segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

José Wasth Rodrigues: O idealizador dos brasões de São Paulo, de Santo Amaro Paulistano e de um abade de Pirapora do Bom Jesus/SP

O Brasão da Cidade de São Paulo foi criado em 1916, durante o governo municipal de Washington Luís, através de um concurso para escolha do brasão, sendo vencedor o desenho feito por Guilherme de Almeida e José Wasth Rodrigues. O brasão de São Paulo teve algumas versões para o dito concurso até chegar em sua atual forma, sendo o do hodierno o que está em último representado abaixo, do lado inferior direito.


José Wasth Rodrigues fez outros, como idealizador pessoal, sem parceria, de brasões de várias cidades paulistas e pode-se incluir o brasão de Santo Amaro, de 1926.

Veja a crônica do brasão de Santo Amaro acessando o link:

Brasão de Santo Amaro/São Paulo

https://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2014/01/brasao-de-santo-amarosao-paulo.html


Quem encomendou os brasões e outros desenhos para José Wasth Rodrigues foi Afonso d'Escragnolle Taunay que era  professor da Escola Politécnica e assumiu o cargo de diretor comissionado no Museu Paulista, também chamado Museu do Ipiranga.

 José Wasth Rodrigues tem também um “pezinho” em Pirapora, pois Idealizou os azulejos do Brasão de Dom Alderico Lambrechts, Abade Titular da Abadia de São Miguel em Antuérpia e reitor do Seminário de Pirapora de 1920 a 1936 e que podem ser vistos ainda hoje nas dependências do antigo seminário da cidade de Pirapora/SP.


JOSÉ WASTH RODRIGUES E O SEMINÁRIO MENOR METROPOLITANO DE SÃO PAULO EM PIRAPORA DO BOM JESUS[1]

https://carlosfatorelli27013.blogspot.com/2016/08/jose-wasth-rodrigues-e-o-seminario.html

Sem comentários: