A ferrovia da Vila de Santo Amaro
O primeiro projeto de transportes de
passageiros e cargas de Santo Amaro coube ao Tenente Coronel Paulo Delfino da
Fonseca, que recebeu a concessão para construção em 1873. Obteve autorização do
Governo Provincial, pelo espaço de 70 anos, para construir, uma linha férrea.
mas o projeto não vingou, por falta de recursos.
O empreendedor da empreitada
Georg Albrecht Hermann Kuhlmann nasceu em
Bremenhaven, Alemanha, em 31 de julho de 1845. Vindo ao Brasil por incentivo do
Império naturalizou-se brasileiro, formando-se engenheiro na Escola Politécnica
do Rio de Janeiro. Trabalhou para o império em 1877 no planejamento urbano da
Vila de São Bernardo. Em 1879 mudou-se para São Paulo, onde de 1883 a 1886
construiu a primeira estrada de ferro paulistana, ligando São Paulo a Vila de
Santo Amaro, inaugurada em 14 de março de 1886, com 19,1 quilômetros,
presumivelmente indo do Largo 13 de Maio, embora contestem que os mesmos
paravam (para cargas) na Praça Santa Cruz, em Santo Amaro até a Liberdade
usando locomotivas a vapor da empresa, os “Tramlok Krauss” importados da
Alemanha.
Essas locomotivas Krauss, conhecidas também
como Kastenloks, iniciaram a Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo
Amaro, usada para suprir a capital com produtos agrícolas e carvão vegetal.
Santo Amaro possuía empreendimentos assumidos
pelo empresariado local, muito antes do desenvolvimento industrial da segunda
metade do século XX, ampliava a rede de fornecimento para São Paulo, que era
abastecida com carvão para movimentar equipamentos industriais de máquinas a
vapor da Capital.
Alberto Kuhlmann observando todo esse
potencial resolveu construir a primeira linha férrea unindo São Paulo a Santo
Amaro, até então um município (1832-1935) com locomotivas Krauss, BN2. Assumiu
o compromisso, em 1883 depositou caução de 5:000$000, para construir a Cia.
Carris de Ferro de Santo Amaro na assinatura de garantias do contrato, com
participação de recursos privados de investidores locais na ordem de 300.000
réis, sem intermediários, pois a ferrovia atrairia maiores dividendos para a
região.
Esses trens a vapor ligavam o Largo 13 de
Maio, em Santo Amaro à Liberdade, próximo ao Vale do Itororó no antigo
matadouro de São Paulo (próximo a atual Rua Humaitá). Na Vila Clementino, na
região da Vila Mariana, implantou-se um novo matadouro idealizado também por
Alberto Kuhlmann, o mesmo engenheiro que tinha o monopólio de controle sobre a
linha da “Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro”. Os trens a
vapor Krauss, iniciou oficialmente suas atividades em 14 de março de 1886, com
a presença do Conselheiro João Alfredo, presidente da Província de São Paulo.
A Cia. Carris de Ferro de Santo Amaro de 1886 a
1900, foi adquirida pela The São Paulo Tramway Light and Power Co. Ltd. pelo
preço de 155:000$000, sendo a escritura lavrada em definitivo em dezembro de
1902, em liquidação de seus bens foi arrematado em leilão pela The São Paulo
Tramway Light and Power, que continuou explorando-a até 1913, quando a
substituiu pelo bonde.
Até 1910, esta linha circulou entre a
Liberdade e Santo Amaro em seus 19 quilômetros de extensão, tendo significativa importância para a região, pois transportava a produção agrícola de Santo Amaro
para abastecimento da cidade de São Paulo, além dos sitiantes “botinas
amarelas”. A Light and Power, empresa canadense sediada em Toronto, com
acionistas ingleses e norte-americanos, implantava o sistema eletrificado das
linhas de bonde em São Paulo, com a criação da The São Paulo Tramway, Light
& Power Co. Ltd. em 1899 para iniciar barragens e sistemas de energia
elétrica em São Paulo. A primeiro Hidrelétrica de São Paulo foi a Usina de
Parnaíba, Rio Tietê inaugurada em 23 de setembro de 1901 (depois denominada
Usina Hidrelétrica Edgard de Souza ou Barragem Edgard de Souza).
Kuhlmann na República do Brasil foi contratado
como engenheiro construtor da Sociedade Paulistana de Bondes de 1890-1892.
Em 1891 foi eleito deputado estadual pelo PRP
e participou da primeira Assembleia Constituinte Paulista na elaboração da
Constituição do Estado de São Paulo..
Em 05 de novembro de 1905 faleceu na Alemanha
em missão oficial do governo brasileiro com objetivo de fortalecer o
intercâmbio cultural teuto-brasileiro, e fazer propaganda do café paulista na
Alemanha.
(Imagens não creditadas em pesquisa)
Sem comentários:
Enviar um comentário