A primeira fabricante
de automóveis a montar automóveis no Brasil foi a empresa americana Ford Motor
Company.
A Ford foi a primeira
fabricante de automóveis a se estabelecer no Brasil. A diretoria da Ford Motor
Company aprovou a criação da filial brasileira no dia 24 de abril de 1919, com
o capital inicial de US$ 25.000.
Em 1º de maio, a
empresa iniciou a montagem do Modelo T em um galpão na Rua Florêncio de Abreu,
em São Paulo, com peças importadas, com 12 funcionários que montavam o Ford
modelo T, conhecido por Ford Bigode.
As peças vinham do
Estados Unidos que comumente era conhecido CKD, Completely Knock-Down ou
Complete Knock-Down.
Eram conjuntos de
partes de automóveis geralmente fabricados pela matriz de origem ou pelo seu
centro de produção para exportação e posterior montagem dos veículos nos países
receptores destes kits, geralmente fábricas menores ou com produção reduzida.
Os kits visavam o ganho
de escala das empresas, pois eram produzidos um maior número de peças neste
mesmo centro de produção; obtendo benefício fiscal de importação, uma vez que
os veículos eram montados no país de destino,(na época o Brasil) gerando
empregos, ao contrário dos veículos importados já montados; menores custos na
montadora de destino, já que são necessários pequenos investimentos para
desenvolvimento de fornecedores locais.
Acelerador: o bigode
O acelerador ainda não
era com o sistema de pedal, mas com uma alavanca junto ao volante, que formava
par com outra, para ajustar o avanço de ignição. As duas alavancas, opostas,
formavam a figura de um bigode. Quando se desejava obter potência para atingir
velocidade se abaixavam as duas alavancas, ao mesmo tempo, e o motor atingia
sua máxima potência. As alavancas abaixadas é que tinham, nessa posição, a
semelhança de um bigode.
Deste modo o Ford Modelo T passou a ser chamado, no Brasil, de Ford Bigode. Quando o nome pegou, os modelos fabricados no Brasil passaram a mostrar no ornamento do capô a figura de um bigode.
Deste modo o Ford Modelo T passou a ser chamado, no Brasil, de Ford Bigode. Quando o nome pegou, os modelos fabricados no Brasil passaram a mostrar no ornamento do capô a figura de um bigode.
(Erroneamente dizem que
era por causa de seus para-choques curvos lembrando um bigode antigo, caso improvável,
pois o veículo era desprovido de para-choques)
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