo, como  japoneses, alemães, romenos, poloneses e italianos e brasileiros  que assumiram a responsabilidade de cooperação para a produção de bicicletas no Brasil. A força de trabalho em 1953 era de cerca de 600 funcionários.

Em 1958 a empresa já empregava 1450 funcionários em uma área efetiva de 26.000 metros quadrados. Com capacidade para produzir 14.000 bicicletas, 400 motocicletas e 500 ciclomotores por mês, gerenciada em  São Paulo pelo administrador sueco Stig Einar Anring. Assim como na manufatura sueca, a maioria dos componentes das bicicletas à época já eram produzidas na fábrica de São Paulo.

A fábrica no Brasil funcionou até 1979, quando foi repassada para consolidar as operações na Suécia através de ações entre a Monark AB (sueca)[5] e a Dyon BV (holandesa), com representação no Brasil pelas Bicicletas Monark S.A. e Monark Comércio de Máquinas e Administração Ltda, sendo seus gerentes à época Stig Einar Anring e Inge Ljunggrenn.

Em 2008 a sede da empresa transferiu sua sede para a cidade de Indaiatuba, São Paulo, à rua Francisco Lanzi Tancler, 130 - Distrito Industrial Domingos Giomi, SP, para onde foram destinadas suas atividades industriais.

RESQUÍCIOS DE UM PASSADO: MONARK/SÃO PAULO











 

Referência:

Material disponibilizado por Angel Maria Beñarán Ariztela, espanhol, técnico de projetos à época da implantação da Monark, que nos disponibilizou preciosas informações, além de contato por e-mail para que pudéssemos desenvolver esta crônica.

 

Links disponibilizados para ampliar o leque de informações a respeito da empresa Monark:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Monark

https://www.facebook.com/pg/MuseudaBicicletaCP/photos/

https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/46368/CHARLY%20CALDEIRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

https://monaretas.wordpress.com/2017/05/06/monark-crescent-mixte/

https://sites.google.com/site/tudodeumpoucomotos/a-historia-da-motos/historia-das-motocicletas-no-bra

https://engrenarjr.com.br/blog/historia-da-motocicleta

https://www.facebook.com/307265619672340/posts/a-monark-produziu-no-brasil-a-motocicleta-chamada-centrum-que-tinha-um-motor-bsa/1156350164763877/

https://monaretas.wordpress.com/2017/05/09/a-monark-das-motos/

https://monaretas.wordpress.com/2017/05/20/ciclomotores-monark-crescent-suecos/

https://autoesporte.globo.com/motos/noticia/2017/08/mahindra-compra-fabricantes-de-motocicletas-jawa-e-bsa.ghtml

http://www.escoladebicicleta.com.br/historiabicicletaBrasilA.html

História do Monark (original sueco) https://www.cykelaffaren.se/page/monark



[1] Em documento pesquisado (fonte de artigo sueco) não consta que a empresa iniciou suas atividades com a referência Monark Indústria e Comércio Ltda, nem como Monark Comércio de Máquinas e Administração Ltda, detentora da Monark Sul exportadora Ltda, como às vezes mencionadas em artigos de terceiros, referências posteriores ao fato histórico, esta última como parte da Dyon Veículos Ltda.

[3] Staff é um termo inglês que significa "pessoal", no sentido de equipe ou funcionários. O termo é utilizado para designar as pessoas que pertencem ao grupo de trabalho de uma organização particular.

[4] Jawa, empresa fundada em 1929 em Praga, antiga Tchecoslováquia.

[5] Sede: 13 Hallands län S-432 82 Varberg, TARIC: nº 8963(Pauta Integrada das Comunidades Europeias) - Referência anterior: Monark Crescent / Nova referência: Cycleurope Sverige AB

 (https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2003:092:0005:0005:PT:PDF )

 

 

 

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