sexta-feira, 14 de março de 2025

O “Homem do Guarda Chuva” do Hospital Geriátrico de Convalescentes Dom Pedro 2º (JAÇANÃ/SP)

Endereço: Avenida Guapira, 2674, Jaçanã, São Paulo

Joaquim Gil Pinheiro nasceu em 24 de janeiro de 1855 na Freguesia de Alcaide, Fundão, Portugal. Filho legítimo de Domingos Gil Pinheiro e de Maria Eugénia da Silva, neto paterno de Francisco Gil e de Rosa Pinheiro, ambos naturais de Alcaide. Joaquim Gil Pinheiro, aos dezoito anos, era escrivão do Juiz Eleito da freguesia de Orca, profissão que abandonou, devido a doenças dos pais, para tomar conta, com um irmão de dezesseis anos, de uma loja de comércio que os pais possuíam no Alcaide.

Comendador Benemérito no Brasil

Chegou ao Brasil em 22 de julho de 1878, onde angariou fortuna como apicultor e fabricante de velas de cera. Como benemérito Gil Pinheiro auxiliou diversas instituições brasileiras, especialmente associações de beneficência e irmandades, como Beneficência Portuguesa,  pelo que lhe foi atribuído o Grau de Comendador e de que muito se orgulhava.

Para perpetuação da sua memória, após a morte, deixou a maior parte dos seus bens a instituições de caridade com a condição de colocarem, em lugares de destaque, o seu retrato a óleo, bustos seus, e até formulou o desejo das datas do seu nascimento e da sua morte serem consideradas dias feriados, com o seu nome. Eis o motivo do “Homem do Guarda Chuva” do Hospital Geriátrico de Convalescentes Dom Pedro 2º, em Jaçanã!












Ele próprio escreveu seu testamento em 28 de março de 1923. Era um homem extremamente religioso, filantrópico e muito vaidoso, com uma visão muito avançada para a sua época, em seu testamento ele propôs a criação de uma Fundação para o assistencialismo às pessoas carentes.

Tinha enorme gratidão pelo Brasil, viveu na cidade de São Paulo, e fixou também residência na cidade de M’Boy, atualmente denominada de Embu das Artes, no Estado de São Paulo. Faleceu em Coimbra em 28 de novembro de 1926, sendo transladado para o Brasil, no Cemitério São Paulo, na cidade de São Paulo.

Parte dessa história no link:

Joaquim Gil Pinheiro e a Doação à Prefeitura de São Paulo

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2015/07/joaquim-gil-pinheiro-e-doacao.html

Joaquim Gil Pinheiro, da Freguesia de Alcaide para Embu das Artes, São Paulo

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2014/07/joaquim-gil-pinheiro-da-freguesia-de.html

Sem comentários: