Chácara dos Fontoura ou Chácara Biacica - distrito Itaim Paulista, parte do Parque Itaim Biacica - Parque Várzeas do Tietê
Chácara dos Fontoura (também conhecida como Chácara Biacica). O casarão foi construído a partir da Capela de Nossa Senhora da Estrela do Biacica, erguida no século XVII. Itaim Paulista, São Paulo - SP, Brasil.
“A paragem de Biacica, até então devoluta e deshabitada, foi concedida por sesmaria em 1611, a Domingos de Góes, também sesmeiro, (…) terrenos estes que em 1621 já se achavam em poder dos frades carmelitanos de São Paulo, segundo declaração divulgada por essa ordem religiosa em 1869 (…).”
Originalmente, pertencia à antiga Fazenda da Biacica, onde está a Chácara dos Fontoura uma área 100 mil m², mantida pela Ordem de Nossa Senhora do Carmo, desde 1621.
O casarão era uma capela de taipa construída em 1682 e de características luso-brasileiras, com invocação de Nossa Senhora da Estrela de Biacica, construída no fim do século XVII. A imagem da padroeira foi transferida para a Capela de São Miguel nos primeiros anos do século XX.
A área onde estava a capela foi comprada por Levén Vampré. Aproveitando a capela como parte central da casa, foram acrescentados compartimentos laterais, além de uma grande varanda central. Vampré introduziu elementos artísticos de modo a valorizar a natureza sacra da antiga edificação, em um catolicismo de influência benéfica sobre os indígenas, primitivos habitantes da região.
Entre 1944 e 1968, foi habitada pela família Fontoura, associando seu nome á chácara. O CONPRESP reconheceu o valor cultural e ambiental da Chácara dos Fontoura.
O CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), reconheceu o valor cultural e ambiental da Chácara dos Fontoura através do tombamento em 1994, preocupação que Mário de Andrade já expressara em 1937, quando a visitou como técnico do IPHAN.
Fotos de 21 de setembro de 2025
Sem comentários:
Enviar um comentário